Tentando entender Gnome 3 e Unity.

Iniciado por jomafras, 06 de Março de 2011, 19:59

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

minha implicância continua sendo o formato da tela inicial do gnome shell, acho pouquissímo prática o seu uso por iniciantes, como essa é uma mudança muito grande em relação ao 1º gnome-shell, que pelo menos era mais objetivo o seu entendimento, porem já inferior ao unity
torço p/ que evolua e mude esse gnome shell
fico imaginando distribuições c/ perfil mais conservadores como o debian tendo um dia que adotar isso, a reclamação que vai ser de seus usuários. enquanto ñ mudar passo longe desse gnome shell e uso qualquer outro ambiente gráfico disponível no linux.
e também nem o recomendo a amigos que queiram iniciar no linux.
no mais pintinho, meus parabéns ao seu último, video estou assistindo, legal o wallpaper escolhido
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

jomafras

Citação de: rjbgbo online 03 de Abril de 2011, 08:06
minha implicância continua sendo o formato da tela inicial do gnome shell, acho pouquissímo prática o seu uso por iniciantes, como essa é uma mudança muito grande em relação ao 1º gnome-shell, que pelo menos era mais objetivo o seu entendimento, porem já inferior ao unity
fico imaginando distribuições c/ perfil mais conservadores como o debian tendo um dia que adotar isso, a reclamação que vai ser de seus usuários. enquanto ñ mudar passo longe desse gnome shell e uso qualquer outro ambiente gráfico disponível no linux.
no mais pintinho, meus parabéns ao seu último, video estou assistindo, legal o wallpaper escolhido

Ricardo,
Pelo que pude obervar do Gnome Shell instalado aqui no Ubuntu, ele é apenas, digamos assim, o substrato para o novo Gnome 3.
Quando vi um vídeo do Gnome Shell na Internet fiquei sem saber o que pensar, já que era bem diferente do Gnome 3 que uso aqui..
Para tirar a dúvida instalei aqui no meu Maverick e fiquei surpreso com o que vi. Realmente não entendi nada.
Mas, já uso o Gnome 3 do Fedora aqui há algum tempo e sei que é outra coisa.
Siceramente, não sei o que levou a Canonical a trocá-lo pelo Unity. Pra mim não deveria ter trocado, mas...
Não vejo motivo pra tanta preocupação sua porque o Gnome 3 está sendo bem aceito.
Pelo que observo o Unity tbém está de modo que é ele que fica no Ubuntu e vou ter que usar.
Esse post começou porque tive curiosidade de conhecer as duas interfaces e estava com tempo sobrando.
Agora meu próprio intresse aumentou e pretendo dar uma reformulada geral , mesmo porque muita coisa já mudou desde o início do tópico.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

rafaelsarilho

Citação de: pintinho online 03 de Abril de 2011, 10:59
Citação de: rjbgbo online 03 de Abril de 2011, 08:06

Ricardo,
Pelo que pude obervar do Gnome Shell instalado aqui no Ubuntu, ele é apenas, digamos assim, o substrato para o novo Gnome 3.
Quando vi um vídeo do Gnome Shell na Internet fiquei sem saber o que pensar, já que era bem diferente do Gnome 3 que uso aqui..
Para tirar a dúvida instalei aqui no meu Maverick e fiquei surpreso com o que vi. Realmente não entendi nada.
Mas, já uso o Gnome 3 do Fedora aqui há algum tempo e sei que é outra coisa.
Siceramente, não sei o que levou a Canonical a trocá-lo pelo Unity. Pra mim não deveria ter trocado, mas...
Não vejo motivo pra tanta preocupação sua porque o Gnome 3 está sendo bem aceito.
Pelo que observo o Unity tbém está de modo que é ele que fica no Ubuntu e vou ter que usar.
Esse post começou porque tive curiosidade de conhecer as duas interfaces e estava com tempo sobrando.
Agora meu próprio intresse aumentou e pretendo dar uma reformulada geral , mesmo porque muita coisa já mudou desde o início do tópico.
Então como eu disse, parece que cada distribuição vai usar um gnome 3 kkkk (tô zuando rsrs) mas também eu vi esse video e eh mt diferente do seu:
http://www.youtube.com/watch?v=-tIJv3OHpjs
e vc disse que nao sabia nada sobre esse video, então agora que estou entendendo menos ainda, vc usa um no maverick e eh mt confuso, agora usa um no fedora e eh outra coisa.
eu acho que mesmo na fase beta (ou alpha, num sei mt bem kk) deveria existir uma versão só do gnome 3 não eé??
mas pelo menos no video que vc fez no fedora eu gostei bastante!!!

rjbgbo

vc tem razão rafaelsarilho

CitarEntão como eu disse, parece que cada distribuição vai usar um gnome 3

já estamos na 3ª tela do gnome shell
já teve também essa - http://www.youtube.com/watch?v=6pp6zoYiuog

sincera/ tudo muito amador nesse momento no gnome, uma pena, o que dá margem a deboches...
continuo achando esse recem opção do gnome shell a pior de todas, espero que reflitam
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

rafaelsarilho

Citação de: rjbgbo online 03 de Abril de 2011, 11:56
vc tem razão rafaelsarilho

CitarEntão como eu disse, parece que cada distribuição vai usar um gnome 3

já estamos na 3ª tela do gnome shell
já teve também essa - http://www.youtube.com/watch?v=6pp6zoYiuog

sincera/ tudo muito amador nesse momento no gnome, uma pena, o que dá margem a deboches...
continuo achando esse recem opção do gnome shell a pior de todas, espero que reflitam

nossa mais um gnome... espero que na versão inal, nao tenha varios gnomes 3 espelhados por ai, que seja so um, mas por enquanto prefiro o gnome 2.32 do ubuntu 10.10, se na versão final existir varios gnomes fico com o meu msm

Ioca100

Usuário Linux- 449417

jomafras

Para quem quiser experimentar saiu o Gnome 3 release candidate, versões OpenSuse e Fedora : http://www.gnome3.org/tryit.html.
Curiosidade : O Live CD do Fedora vem com o Epiphany em vez do Firefox que tem como página inicial o site do próprio Gnome 3 com alguns vídeos demonstrativos : http://www.gnome3.org/index.html.

O CD do Fedora rodou nas placas nvidia, Intel e ATI mas o CD do OpenSuse na ATI ficou só no Gnome 2.

Vídeo do Fedora 15 alfa atualizado : http://www.youtube.com/watch?v=XwfRrlTUcsU
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

clcampos

To pensando em adicionar um PPA aqui e colocar o gnome3 no meu 10.10.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Assemblador

Tenho os dois instalados aqui, Ubuntu 11.04 com Unity numa partição de teste desde a versão alpha 3 e o Gnome-Shell junto com o ubuntu 10.10 desde que foi lançado o 10.10. Detestei os dois, a experiẽncia está sendo terrível, o pc fica lento, tenho 2 Gb de ram processador AMD Athlon 64 X2 Dual Core 4000+,  Radeon X1200 onboard. Ou seja, um pc simples como a maioria dos brasileiros que pretende apenas digitar textos (trabalho!) e navegar na web (óbvio), então fica a pergunta: Qual a utilidade de um desktop 3D? Respondo: Inútil, absolutamente inútil! Penso que o Ubuntu vai perder muitos usuários, eu ainda não decidi, mas dependendo de como a coisa fique lamentavelmente vou deixar de usá-lo, uma pena porque uso Ubuntu desde a versão 4.10. O Gnome3 idem, tá uma porcaria, não entendo o que aconteceu com a cabeça dos desenvolvedores, existe atualmente o péssimo costume de se criar softwares comilões de memória e processamento, foi-se o tempo dos softwares bem escritos. Esta é minha opinião pessoal e intransferível!
Assemblador
Linux User 379344
Ubuntu User 4136

clcampos

É um absurdo falar que foi-se o tempo que os softwares eram bem escritos. Hoje em dia vivemos em uma época que o hardware esta melhor, a memória esta mais barata e o pessoal tem mesmo que tirar proveito disso. Esse negócio de falar que Linux tem que ser bom pra rodar em máquina velha esta por fora. Meu note é um core 2 duo, 4 gb de RAM, vídeo off, e eu queria é poder trocar. Quero um software cheio de recursos e que use bem meu hardware, mas que me de conforto no uso.

Outra coisa que não me assusta é os ambientes (tanto gnome 3, quanto Unity) perderem usuários. Quando o KDE mudou para a versão 4 o choreiro também foi enorme e hoje o povo esta adorando.

E nem venham falar que o Gnome 3, ou Unity, vai ser mais pesado que o gnome atual. Como comparar o peso de um software que tem versão estável a muito tempo (acho que desde 2002, sei lá), e também a estabilidade?

É evidente que o gnome 3 tem que ser mais pesado, e provavelmente precisar de uns acertos, principalmente em relação ao Gnome 2.

O negócio pra mim é usar e ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

vinicius_aleao

Concordo parcialmente com a opinião de clcampos. De fato, não temos que perpetuar a ideia de que Linux é pra máquina velha apenas, mas também. Digo isso por uma razão muito simples: eu não quero ter que trocar de pc (ou comprar peça) porque meu sistema operacional não roda na minha máquina, que continua funcionando. Aliás, isso se chama "obsolecência planejada" (vejam: http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E), e me parece algo que combina muito mais com Windows (que gera lucros pra indústria de hardware por tornar obsoletos hardwares funcionando) que com Linux. A boa notícia é que a chegada do Unity não impedirá o usuário de continuar com a antiga interface, naturalmente mais leve. Ou seja, para novas e velhas máquinas.

clcampos

vinicius_aleao eu concordo numa pequenina parte e discordo praticamente no todo fortemente de você... hehehe

Acredito que nenhum hardware meu sentirá problemas com as novas especificações, mas é pedir demais que aqueles que tem hardware muito desatualizados venham a manter eles para sempre.

É natural que os softwares venham no decorrer dos anos evoluindo e assim pedindo mais hardware, pode ver pelo que era necessário no Ubuntu 6.06 (nem fui muito longe) e no último LTS (10.04).

Assim se você tiver um hardware que ainda seja ao menos adequado é natural que funcione, mas se for antigo então use uma versão mais antiga do sistema. Coisa de windows é lançar uma nova versão (windows vista) e nenhum hardware servir adequadamente, mas evolução é evolução.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

vinicius_aleao

Eu tenho uma máquina de 2002, mais ou menos. Apenas aumentei a memória (apenas 256mb na época, recentemente 1gb), rodando Windows XP. Estava tão cansado de ver a máquina lenta que estavas prestes a comprar outra -- mesmo com ela "funcionando" --, até que conheci o Linux Kurumin, que ressuscitou a máquina. Tenho ela até hoje rodando o Ubuntu 10.04 com compiz ativado -- e já usava o compiz tendo 256mb!. É quase impossível ter um Vista ou Seven nessa máquina com desktop 3d.

O que eu realmente quero dizer é que não vejo particularmente necessidade de consumir mais se o que temos é mais que suficiente. Sabemos que o Ubuntu, na média, mantém uma compatibilidade muito boa com máquinas modestas (a minha é exemplo disso). E se uma memória hoje é menos de R$100,00, que bom, mas eu não quero gastar esse dinheiro com isso se não for realmente necessário. E tem muita gente por aí para quem R$100,00 é muito dinheiro.

Mas é só uma opinião.

Ioca100

Usuário Linux- 449417

clcampos

Citação de: Ioca100 online 08 de Abril de 2011, 06:51
O Linux não esquece das máquinas antigas, veja:  http://puppylinux.org/main/Overview%20and%20Getting%20Started.htm
e o  Xubuntu .

Mas ai são sistemas pensados para isso. Pedir que distros pensadas para o desktop disputem com o windows (desejo da maioria) e ainda rodem em máquinas antigas é impossível né.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!