Som Offboard C-Media não funciona !!

Iniciado por plynott, 09 de Julho de 2006, 18:45

tópico anterior - próximo tópico

plynott

Como faço para que uma placa off-board CMedia funciona no Dapper.
Meu sistema foi instalado com o som onboard da pl.mãe (nForce2 AC97).

Peguei uma placa offboard C-Media 8738.  O Ubuntu até reconhece ela e assume ela como a placa do sistema mas os aplicativos dão erro quando tento usa-la.  Na inicialização do Ubuntu ele também emite os sons do sistema e o microfone parece estar funcionando.

Algumas informações do meu sistema:

ubuntu@ubuntu-desktop:~$ lsmod | grep snd
snd_intel8x0           33692  0
snd_ac97_codec         92704  1 snd_intel8x0
snd_ac97_bus            2304  1 snd_ac97_codec
snd_cmipci             34336  1
gameport               15496  1 snd_cmipci
snd_pcm_oss            53664  0
snd_mixer_oss          18688  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                89864  4 snd_intel8x0,snd_ac97_codec,snd_cmipci,snd_pcm_oss
snd_opl3_lib           10624  1 snd_cmipci
snd_timer              25220  2 snd_pcm,snd_opl3_lib
snd_hwdep               9376  1 snd_opl3_lib
snd_mpu401_uart         7808  1 snd_cmipci
snd_rawmidi            25504  1 snd_mpu401_uart
snd_seq_device          8716  2 snd_opl3_lib,snd_rawmidi
snd                    55268  14 snd_intel8x0,snd_ac97_codec,snd_cmipci,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_opl3_lib,snd_timer,snd_hwdep,snd_mpu401_uart,snd_rawmidi,snd_seq_device
soundcore              10208  1 snd
snd_page_alloc         10632  2 snd_intel8x0,snd_pcm
ubuntu@ubuntu-desktop:~$

"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

plynott

putz, o xmms funcionou com o OSS como saída....
... será que c-media não funciona com alsa??
estranho pois na página do alsa o cmedia 8738 é suportado.
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."

boi

Sim, o Cmedia 8738 é suportado pelo alsa. Não sei se você já fez isso, mas se você tem duas placas instaladas no sistema, é preciso ir em Sistema -> Preferências -> Som e em "Placa de Som Padrão", selecionar a que você quer usar. Uma solução melhor seria você desabilitar sua placa onboard, isso pode ser feito, dependendo da sua motherboard, pelo setup ou por um jumper, é preciso consultar o manual.
Mas uma pergunta, tem certeza de que essa placa é melhor que seu som onboard? Essa Cmedia é bem fraquinha, e as placas Nforce2, pelo menos alguns modelos, costumam vir com um som onboard bem decente.

plynott

Já fiz isso tudo que vc disse.
Meu som onboard não é muito bom e essa CMedia é 5.1.
Eu tô achando que o OSS carregou o módulo da CMedia e mesmo eu tendo desabilitado o onboard na Bios o módulo continua carregando.
Preciso ver com mais calma ...

boi

Outra opção é tentar mudar pelo console. Digite isto:
asoundconf list
Aparecerá uma lista com as placas de som detectadas. Em seguida, selecione a placa padrão como no exemplo abaixo:
asoundconf set-default-card Live
Não esqueça de substituir "Live" (que é para uma Soundblaster Live) pelo nome da placa de som que você quer tornar default.