Retirar Resolução modo texto ubuntu-server 10.04

Iniciado por fabiocs, 06 de Março de 2011, 19:48

tópico anterior - próximo tópico

fabiocs

Olá Amigos..

Tenho ubuntu-server  em meu  servidor e também em terminais e rodo um aplicativo em modo texto. Deste versão 9.10 do ubuntu-server  o sistema veio com resolução no terminal, o que dificulta o uso do aplicativo, as fontes(letras) ficam muito pequenas. Por favor, se alguém souber como retirar a resolução do modo texto do ubuntu server 10.04, me fale.
Para exemplificar. Preciso que a resolução fique como é a do Debian, fontes grandes!
Continuo usando a versão 9.04, pois foi a última que ainda não veio implementado resolução no terminal (modo texto).
Lembro a todos que não uso interface gráfica. Somente modo texto.

Obrigado.
Seja Livre use linux...

platao

Ola, essa sessao e somente para postar dicas e truques.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

zekkerj

Olá fabiocs, pra resolver o problema vc deve editar o arquivo de configuração do grub (/boot/grub/menu.lst) e corrigir a linha

#kopts= <blablabla> VGA=XXX

Mude o valor XXX para "normal", pra obter a tela de texto em 80x24. Depois execute o comando

sudo update-grub

Por fim, reinicie sua máquina.

PS: Programe-se para atualizar sua máquina, pois o Ubuntu 9.10 perde suporte agora em abril.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fabiocs

Citação de: zekkerj online 08 de Março de 2011, 16:35
Olá fabiocs, pra resolver o problema vc deve editar o arquivo de configuração do grub (/boot/grub/menu.lst) e corrigir a linha

#kopts= <blablabla> VGA=XXX

Mude o valor XXX para "normal", pra obter a tela de texto em 80x24. Depois execute o comando

sudo update-grub

Por fim, reinicie sua máquina.

PS: Programe-se para atualizar sua máquina, pois o Ubuntu 9.10 perde suporte agora em abril.

Lembro que estou usando o GRUB2, pois quero realizar esta modificação no ubuntu-server 10.04
Poderia me dizer como se faz no grub2, mais exatamento no na versão 10.04?

Grato,
Fabiocs
Seja Livre use linux...

zekkerj

Nesse caso, acho que vc deve alterar o arquivo /etc/default/grub, na linha "GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT". Adicione o "VGA=normal" ao final da lista de parâmetros, e gere novamente o grub com o comando "sudo update-grub".
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

fabiocs

Citação de: zekkerj online 09 de Março de 2011, 12:00
Nesse caso, acho que vc deve alterar o arquivo /etc/default/grub, na linha "GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT". Adicione o "VGA=normal" ao final da lista de parâmetros, e gere novamente o grub com o comando "sudo update-grub".

Após testar a sugestão do Zek... pude verificar que não funciona....
Alguém tem uma outra sugestão?

Obrigado!
Seja Livre use linux...

zekkerj

Confirme que a linha está sendo carregada. Execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

cat /proc/cmdline

fabiocs

Citação de: zekkerj online 09 de Março de 2011, 13:12
Confirme que a linha está sendo carregada. Execute o comando abaixo e cole o resultado aqui.

cat /proc/cmdline

Segue a linha solicitada
"BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-2.6.32-21-generic-pae root=UUID=2a2545c8-2bb9-4d67-85d9-fbd67c5ded3d ro quiet vga=normal splash"
Seja Livre use linux...

zekkerj

fabiocs

Citação de: zekkerj online 09 de Março de 2011, 14:17
Achei isto no fórum gringo. Veja se ajuda.
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1558174

Obrigado, Zek..

Mas neste post sugerido mostra como colocar resolução ou até mesmo aumentá-la...
No meu caso preciso retirar toda a resolução..... e voltar o terminal como era antes e como é ainda no Debian... 80x25

Abraço.
Seja Livre use linux...

zekkerj

fabiocs

Citação de: zekkerj online 09 de Março de 2011, 14:37
Quem põe, também tira, não?

Partindo deste princípio... sim...
Mas mesmo não especificando a resolução o terminal vai para 640x480(uso telas wide e fica muito distorcido) e eu preciso que seja igual até a versão 9.04 e como é ainda hoje no Debian. Me parece que não era resolução e sim definido na quantidade de linhas por colunas...
Seja Livre use linux...