Como editar o dual boot através do Ubuntu 10.10

Iniciado por Mulita, 09 de Abril de 2011, 23:34

tópico anterior - próximo tópico

Mulita

Amigos, sou novo no meio LINUX.

Tinha instalado no meu PC o Windows 7 e como tinha uma segunda partição que usava para fazer um backup dos meus documentos resolvi apagá-la e instalei o Ubuntu 10.10.

O problema é que o dual boot que o Ubuntu criou até cita o Windows 7 para carregar, mas se eu o seleciono a máquina simplesmente restarta. Só consigo entrar no Ubuntu.

Antes que alguém pergunte a partição com TODOS os meus programas e arquivos do Windows 7 estão intactos.

Gostaria de saber se dentro do Ubuntu tem algum programa para editar o dual boot e como devo proceder. Desde já agradeço, pois uso o PC para trabalho e estou bastante preocupado.

Valeu!!

rjbgbo

1. dá uma vista nas regras do fórum qto a escrita em maiscula
2. qto ao teu problema: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73377.0.html
3. ñ era p/ causar essa confusão a instalação do Ubuntu, vc instalou o Ubuntu dentro do windows, explique melhor como vc fez
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Mulita

Citação de: rjbgbo online 10 de Abril de 2011, 00:06
3. ñ era p/ causar essa confusão a instalação do Ubuntu, vc instalou o Ubuntu dentro do windows, explique melhor como vc fez

Amigo, tenho um hd de 500 gb onde tem 3 partições (1 é gerada pelo so window seven, a outra é para o windows seven propriamente dito e tenho uma 3ª partição onde instalei o ubuntu 10.10.

O ubuntu tá funcionando que é uma beleza, porém o dual boot que era para ter sido criado automaticamente pelo linux não ocorreu. Quer dizer... ele criou o dual boot com a opção de selecionar o windows seven, porém quando eu seleciono o mesmo o windows não chega a carregar. Aparece apenas aquela mensagem: "iniciando windows" e restarta a máquina.

rjbgbo

haver dois windows 7 deve ai ser o problema, tem que saber qual deles é o sistema de boot, acho que isso só no setup da pl. mãe
esse 2º windows ñ seria um disco de recuperação? também acho interessante vc checar o manual da pl. mãe sobre esse caso.

linuser104

Citação de: Mulita online 10 de Abril de 2011, 00:14
Citação de: rjbgbo online 10 de Abril de 2011, 00:06

Amigo, tenho um hd de 500 gb onde tem 3 partições (1 é gerada pelo so window seven, a outra é para o windows seven propriamente dito e tenho uma 3ª partição onde instalei o ubuntu 10.10.

O ubuntu tá funcionando que é uma beleza, porém o dual boot que era para ter sido criado automaticamente pelo linux não ocorreu. Quer dizer... ele criou o dual boot com a opção de selecionar o windows seven, porém quando eu seleciono o mesmo o windows não chega a carregar. Aparece apenas aquela mensagem: "iniciando windows" e restarta a máquina.

pelo Ubuntu e no trminal digita o comando:

sudo blkid

cola aqui o resultado.

Mostra aqui também o conteúdo do arquivo grub.cfg que fica na pasta /boot/grub do sistema.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Mulita

Citação de: rjbgbo online 10 de Abril de 2011, 07:41
haver dois windows 7 deve ai ser o problema, tem que saber qual deles é o sistema de boot, acho que isso só no setup da pl. mãe
esse 2º windows ñ seria um disco de recuperação? também acho interessante vc checar o manual da pl. mãe sobre esse caso.

Amigo, como não sei ver as partições pelo Ubuntu entrei pelo disco de instalação do Windows 7 e gostaria de mostrar para ti. Essa é a real situação das minhas partições:

disco 0 Espaço não alocado                             tamanho total: 0,0 mb    Livre: 0,0 mb     tipo: (em branco)
disco 0 Partição 1: Reservado para sistema      tamanho total: 100,3 mb Livre: 70 mb      tipo: sistema
disco 0 Partição 2                                           tamanho total: 319,2 gb   livre: 195,6 gb   tipo: primário
disco 0 Espaço não alocado                             tamanho total: 0,0 mb     livre: 0,0 mb     tipo: (em branco)   Eu honestamente não sei o que faz esta partição aqui. Acredito que não deveria de existir.
disco 0 Partição 3                                           tamanho total: 137,2 gb   livre: 0,0 mb     tipo: lógico (é a partição do Ubuntu, certo? Por isso que o windows não reconheceu o tamanho livre)
disco 0 Partição 4                                           tamanho total: 9,3 gb       livr: 0,0 mb      tipo: lógico (acho que é a partição /swap, correto?)

A única partição que achei estranho foi a 4ª (não vejo lógica nesta partição e, pelo que me lembre, não existia)

Antes meu windows ficava em c: e o d: era a partição que usava para armazenar meus documentos (o Ubuntu instalei onde era o D:). O estranho que se entro no prompt do windows (via dvd instalação) o windows não está mais em c: e sim em d:. A impressão que dá que o computador não reconhece mais como c:\windows e sim como d:\windows.

Talvez seja por isso que o dual boot não esteja achando o caminho para carregar os drivers do windows.

Agora a questão: o que fazer? Existe algum programa ou comando que eu possa usar no Ubuntu para concertar isso?

Obrigado

linuser104

Faça o que pedi, vá ao terminal do Ubuntu e digite o comando indicado, sudo blkid, e cole aqui o resultado dele.

Também veja o comando:

sudo fdisk -l

e cole aqui o resultado.

Não esqueça também de mostrar o conteúdo do arquivo grub.cfg em /boot/grub/
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Mulita

Citação de: linuser104 online 10 de Abril de 2011, 11:19
Faça o que pedi, vá ao terminal do Ubuntu e digite o comando indicado, sudo blkid, e cole aqui o resultado dele.

Também veja o comando:

sudo fdisk -l

e cole aqui o resultado.

Não esqueça também de mostrar o conteúdo do arquivo grub.cfg em /boot/grub/

Desculpa, não tinha vista a tua postagem.

paulinho@paulinho-System-Product-Name:~$ sudo blkid
[sudo] password for paulinho:
/dev/sda1: LABEL="Reservado pelo Sistema" UUID="9A0AB13D0AB1176B" TYPE="ntfs"
/dev/sda2: UUID="B638BEDE38BE9CB5" TYPE="ntfs"
/dev/sda5: UUID="6b18f74c-1e5b-405f-b07c-5951aff7a6e4" TYPE="swap"
/dev/sda6: UUID="b2a91c0f-c31b-408a-a934-7e3b558e2831" TYPE="ext4"

Segue: grub.cfg

#
# DO NOT EDIT THIS FILE
#
# It is automatically generated by grub-mkconfig using templates
# from /etc/grub.d and settings from /etc/default/grub
#

### BEGIN /etc/grub.d/00_header ###
if [ -s $prefix/grubenv ]; then
  set have_grubenv=true
  load_env
fi
set default="0"
if [ "${prev_saved_entry}" ]; then
  set saved_entry="${prev_saved_entry}"
  save_env saved_entry
  set prev_saved_entry=
  save_env prev_saved_entry
  set boot_once=true
fi

function savedefault {
  if [ -z "${boot_once}" ]; then
    saved_entry="${chosen}"
    save_env saved_entry
  fi
}

function recordfail {
  set recordfail=1
  if [ -n "${have_grubenv}" ]; then if [ -z "${boot_once}" ]; then save_env recordfail; fi; fi
}

function load_video {
  insmod vbe
  insmod vga
}

insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
search --no-floppy --fs-uuid --set b2a91c0f-c31b-408a-a934-7e3b558e2831
if loadfont /usr/share/grub/unicode.pf2 ; then
  set gfxmode=640x480
  load_video
  insmod gfxterm
fi
terminal_output gfxterm
insmod part_msdos
insmod ext2
set root='(hd0,msdos6)'
set locale_dir=($root)/boot/grub/locale
set lang=pt
insmod gettext
if [ "${recordfail}" = 1 ]; then
  set timeout=-1
else
  set timeout=10
fi
### END /etc/grub.d/00_header ###

### BEGIN /etc/grub.d/05_debian_theme ###
set menu_color_normal=white/black
set menu_color_highlight=black/light-gray
### END /etc/grub.d/05_debian_theme ###

### BEGIN /etc/grub.d/10_linux ###
menuentry 'Ubuntu, with Linux 2.6.35-28-generic-pae' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos6)'
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.35-28-generic-pae root=UUID=b2a91c0f-c31b-408a-a934-7e3b558e2831 ro   quiet splash
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.35-28-generic-pae
}
menuentry 'Ubuntu, with Linux 2.6.35-28-generic-pae (recovery mode)' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos6)'
   echo   'Loading Linux 2.6.35-28-generic-pae ...'
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.35-28-generic-pae root=UUID=b2a91c0f-c31b-408a-a934-7e3b558e2831 ro single
   echo   'Loading initial ramdisk ...'
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.35-28-generic-pae
}
### END /etc/grub.d/10_linux ###

### BEGIN /etc/grub.d/20_linux_xen ###
### END /etc/grub.d/20_linux_xen ###

### BEGIN /etc/grub.d/20_memtest86+ ###
menuentry "Memory test (memtest86+)" {
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos6)'
   linux16   /boot/memtest86+.bin
}
menuentry "Memory test (memtest86+, serial console 115200)" {
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos6)'
   linux16   /boot/memtest86+.bin console=ttyS0,115200n8
}
### END /etc/grub.d/20_memtest86+ ###

### BEGIN /etc/grub.d/30_os-prober ###
menuentry "Windows 7 (loader) (on /dev/sda1)" {
   insmod part_msdos
   insmod ntfs
   set root='(hd0,msdos1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set 9a0ab13d0ab1176b
   chainloader +1
}
### END /etc/grub.d/30_os-prober ###

### BEGIN /etc/grub.d/40_custom ###
# This file provides an easy way to add custom menu entries.  Simply type the
# menu entries you want to add after this comment.  Be careful not to change
# the 'exec tail' line above.
### END /etc/grub.d/40_custom ###

### BEGIN /etc/grub.d/41_custom ###
if [ -f  $prefix/custom.cfg ]; then
  source $prefix/custom.cfg;
fi
### END /etc/grub.d/41_custom ###

comando sudo fdisk -l

paulinho@paulinho-System-Product-Name:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x1b57a489

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1          13      102400    7  HPFS ou NTFS
A partição 1 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda2              13       41679   334683136    7  HPFS ou NTFS
A partição 2 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda3           41680       60802   153597953    5  Estendida
A partição 3 não termina no limite do cilindro.
/dev/sda5           59586       60802     9763840   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6           41680       59586   143834112   83  Linux

linuser104

encontrei seu erro, veja a entrada do windows no seu grub.cfg:

Citar### BEGIN /etc/grub.d/30_os-prober ###
  insmod part_msdos
  insmod ntfs
  set root='(hd0,msdos1)'
  chainloader +1
}

ele está apontando é para a partição:

/dev/sda1: LABEL="Reservado pelo Sistema" UUID="9A0AB13D0AB1176B" TYPE="ntfs"

o correto seria:

menuentry "Windows 7 (loader) (on /dev/sda2)" {
  insmod part_msdos
  insmod ntfs
  set root='(hd0,msdos1)'
  search --no-floppy --fs-uuid --set b638bede38be9cb5
  chainloader +1
}

como informa isso aqui:

/dev/sda2: UUID="B638BEDE38BE9CB5" TYPE="ntfs"

linuser104

então abra o nautilus como root, vá a pasta /boot/grub, clique com o botão direito sobre o arquivo grub.cfg e em Propriedades vá a guia permissões e nela para o dono mude de apenas leitura para leitura e escrita. Isso serve para você poder editar o arquivo grub.cfg para fazer a mudança que te indiquei mais acima.

Depois de feito a mudança e ainda com o nautilus aberto como root, volte a permissão original do arquivo grub.cfg para somente leitura e somente depois disso saia do nautilus aberto como root.

Reinicie o PC e veja se agora entra no seu Windows.

Mulita

Citação de: linuser104 online 10 de Abril de 2011, 11:40
então abra o nautilus como root, vá a pasta /boot/grub, clique com o botão direito sobre o arquivo grub.cfg e em Propriedades vá a guia permissões e nela para o dono mude de apenas leitura para leitura e escrita. Isso serve para você poder editar o arquivo grub.cfg para fazer a mudança que te indiquei mais acima.

Depois de feito a mudança e ainda com o nautilus aberto como root, volte a permissão original do arquivo grub.cfg para somente leitura e somente depois disso saia do nautilus aberto como root.

Amigo,

Segui todos os passos conforme orientação, mas ainda não está funcionando.

Agora, quando seleciono o windows seven no dual boot, aparece a seguinte mensagem:

bootmgr is missing
Press ctrl+alt+del to restart

linuser104

Citação de: Mulita online 10 de Abril de 2011, 12:11
Citação de: linuser104 online 10 de Abril de 2011, 11:40

Amigo,

Segui todos os passos conforme orientação, mas ainda não está funcionando.

Agora, quando seleciono o windows seven no dual boot, aparece a seguinte mensagem:

bootmgr is missing
Press ctrl+alt+del to restart

É só desfazer o que havia dito, ou seja, abra o nautilus como root vá a pasta /boot/grub, clique com o botão direito sobre o arquivo grub.cfg e em Propriedades vá a guia permissões e nela para o dono mude de apenas leitura para leitura e escrita. Isso serve para você poder editar o arquivo grub.cfg.

lá você muda de:

menuentry "Windows 7 (loader) (on /dev/sda2)" {
  insmod part_msdos
  insmod ntfs
  set root='(hd0,msdos1)'
  search --no-floppy --fs-uuid --set b638bede38be9cb5
  chainloader +1
}

para:

insmod part_msdos
  insmod ntfs
  set root='(hd0,msdos1)'
  chainloader +1
}

Deve ser uma característica deste windows 7, pois apesar do seu windows (C:) está na partição /dev/sda2, talvez os arquivos para o boot do windows estejam na /dev/sda1, então o que falei antes não tinha nada haver com seu problema.

Aparentemente estava tudo ok com o grub em relação ao seu windows 7 e mesmo assim ele não entra, portanto deve ser algum problema com a instalação do seu windows 7, algum arquivo importante dele corrompido, talvez.

platao

Ola so por precaução, vc rodou o comando;

sudo update-grub

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Mulita

Citação de: platao online 10 de Abril de 2011, 14:08

sudo update-grub

Rodei e nada amigo.

Não tem mais jeito. Gostaria de uma informação de quem puder ajudar.

Tenho um HD externo de 500 gb e pensei em copiar todos (100%) dos arquivos do windows seven incluindo meus trabalhos, músicas.... O mesmo está sendo feito por intermédio do gerenciador de arquivos do Ubuntu.
Desta forma eu poderia instalar o windows seven do zero e recuperar as informações depois no HD externo.

A pergunta é: o fato de estar copiando arquivos que é do sistema windows via ubuntu para o HD não irá corromper os mesmos?

Obrigado

rjbgbo

Citação de: Mulita online 10 de Abril de 2011, 16:24
Citação de: platao online 10 de Abril de 2011, 14:08

sudo update-grub

Rodei e nada amigo.

Não tem mais jeito. Gostaria de uma informação de quem puder ajudar.

Tenho um HD externo de 500 gb e pensei em copiar todos (100%) dos arquivos do windows seven incluindo meus trabalhos, músicas.... O mesmo está sendo feito por intermédio do gerenciador de arquivos do Ubuntu.
Desta forma eu poderia instalar o windows seven do zero e recuperar as informações depois no HD externo.

A pergunta é: o fato de estar copiando arquivos que é do sistema windows via ubuntu para o HD não irá corromper os mesmos?

Obrigado

1º acho que vc deve verificar c/ calma as instruções dos colegas linuser104 e platao

agora sobre essa tranferencia, se o ubuntu reconhecer esse drive externo, tudo bem
mas qdo for instalar o qualquer que seja sistema operacional retire esse hd externo.