Perda do boot após atualizar o Kernel.

Iniciado por orreflc, 22 de Março de 2011, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

orreflc

Tem uma coisa estranha acontecendo e gostaria de reportá-la, afim de que as pessoas mais experientes possam analisar.
Há dificuldade em se instalar máquinas Linux em notebook HP DV5.
Durante a instalação habitual de um CD/DVD GNU/Linux (usei várias distros como testes), a tela fica totalmente escura. Percebe-se que os menus da instalação existem. Que a mídia rodou. Mas, a luminosidade do monitor é tão baixa, a ponto de não permite as escolhas dos menus. Esse é o X da questão: cadê o Servidor X?

Pesquisei nos fóruns e encontrei a indicação de utilizar "nomodeset" como opção de instalação.
Funcionou maravilhosamente; muito embora tenha sido casual a descoberta de que a tela só aparece quando se aperta "seta para à esquerda", após o boot do CD/DVD. Quem não descobriu o detalhe deve estar tentando ou mesmo desistido de instalar GNU/Linux.

A verdade é que o micro ficou redondinho usando a opção F6 com "nomodeset".  Animadíssimo, naveguei na internet como não faço em outros SOs, instalei máquinas virtuais experimentei distros, importei apliances, arquivos que estavam no backup... Uma beleza.  A distro que melhor rodou no meu hardware foi a Ubuntu 10.10, razão pela qual posto este informativo em fórum apropriado. A Fedora 14 instalou sem necessidade de opções adicionais. Porém, de que adianta tê-la instalada, se os hardwares e softwares fornecidos não funcionam adequadamente?  Ao menos esperamos que boa parte deles rodem sem problemas.  Não foi isso que aconteceu. Fiquei sem vídeo, plugins de filmes... Com o Ubuntu foi o contrário. Deu para rodar o Skype, ver filmes, ouvir músicas, rodar máquinas virtuais... Enfim, ficou bacana para usufruir a máquina, enquanto punha em prática; aos poucos; aqueles conhecimentos outros escondidos atrás do piscatório do Shell (entendam piscatório do Shell como purgatório, antes de entrar no céu). Essa é uma das maravilhas em usarmos GNU/Linux!

Contudo, alegria de principiante dura pouco. Estava eu usando a máquina e eis que a internet parou.  Reiniciei o modem.   Nada! Dei comando para reiniciar a máquina... Para meu espanto, a máquina reiniciou a sessão.  Estranho! Até pensei: será que mandei reiniciar a máquina ou fechar a sessão?  Novamente, comandei reiniciar a máquina. Reiniciou a sessão.  Ué? Pensei com meus botões: será que tomei umas? Não me lembro de ter tomado nada! Será que tomei tantas assim? Essas coisas só acontecem quando a gente toma de três para cima.  Imediatamente, dei comando para desligar o notebook. E, só para não esquecer que fiz isso mesmo, prestei bastante atenção enquanto conferia o comando. Quase escrevi naquele papel que fica do lado da minha máquina, afinal, estamos na era da informática, mas, hábito é habito, não é mesmo? (desligar foi o último comando!!!).  
Gente, mandei desligar a máquina e, ela não mais arrancou o sistema operacional.

Sim!  PQP, foi o que bradei!!!!   Tive que trocar o HD e colocar o de reserva, aquele possui o maldito RW.  É o fim da picada ser salvo por um Windows!  Mas, tenho que confessar: fui salvo pelo disco de backup do Windows!
Como dizem os americanos: well....!!!! Bem aventurados os previdentes, não é fato? Temos sempre um backup à mão.  Afinal, mais vale um backup de derma a que limpar a derma com as mãos. Não fosse assim, postar minhas observações seria impossível. Que azar vocês tem, não é mesmo? Ainda mais com um cara verborreico como eu. E vejam bem: nem fumo maconha! Estaríamos na página 461, se os baseados estivessem rolando.

Então... Depois de desligar a máquina, ela deixou de  arrancar o sistema operacional instalado. Até  faz o boot, pois aparece a tela do GRUB. Mas, arrancar o sistema operacional que é bom... Nem com reza brava para Pai Quiririm! O bem amado SO_Ubuntu não arranca!
Para ser franco, meu temor é de que a filhota seja Windows dependente.  Nenhum pai merece isso, afinal, a liberdade dos filhos não tem preço!

Agora, se a máquina é Windows dependente... Péra um pouco. Aí tem truta!  Posso ser neófilo na comunidade, mas, burro, recuso-me em ser. Ao menos julgo-me detentor de  mínimo raciocínio. Então, vamos pensar um pouco?  Ora, se é necessário o comando "nomodeset" para arrancar o modo gráfico da instalação, é porque o CD/DVD de instalação não executa sua função de maneira e forma adequada  e esperada. Ao menos não reconhece o hardware como o desejado.  Mas, como ele arrancou e instalou tudo direitinho com o comando "nomodeset", será que a atualização do sistema modificou o GRUB ao ponto de perdermos o monitor? Se é assim, por qual razão não arranca com a opção do kernel da instalação original? Se assim for - mudança no GRUB - a comunidade está pisando na bola.  Ou será que a BIOS dos computadores mais recentes está focada para sistemas operacionais proprietários e impedindo o uso de sistemas open sources? Se for assim, a coisa é grave, pois mexe com direitos fundamentais. Não vejo essa questão ser discutida como deveria ser.

Há outras questões no mundo da informática para as quais meus ouvidos nada escutam e meus olhos nada veem. Por qual motivo, ou razão, detenho tão somente a opção de ajustar o horário, senha para o HD e possibilidade de uso de máquina virtual na minha BIOS?  Inexistem opções de inicialização para nossas máquinas? NACRE! Para quem não sabe: "não acredito!=$(NACRE)".
De igual forma, por qual razão somos obrigados a comprar um notebook com Windows pré instalado? É de graça que o fabricante o coloca na máquina?  Aqui tem truta!

Tá!  Perdi o foco da discussão! Concordo! Essas questões não fazem parte da discussão inicial: o porquê da perda do monitor. Gente, é que eu estava pensando alto e acabei escrevendo. Uma coisa levou a outa... Voltemos, portanto, ao bife congelado, ou melhor dizendo, a ausência de monitor e perda da máquina instalada. De quem é a responsabilidade dessa perda? É nossa, usurários de sistemas operacionais open source?  De Bills Gatorades, que tentam por gás os Microsoftware embutidos em placas firmware de BIOS e, a cada dia se alia a "montadoras de placas e demais associados?"  Perdão! Não são associados. Sob a ótica comercial são parceiros! Enfim, tais associação são fins nada dignos ao interesse da liberdade, um direito da humanidade - já perceberam que inexiste o termo macumunados em português?  Pensei que existisse.

Se fosse o episódio narrado experiência única, seria desculpável. Mas não foi. A perda do reinício da máquina, após ter sido devidamente instalada, tem sido frequente.  Sempre ocorre após up-grade do kernel. Tem algo errado nesta história ou não tem? E a responsabilidade? De quem será?

platao

Ola, nao e obrigatorio vc instalar um novo kernel no seu Ubuntu, entao se esse esta funcionando normalmente nao faça por enquanto um upgrade de kernel, quanto ao parametro que vc passou veja se ele esta ainda ativo, veja em /etc/default/grub e observe as linhas;

digite sudo gedit /etc/default/grub

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"  ------- esse e o padrao
GRUB_CMDLINE_LINUX="quiet splash"

Altere a segunda linha dessa forma adicionando o parametro que deseja;

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset" -------- o seu se vc digitou o nomodeset e para ele aparecer dessa formana linha dentro das aspas.

Se estiver como a linha ai acima com o nomodeset entao esta correto, se nao estiver e so adicionar e depois salvar e digitar no terminal;

sudo update grub

Isso e para segurança do sistema, ele nao efetiva a mudança e ela fica ativa por somente uma sessao, voltando ao padrao de antes da modificação, depois desses passos o parametro vai ser executado sempre.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

orreflc

Ôpa.
O GRUB ficou assim:

GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Uma coisa bacana dentro dos fóruns seria aprendermos a analisar os comandos.
O Grub Default é zero porque? É verdadeiro? É falso?
Entendo que o GRUB_TIMEOUT=10 seja equivalente a escolha uma opção diferente em 10 segundos, é isso?

/dev/null sei que é o buraco negro, ou seja, como diz o Julio C. Neves: a bolsa das nossas madames! Hehehehe! Desculpa, aí, mulherada! Foi só galhofa! Como vocês estão vendo, ainda não aprendi a ler, quanto mais escrever! rz!!!
Com a bola, ou doutores!
Abraços

platao

Ola, no seu caso nao esta adicionado o nomodeset no grub, vc tem que estar certo que esse parametro e o responsavel por deixar o sistema funcionar, um modo de testar isso e com o live-cd dando boot por ele e entrando primeiro sem o parametro e se travar tentar marcar, na tela em que ele diz se deseja testar sem instalar, aperte f6 e vera alguns parametros, teste um por um ate descobrir qual e o responsavel pelo sucesso no boot.

Se for o nomodeset ou qualquer outro, vc deve colocalo exatamente como reportei editando o arquivo /etc/defaul/grub e adiconando o comando depois do sistema instalado, e posteriormente fazendo o update do grub conforme descrito.

A partir dai, toda vez que inicializar a maquina o parametro vai estar ativo, de uma olhada nas apostilas na minha assinatura.

Coloque aqui tbm se possivel, a saida do comando lspci, dependendo da sua placa de video ela pode estar tbm relacionada com o travamento. Para testar a mesma coisa, aperte f6 e vera uma linha grande, nessa linha observe no final de uma espaço e adicione --xforcevesa que carregara um driver generico que funciona praticamente com qualquer placa de video.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

orreflc

Bão.  Eu fiz o seguinte:
Entrei como root e, só para dar uma treinada no Shell, conferi o comando touch lspci.txt.  Depois, fiz o lspci > lspci.txt , jogando o resultado do comando para o arquivo previamente criado.  O resultado está abaixo:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor DRAM Controller (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset HECI Controller (rev 06)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset High Definition Audio (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 1 (rev 05)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 2 (rev 05)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 05)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev a5)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Mobile 5 Series Chipset LPC Interface Controller (rev 05)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset 4 port SATA AHCI Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset SMBus Controller (rev 05)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset Thermal Subsystem (rev 05)
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 03)
02:00.0 Network controller: Intel Corporation Centrino Advanced-N 6200 (rev 35)
ff:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture Generic Non-core Registers (rev 02)
ff:00.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture System Address Decoder (rev 02)
ff:02.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Link 0 (rev 02)
ff:02.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Physical 0 (rev 02)
ff:02.2 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 02)
ff:02.3 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 02)

Como você pode perceber, ainda estou engatinhando no Linux. Não sei se o comando "nomodeset" foi o responsável por deixar aparecer a tela permitindo a instalação.  O estranho é que quando perco o boot (sempre após um upgrade do kernel), o grub roda e a máquina trava. Só consigo recuperar a instalação quando troco o HD. Coloco o HD que tem M$, rodo o maldito e, depois, novamente substituindo o HD pelo do Ubuntu é que consigo rodar o Linux. Volta a rodar sem problemas. Isso me deixa incomodado e já ocorreu 4 ou 5 vezes.
Quando fiz a instalação, procedi exatamente da maneira que está escrito no seu primeiro parágrafo. Tentei opção por opção do F6. Só consegui instalar quando a opção foi "nomodeset". Esta observação "leiga", creio deva ser repassada para o pessoal que escreve o Ubuntu. Aí tem truta.
Entendeu agora?