Problemas após atualização

Iniciado por williamalmeida, 08 de Março de 2011, 10:15

tópico anterior - próximo tópico

williamalmeida

Pessoal,

Meu Ubuntu 10.04 estava funcionando perfeitamente até eu atualizá-lo, após isso apareceram os seguintes problemas: os efeitos de video desapareceram, mas a resolução nativa permanece (1440 x 900) (tenho uma placa ATI HD4650 1GB DDR2); Nem a central de programas, e nem o gerenciador de atualizações abrem.
Com relação a placa de vídeo, olhando em Sistema>Preferências>ATI Catalyst Control Center, aparentemente está tudo normal, mas quando vou em Alterar Plano de Fundo> Efeitos Visuais sou informado que os efeitos extras não podem ser habilitados.
Já para acessar tanto a central de programas quanto o gerenciador de atualizações, após o comando com o mouse nos respectivos locais, após apróximadamente 1 ou 2 segundos eles fecham.
Fuçando em outros lugares, achei o seguinte comando: sudo dpkg --configure -a, tendo o retorno:

aviso, no arquivo '/var/lib/dpkg/status' próximo à linha 12748 pacote 'php5-gtk2':
error in Version string '2.0.0_Ubuntu_Lucid': invalid character in version number
aviso, no arquivo '/var/lib/dpkg/available' próximo à linha 13531 pacote 'php5-gtk2':
error in Version string '2.0.0_Ubuntu_Lucid': invalid character in version number

Também dei o seguinte comando: sudo software-center, retornando o seguinte:

/usr/share/software-center/softwarecenter/view/widgets/mkit.py:140: Warning: instance with invalid (NULL) class pointer
  EM = get_em_value()
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/widgets/mkit.py:140: Warning: g_signal_handlers_destroy: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
  EM = get_em_value()
2011-03-08 10:14:11,312 - softwarecenter.fixme - WARNING - logs to the root logger: '('/usr/share/software-center/softwarecenter/db/database.py', 96, 'open')'
2011-03-08 10:14:11,312 - root - WARNING - failed to add sca db Couldn't detect type of database
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appview.py:1196: Warning: instance of invalid non-instantiatable type `<invalid>'
  tr.set_button_spacing(int(get_em_value()*0.3+0.5))
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appview.py:1196: Warning: g_signal_handlers_destroy: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
  tr.set_button_spacing(int(get_em_value()*0.3+0.5))
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1250: GtkWarning: IA__gtk_widget_get_realized: assertion `GTK_IS_WIDGET (widget)' failed
  self.screenshot = ScreenshotView(self.distro, self.icons)
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1250: Warning: instance of invalid non-instantiatable type `<invalid>'
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1250: Warning: g_signal_emit_valist: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1250: Warning: g_signal_handlers_destroy: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1254: GtkWarning: IA__gtk_widget_get_realized: assertion `GTK_IS_WIDGET (widget)' failed
  self.homepage_btn = mkit.HLinkButton(_('Website'))
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1254: Warning: instance with invalid (NULL) class pointer
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1254: Warning: g_signal_emit_valist: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1254: Warning: g_signal_handlers_destroy: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/widgets/mkit.py:1100: Warning: invalid uninstantiatable type `(null)' in cast to `GtkLabel'
  self.label.set_markup('<u>%s</u>' % self.label.get_text())
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/widgets/mkit.py:1100: GtkWarning: IA__gtk_label_get_text: assertion `GTK_IS_LABEL (label)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/widgets/mkit.py:1100: GtkWarning: IA__gtk_label_set_markup: assertion `GTK_IS_LABEL (label)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1261: GtkWarning: IA__gtk_widget_get_realized: assertion `GTK_IS_WIDGET (widget)' failed
  self.share_btn = mkit.HLinkButton(_('Share...'))
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1261: Warning: instance of invalid non-instantiatable type `<invalid>'
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1261: Warning: g_signal_emit_valist: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/appdetailsview_gtk.py:1261: Warning: g_signal_handlers_destroy: assertion `G_TYPE_CHECK_INSTANCE (instance)' failed
/usr/share/software-center/softwarecenter/view/widgets/mkit.py:1100: Warning: invalid uninstantiatable type `<invalid>' in cast to `GtkLabel'
Falha de segmentação

Como sou um leigo em ubuntu, caso seja possível me orientem com um passo a passo.

Grato

zekkerj

Já tive erros parecidos com esses, e descobri que aconteceram pq a atualização foi interrompida antes de terminar.

Tente executar:

sudo apt-get -f install

E veja se a instalação termina. Se receber alguma mensagem de erro, cole-a aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

williamalmeida

Executei o comando, agora acontece o seguinte:
No gerenciador de atualizações aparecem as opções de atualização parcial e fechar, qualquer uma das duas que eu escolha, o gerenciador fica aberto apenas uns 2 segundos e logo fecha.
Quanto a central de programas, ela aparece o botao na barra inferior iniciando central.... mas nem chega a abrir

zekkerj

Quando vc executou o comando, quais foram as mensagens que recebeu?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

williamalmeida

Não recebo nenhuma mensagem de erro, simplesmente não abrem, nem a central de programas, nem o gerenciador de atualizações. Quanto ao problema com os efeitos de vídeo, mencionados no 1° post, depois de solucionar estes problemas, eu abro um outro tópico.

Desde já agradeço a atenção.

zekkerj

Vc executou o comando que eu sugeri em uma janela de terminal?

williamalmeida

Sim, executei, o retorno é esse:

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  virtualbox-ose-dkms python-sexy
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 242 não atualizados.

zekkerj

Interessante, vc disse que atualizou o sistema? Ele ainda marca como precisando de atualizações...

williamalmeida

Isso mesmo, atualizei completamente o sistema no fds, se não me engano baixei quase 540 MB de atualizações.

zekkerj

Hmmm. Vc por acaso fez a atualização da versão? Tipo, do 10.04 pro 10.10?

williamalmeida

Não, apenas atualizei o 10.04. Eu até estranhei o volume de dados para atualizar, mas eu deixo o ubuntu junto com o window$ 7, tem um tempinho q eu abandonei ele. rs

williamalmeida

Como sou um pouco sem paciencia, resolvi formatar. hehehehe. vou reinstalar o 10.04 e so pretendo mudar na próxima LTS.

zekkerj

Instalou a partir do LiveCD dessa vez? A instalação a partir do windows é meio problemática (como vc já viu, aliás).

williamalmeida

Sim, a instalação foi feita pelo LiveCD, exclui as duas partições e instalei do zero. Inclusive já até configurei o software do IRPF 2011, mas eu modifiquei duas coisas no gerenciador de atualizações: a primeira, para me notificar apenas o surgimento de versões LTS, e a segunda para fazer atualizações de segurança sem confirmações. Vc sugere alguma outra configuração? por exemplo eu baixar todas as atualizações disponíveis, ou deixar da forma como configurei (o sistema baixa as de segurança automaticamente)? ou alguma outra coisa

Abraço

zekkerj

Acho que dessa forma já está bem conveniente.