Aplicativos & Migração

Iniciado por DTXlinux, 10 de Março de 2011, 00:32

tópico anterior - próximo tópico

DTXlinux

Olá galera, esse é meu primeiro post e fiquei surpreso com o suporte "independente" que o linux tem espalhado pelo mundo. O linux mudou e melnrou disso eu tenho certeza, apesar de eu ter uma experiência quase nula com suas distros. Venho aqui pedir um grande favor à todos, que respondam o máximo de perguntas que puderem/souberem. Eu realmente procurei por muitos lugares estas respostas e algumas encontrei, porém defasadas ou escassas, sem aprofundamento ou termos muito "linuxizados". Peço que respondam ao menos uma pergunta, me ajudaria muito. Tenho muita simpatia pelo Linux, mesmo sendo usuário do Windows e sabendo certas dificuldades da migração, mas não me sinto bem tendo que crackear tudo quanto é programa e não tenho dinheiro pra comprar um MAC e pagar os programas do "joãozinho-dono-da-bola" (Jobs). Desde já agradeço a atenção de todos.

Cada pergunta é um programa; qual o "similar\identico" dele no linux? (preferencialmente distro Ubuntu e Fedora)

PROGRAMAS VITAIS:
Kaspersky Internet Security 2011
CCleaner
7-ZIP
Office (docx/pptx)
Suite Adobe (photoshop, after effects, bridge, soundbooth/audition, readerX)
Zune Player
Google Chrome (não gosto de firefox)
Flash Player + Java
AnyVideo Converter
VLC player
Nero BurningROM
Live Messenger e Skype

DEFINIÇÕES POR NECESSIDADE:

#Conversor de Vídeo: ripar dvd, converter VOB, AVI, RMVB, XVID, MP4 e 3GP.
#Player de Audio: capa de albuns, busca de info musical, sem excesso de consumo de memoria como itunes no win (quase 100MB)
#Gerenciador de Download: detectar captcha, copy url da área de transferência, resumo de download
#Editor de Áudio: edição amadora, mixagens, cortes e efeitos de voz
#Editor de Video: Avançado, edições e filtros e criação de animações com imagens "estáticas"
#Antivirus: Realmente necessário?
#Otimizador de Sistema: Repito, realmente necessário?
#Editor de Texto: Completo, correção ortografica, montagem de texto com imagens, tabelas.
#Player de Vídeo: rmvb, avi, xvid, wmv, mov, flv, mkv são os essenciais necessários
#Navegador: flash player, interface limpa, português, java
#Gravador: seleção de velocidade, criação de UDF, gravar com boot
#Editor de PDF: criar pdf, editar e visualizar. Já usei Foxit Reader e Editor porém não tinha suporte a JPEG 2000 ou algo parecido e não pude visualiazar muitos de meus arquivos
#Mensageiros: não gosto do messenger nemdo skype mas sou obrigado a usar.  Procuro algo simplificado, rapido, limpo, sem frescurinha e poluição visual.

FATORES RELEVANTES:

Aparência:
GNOME interface até onde li é super personalizável, mas é mesmo? Gosto de trocar posição dos indicadores de fechar/minimizar/maximizar. Editar o simbolo de"iniciar" e todos os arranjos de janela da forma, cor e transparência. É possível isso com o Gnome?

Efeitos e Praticidade:
novas funções do windows seven, como dividir janelas, winflip e "chacoalhar" uma janela para organizar janelas são pontos que eu realmente procuro no linux, porque além de "bonitinhos" são úteis.
Outro ponto no seven é taskbar com funções úteis nos botões fixados. Clicar com o direito e ver itens recentes ou ações especiais. Não procuro um rocketdock com itens bonitinhos que só consomem memória sem ter nennuma vatagem aparente.

Inicialização e usuário:
Tempo de boot já andei vendo que linux (ubuntu) parece melhor, e é possível ter senna pra acessar o computador? Não sei se o linux tem sistema de usuários.

64 bit ou 32bit?
Tenho 4GB de memória, não sei o quanto vou compartilhar pro vídeo mas no mínimo é 256MB. Não é só isso que define a seleção de 32 ou 64, essa decisão varia muito conforme o usuário, tenho preferência por 64bit porém minha duvida é: ja irei ter dificuldades em encontrar programas no linux que atendem minhas necessidades, vou ter o dobro de dificuldade com o 64?

GAMES:
Obviamente os jogos não são feitos para o linux, pelo menos os grandiosos não. Vi vídeos de alguns jogos, como wow cataclysm através do WINE. Não creio que seja muito dificil essa "virtualização" do windows porém minha duvida é o desempenho da maquina com o game. Já é sabido que o Windows é o melhor sistema operacional para jogos e não espero batê-lo com o linux, só espero não encontrar uma enorme diferença. Outro ponto, cada jogo deve ter um bando de pacote e "treta" pra poder rodar? Não existe um "grupo" de pacotes para rodar "muitos" jogos windows?


Nota Final:
Tenho real vontade de migrar para o linux (sair do windows na verdade). Apesar da AppleMAC ser algo de altíssima qualidade tenho certos receios por serem eles grandes "circulos fechados" e tudo que não tem (ou que pague royaltes) a maçã é ruim. Não vim aqui fazer critica, só quero deixar claro que tenho certo conhecimento de informática, tenho o básico de badcluster até content-aware, cresci usando winME > 2000 > XP > Seven (vista nem merece ser citado). Dizem que quem é muito leigo e só bate texto, navega na web e bate papo no msn é melhor no Win32bit, só tentei dizer que não sou esse perfil de usuário.

Peço desculpa aos moderadores caso esteja no local errado, não é minha intenção desorganizar o fórum.
A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos. Erasmo de Rotterdam

achteutis

Olá,  DTXlinux

Bom, seja bem vindo!! Sou outro iniciante entusiasta. Uso ubuntu há uns três anos e meio, e só tenho elogios. Como qualquer sistema, será um aprendizado por um lado, e um reaprendizado por outro - dado que ubuntu não é windows e, embora tenha coisas parecidas, funciona de outro modo.

Antes de tudo, algo que aprendi no início, ainda bem: o melhor sistema é o que atende às suas necessidades. Há coisas que o linux (e o ubuntu) faz, e melhor que qualquer outro sistema. Há coisas que só o windows ou o mac fazem... Mas a maioria das coisas comuns serão tranquilas. Vou usar sua lista: algumas coisas posso responder, outras não:

- Kaspersky Internet Security 2011: é pra segurança na net? A base linux do ubuntu é muito segura. Digamos que, enquanto o windows foi pensado para abranger tudo, o linux foi pensado em ser primeiro seguro e estável.
- CCleaner: pra liberar espaço há alguns comandos. Dica: vai no google (você vai fazer isso muito) e procura por liberar espaço em disco ubuntu;
- 7-ZIP: vá na central de programas (aplicativos > central de programas do ubuntu) e procure por 7zip e rar. No ubuntu só há um programa de descompactação, que pode abrir uma cacetada de formatos, alguns bizarros. Só precisa do "codec" pro formato, por assim dizer.
- Office (docx/pptx): Openoffice (no brasil BROffice) 3.2 (já vem no ubuntu mais recente) abre docx direto.
- Suite Adobe (photoshop, after effects, bridge, soundbooth/audition, readerX): há substitutos no linux, mas segundo profissionais, ainda não se comparam com os produtos da adobe. Pergunta: você é profissional de design, artes gráficas, etc? Quase tudo o que o photoshop faz, o gimp faz, pra quem é usuário intermediário, etc.
- Zune Player: nunca usei, não posso opinar. Mas se for o player tipo ipod da microsoft, procure por zune player ubuntu no google, pra ver a compatibilidade
- Google Chrome (não gosto de firefox): pode ir na central de programas e buscar pelo chromium, a versão open source do chrome, feita pelo mesmo pessoal do google. Se quiser a versão mais recente (os repositórios do ubuntu dão preferência para as versões mais estáveis dos programas) baixe o ubuntu tweak, atualize a fonte do chromium para a versão mais nova. Para ver sobre instalação de PPAs, veja uma dica aqui.
- Flash Player + Java: Ambos nos repositórios: central de programas, procure por java e por ubuntu-restricted-extras.
- AnyVideo Converter: existem vários conversores. Procure no google pelo que você quer fazer + ubuntu. Ex: extrair audio arquivo flv ubuntu. O google é um grande aliado (junto com o fórum aqui e outras comunidades), basta critério e pesquisa, muuuita pesquisa.
- VLC player: já tem direto nos repositórios. só procure por vlc.
- Nero BurningROM: Use o GnomeBaker; se falhar, use K3B.
- Live Messenger: o ubuntu já tem o empathy por padrão. Com ele, você pode usar todas as suas contas de bate-papo num programa só - eu tenho msn, gtalk, facebook, yahoo, até twitter se quiser. Há outros programas com a mesma função. Mesma coisa: vá na central de progrmas, repositório é tudo. E depois ficam falando da "genialidade" do Steve Jobs por ter criado uma app store; isto já é coisa padrão no linux.
- Skype: tem pra linux. Se não tiver no central de programas, use o ubuntu tweak.


Como as suas perguntas seguintes estavam implícitas nas acima, puxo só mais uma:

- #Editor de PDF: criar pdf, editar e visualizar. Já usei Foxit Reader e Editor porém não tinha suporte a JPEG 2000 ou algo parecido e não pude visualiazar muitos de meus arquivos: aqui instalo o wine para usar o PDF-XChange viewer. O wine é um emulador de programas windows no linux. Mesma coisa: central de programas, busque por wine. Clique para instalar, vai pedir sua senha - a que você cria quando instala o ubuntu. Depois de baixar, baixe o programa - no caso, vários podem ser instalados, para outros tantos há dificuldade. Para instalar, clique com o bot!ao direito do mouse sobre o ícone do instaldor, vá em propriedades > permissões, clique em Permitir execução do arquivo como um programa. Depois botão direito de novo e clique em "abrir com carregador de aplicativos windows Wine". Dependendo do programa (pesquise no oráculo, sempre, para ver compatibilidades) vai funcionar bem, pouco, muito ou mal, ou não funcionar nada.

CitarAparência:
GNOME interface até onde li é super personalizável, mas é mesmo? Gosto de trocar posição dos indicadores de fechar/minimizar/maximizar. Editar o simbolo de"iniciar" e todos os arranjos de janela da forma, cor e transparência. É possível isso com o Gnome?
Totalmente. Para alguns truques a soluçãp é simples, pra outros, complicada. Vá no google.

CitarEfeitos e Praticidade:
vá na central de programas e busque por compiz efeitos. O ccsm é um gerenciador dos efeitos, dá pra fazer chover - literalmente - no desktop; mas pesquise antes, pois também é possível fazer muita caquinha.

Boa sorte, e estamos aqui para qualquer coisa. Outra dica: pesquise sempre aqui no fórum: tem respostas e mais respostas a muitas dúvias que ainda vão surgir pra você. Basta uma boa escolha de palavras-chave, disposição em aprender e paciência - estamos todos aprendendo aqui - que os resultados se mostrarão.

Grande abraço, e bem vindo novamente.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rjbgbo

só p/ corroborar, as dicas dos colegas
http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

uso de anti-vírus no linux só tem sentido, em servidores e se vc precisar trocar muito arquivo c/ o sistema windows, assim mesmo, isso só p/ limpar o arquivo p/o windows, eu particular/ acho que nesse último caso dispensável, pois cada um é que deve cuidar de seu pc. como anti-vírus sugiro o software livre clamav.

vc ñ mencionou o firewall, mas esseé importante - http://wiki.ubuntu-br.org/UFW

outra coisa que sempre dispensável, até no windows é esse ccleaner, tem programas similares aqui, mas na minha opinião, s/ nenhuma lógica, pois esse é mais um diferencial no linux, ele ñ acumula resíduos, em virtude disso nunca perde performance. isso vai vai encontrar mais detalhes nas apostilas sugeridas nesse tópico.

aproveitando, que vc falou de otimização, o linux é muito mais leve que o windows, e numa máquina possante, otimização do usuário é dispensável, ele já vem pronto, mas há muita literatura sobre o ubuntu, por ai sobre isso, mas acho que isso é algo p/ ser usado mais adiante por usuários, caso real/ achem necessário, eu nunca me preocupei c/ isso.

qto a parte de execução de vídeos, ripagem, conversão, cv será bem atendido c/ os softwares disponíveis, mas no caso de edição 'muito' profissional de vídeo é outro papo.

edição de áudio, se tem o profissional audacity e também gravação de cd/dvd tem o brasero (padrão do ubuntu/gnome) e o aclamado k3b.

sobre os similares aos softwares adobe, quero deixar claro duas coisas, sou fã da adobe e também diagramo publicações, então conheço bem softwares como photoshop, pagemker, indesign, illustrator (ñ gosto do corel draw), adobe acrobat, utilitários de pdf
te digo, pode ficar descansado, os similares dão conta do recado sim, veja - http://wiki.ubuntu-br.org/DTPnoUbuntu (estamos c/ um sério problema no servidor de imagens, veja por hora - https://docs.google.com/View?id=dhhc9jbc_92d38dzbhm

sobre os fatores relevantes p/ vc:
vou logo dizendo, escolha usar o dual-boot, p/ ir se acostumando c/ o linux ubuntu e os softwares livres similares aos que vc precisa, tente ñ usar emuladores, a performance dos programas de outros sistemas fica predicado assim. p/ jogo então nem fala, o rode no seu ambiente nativo.

vá de ubuntu 10.04lts 32bits, as versões lts são de suporte longo (3 anos), também tenho 4gb e uso, ele implanta um suporte ao kernel e reconhece acima dos 2gb de memória. o 64bits estará bem maduro p/ o próximo lts do ubuntu. veja os passos p/ instalar o ubuntu 10.04lts.
http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-04-lucid-lynx

ressalto aqui uma coisa, linux ñ é windows, vc vai precisar se reeducar de hábitos do windows, aqui só se baixa programas dos repositórios oficiais, por favor nada de 'baixa ñ sei de onde' e 'super ñ sei o que'. evite mudar sua lista de repositório, adicionando ppa, se precisar no máximo instale, pacotes .deb, de sites sérios. o google chrome baixe do site oficial o pacote .deb e instale (ele é sempre atualizado p/ a última versão), assim como o virtual box, esse p/ vc testar versões intercaladas do ubuntu no seu pc, a espera sempre das lts.

qto a aparência e personalização visual, lendo o que vc pretende, sou taxativo no ubuntu 10.04lts, a partir do ubuntu 11.04, teremos mudanças na interface do ubuntu, que passará a ser a Unity,essa em si vai ser aprimorada nessas duas versões vindouras, a 11.04 e a 11.10, p/ chegar madura na versão lts a 12.04 a ser lançada e abril/2012. também o gnome vai passar por mudanças, irá virar o gnome3 e seu menu se chamará gnome-shell, mas isso será um processo de longo tempo. meu conselho espere sossegado o ubuntu 12.04lts, usando e aprendendo em cima do 10.04lts.

conforme disse, acima no ubuntu 10.04lts, a interface gnome2 é sim muito personalisável e os efeitos se dão usando o compiz, sobre esse vou logo falando duas coisas: hardware adequado, que vou te falr no paragrafo a seguir e que ele também é um mar de bug, mas dá p/ se usar, mas temhoraque enche o saco, muita gente aqui ñ usa. aqui p/ mim só duas coisas são úteis, as mudanças de área de trabalho c/ o scroll do mouse e poder visualisar a janela no painel inferior do gnome (painel é como se chama as barras de status do windows por aqui).

sobre o hardware, os melhores são as plataformas que tenham, chipset, placas de som, placas de vídeos: intel e nvidia. placas de rede em geral ñ tem grandes problemas; e se seu modem for roteado melhor ainda, entra tudo direto.
componentes sis, via - são dores de cabeça, até instalam mas produzem dificuldades no som, suporte a vídeo ñ tem p/ executar o 3d, essencial p/ o compiz, entre outros aplicativos tipo os docks, como o avan window navigator - http://awn.wetpaint.com/page/Demo - também placas de vídeo ati, podem ser problemas também, apesar de terem melhorado demais, e hj já ñ se ter mais queixas do passado. mas as melhores mesmos são as plataformas tudo intel, essas ñ se precisa instalar nada, tudo já vem dentro de módulos do kernel do linux, são código livre.

boa sorte.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

DTXlinux

#4
Nooosa galera, muito obrigado mesmo, as respostas de vocês já tá de ótimo tamanho. Nas minhas pesquisas (meio superficiais) não tinha tantas definições como vocês me deram, era isso mesmo que eu procurava, usuários de linux dizendo "isso serve, isso não serve", porque sempre que buscava informações sobre certos programas não sabia se ele era "bom', ou algo quase "padrão".

Enfim, essa parte de ter que "penar" no Linux eu tenho noção que irei penar sim, mas percebi que se depender das palavras de vocês não vou me quebrar muito não. Vou utilizar Ubuntu e Windows 7 mas pretendo, no futuro não tão distante, utilizar somente o Linux.

Mais uma vez muito obrigado, irei olhar link por link agora (pesquisa!).

abraço à todos, /o/

Uma nova pergunta pessoal:
Quero fazer três partições no meu HD (apenas um HD de 320GB). Quero fazer assim:

slave:      200GB   - Acessado por os DOIS sistemas (é possivel?), para ser o deposito de arquivos, como filmes, músicas, downloads, tudo que não é "instalado".
windows 7 64:   55GB   - Irei utilizar para jogos provavelmente, portanto o espaço é meio "grande" ao meu ver, mas os jogos são 5GB pra cima hoje em dia.
ubuntu10 32:   65GB   - Meu sistema principal (espero) e queria saber se é o suficiente ou não, acredito que sim pelo que ando lendo sobre o ubuntu.

Pelo que eu percebi, nos tutoriais de "como instalar o ubuntu" me perdi muito na questão de como dividir, vi que precisa de um SWAP com o dobro da memória RAM? Além de pelo que percebi ser formatado num sistema de diferente, tipo, NTFS pro Windows e "ext4" pro ubuntu e outro linux-swap?
A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos. Erasmo de Rotterdam

rjbgbo

#5
sobre divisão de hd, veja - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79964.msg443857.html#msg443857
tu vai ter um trabalho nesses hds
mas tem tópicos muito bons aqui no fórum de como instalar tendo mais de 1 hd, por exemplo: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=69457.0
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

DTXlinux

#6
Na verdade é um HD só.

Meu caso é assim:

Meu notebook (já comprado) chegará em pouco tempo, ele tem um HD de 320GB e vou utilizar Ubuntu e Windows 7 nele, portanto 4 partições (3 do linux e 1 do windows)

Eu quero criar uma partição que seja o depósito "multimídia", vou colocar lá: Músicas, Imagens, Filmes, etc. Nada de sistema, mas todos meus arquivos pessoais, e quero acessar esses arquivos tanto no Ubuntu como no Windows.

O Linux tem essa partição de "/home" que pelo visto é a maior partição do HD justamente por conter dados do usuário, dados esses como preferências do sistemas, configurações e etc.

Minha dúvida é: Terei de criar outra partição "sem sistema" para conseguir acessar pelos dois sistemas? (essa partição deve ser a maior, pois todos meus rquivos pessoais estarão lá). Ou vou conseguir acessar o "/home" pelo windows? Sendo assim deixaria a maior parte do HD na /home pois colocaria todos meus arquivos pessoais nela.

Tentando explicar, de novo³, só quero deixar meus arquivos pessoais em uma partição sem sistema (independente de SO) só que pelo visto formato NFTS não é acessado pelo Linux e ext4 (oq iriei utilizar no linux) não é acessado pelo Windows.

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos. Erasmo de Rotterdam

clcampos

Caro usuário é vetado o uso de caixa alta (texto/palavras em maiúsculo) no fórum.

Se quiser dar ênfase a um texto use a formatação disponível no fórum, como negrito, itálico e etc.

Entenda que trancamos automaticamente tópicos usando caixa alta, já que durante a digitação um aviso é dado, só não o fizemos porque é novo aqui.

Favor editar todas as mensagens no tópico corrigindo isso para evitar o trancamento dele.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rjbgbo

Citação de: DTXlinux online 10 de Março de 2011, 17:48
Na verdade é um HD só.

Meu caso é assim:

Meu notebook (já comprado) chegará em pouco tempo, ele tem um HD de 320GB e vou utilizar Ubuntu e Windows 7 nele, portanto 4 partições (3 do linux e 1 do windows)

Eu quero criar uma partição que seja o depósito "multimídia", vou colocar lá: Músicas, Imagens, Filmes, etc. Nada de sistema, mas todos meus arquivos pessoais, e quero acessar esses arquivos tanto no Ubuntu como no Windows.

O Linux tem essa partição de "/home" que pelo visto é a maior partição do HD justamente por conter dados do usuário, dados esses como preferências do sistemas, configurações e etc.

Minha dúvida é: Terei de criar outra partição "sem sistema" para conseguir acessar pelos dois sistemas? (essa partição deve ser a maior, pois todos meus rquivos pessoais estarão lá). Ou vou conseguir acessar o "/home" pelo windows? Sendo assim deixaria a maior parte do HD na /home pois colocaria todos meus arquivos pessoais nela.

Tentando explicar, de novo³, só quero deixar meus arquivos pessoais em uma partição sem sistema (independente de SO) só que pelo visto formato NFTS não é acessado pelo Linux e ext4 (oq iriei utilizar no linux) não é acessado pelo Windows.

Mais uma vez, obrigado pela atenção.



http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79964.msg444064.html#msg444064

nas apostilas tem respostas p/ o que vc quer
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clcampos

Primeira mensagem do tópico usando e abusando da caixa alta. Pedimos para o usuário corrigir e não houve correção (usuário acessou o fórum após pedido, exatamente Hoje às 18:46:17).

Como a primeira mensagem não pode ser destacada do tópico para ser trancada apenas ela estou trancando tudo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!