Ubuntu 10.10 não reconhece partiçoes NTFS após reinstalação do Grub

Iniciado por Rodrigo-live, 22 de Outubro de 2010, 14:11

tópico anterior - próximo tópico

Rodrigo-live

Olá amigos, aconteceu algo muito estranho aqui , no meu ubuntu algo que nunca tinha acontecido.
eu precisei reinstalar o windows que eu tinha em dual boot com o ubuntu , tudo normalmente, recuperei o Grub e tudo blz até aí.
o problema é que depois disso o meu ubuntu não reconhece mais minhas partições ntfs ,no caso a do "windows" e a partição de "backup" não sei o que aconteceu. quando coloco "sudo fdisk - l " ele mostra as partições perfeitamente:
CitarDisco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
224 heads, 19 sectors/track, 229504 cylinders
Unidades = cilindros de 4256 * 512 = 2179072 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x24752474

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       36712    78123126+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2           36713      229504   410260481    5  Estendida
/dev/sda3   *      128495      229504   214947831+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda5   *       36713      128495   195312640   83  Linux
Mas quando vou em locais , as partições não aparecem para ser montadas como no padrão do sistema. alguém sabe como resolver, já pesquisei feito um louco e nada. desde já obrigado
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

zekkerj

se você manda montar a partição "na marra" (e.g. "sudo mount /dev/sda1 /media/windows -t ntfs-3g"), o que acontece?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Rodrigo-live

aparece essa mensagem  aqui , e não monta nada
CitarMount is denied because the NTFS volume is already exclusively opened.
The volume may be already mounted, or another software may use it which
could be identified for example by the help of the 'fuser' command.
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"

Rodrigo-live

acabei de descobrir outro problema relacionado, pra variar , ele também não está montando meus pendrivers
??? estranho isso, pq nunca aconteceu nada parecido

zekkerj

Olha, provavelmente quando vc reinstalou o GRUB, ele não está carregando algum módulo relativo aos sistemas de arquivos no "initrd".

Pode ser alguma coisa relativa ao "fuse", ou ao HAL. Aliás, vc poderia confirmar se os serviços do HAL estão ativos...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Rodrigo-live

como posso fazer isso ? , nao entendo de nada nessa parte amigo , se poder me explicar, ou me indicar um artigo ... obrigado pela atenção!

zekkerj

Executa o comando abaixo e cola o resultado aqui.

ps -ef | grep -i hal

Rodrigo-live

108       5960     1  0 19:56 ?        00:00:00 /usr/sbin/hald
root      5961  5960  0 19:56 ?        00:00:00 hald-runner
root      6005  5961  0 19:56 ?        00:00:00 hald-addon-input: Listening on /dev/input/event2 /dev/input/event0 /dev/input/event1
root      6021  5961  0 19:56 ?        00:00:02 hald-addon-storage: polling /dev/sr0 (every 2 sec)
108       6029  5961  0 19:56 ?        00:00:00 hald-addon-acpi: listening on acpid socket /var/run/acpid.socket
rodrigo   9743  9663  0 22:15 pts/0    00:00:00 grep --color=auto -i hal

zekkerj

Sim, o hal está em funcionamento. :-/

Vc reclamou dos pendrives. Vc chegou a ver se eles são reconhecidos na USB?

Um teste bom seria tentar montar um pendrive, e depois verificar os logs do sistema (/var/log/syslog) e/ou a saída do dmesg [as 10 ou 20 últimas linhas devem bastar].

jpzm56

já tentou instalar o:

storage device manager

com esse programa você monta automaticamente suas partições.

Rodrigo-live

é eu instalei o storage device manager realmente ele monta, mas eu queria mesmo éra o padrão do sistema de volta mas acho que só vai formatando mesmo... :(

zekkerj

Tente forçar a reinstalação do kernel, primeiro --- de preferência, uma versão anterior (pra poder mais tarde atualizar novamente).

Rodrigo-live

Eutiquio

Olá, estou tendo esse problema do tópico, mas não sei reinstalar o kernel; já até procurei em vários tópicos, mas nenhum deles deu certo. Abaixo a versão do meu Ubuntu e do kernel.
eutiquio@eutiquio-laptop:~$ uname -a
Linux eutiquio-laptop 2.6.32-28-generic #55-Ubuntu SMP Mon Jan 10 21:21:01 UTC 2011 i686 GNU/Linux

Obrigado.