Acessar arquivos da rede usando programas que rodam pelo Wine

Iniciado por mandapra, 30 de Setembro de 2010, 11:22

tópico anterior - próximo tópico

mandapra

Olá pessoal. Sou novo por aqui e um recém apaixonado pelo Linux. Vamos lá!

Eu preciso utilizar o Dreamweaver pelo Wine para editar umas páginas que estão em um computador da rede ( IP fixo 10.100.0.1).
Acontece que não consigo acessar a pasta desses arquivos pelo Wine ( na verdade, não consigo "enxergar" nenhuma pasta que se encontra no servidor por qualquer programa do Linux. Por exemplo: se quero abrir uma foto pelo gpicview, tenho que ir pelo navegador de arquivos e daí executar. Se tento ir em "abrir" do gpicview, ele não "enxerga" a pasta "Rede". )

O que posso fazer?

Valeu!

zekkerj

Vc tenta acessar esses arquivos pela rede windows, né? tipo "\\10.100.0.1\paginas\pagina.html"?

Esse acesso é fornecido pelo Windows Explorer, por isso vc não o encontra ao rodar o dreamweaver pelo wine.
Sugiro que você faça um mapeamento do caminho em um diretório de sua máquina:

sudo apt-get install smbfs
sudo mkdir /media/pagina
sudo smbmount smb://10.100.0.1/paginas /media/pagina

Depois cadastre o ponto de montagem como um drive mapeado no wine, com o programa "winecfg" >> Unidades >> Adicionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mandapra

Antes de qualquer coisa, obrigado pela disposição em ajudar!

Olha, os arquivos estão nesse local do servidor: smb://10.100.0.1/dcasanova/dcasanova/versaoonline (inclusive o endereço está correto. Quando digitio exatamente assim no Nautillus ele abre a pasta correta)

Mas, quando eu digito sudo smbmount smb://10.100.0.1/dcasanova/dcasanova/versaoonline/ /media/pagina aparece essa mensagem : "Mounting cifs URL not implemented yet. Attempt to mount smb://10.100.0.1/dcasanova/dcasanova/versaoonline/
No ip address specified and hostname not found"

Alguma outra sugestão?

zekkerj

tire o "smb:", deixe só do "//" pra frente. Veja se assim vai.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mandapra

Bom... parece que vai . Mas ta pedindo uma password. Já coloquei a senha de root e tambem a senha do meu usuário da rede Windows . Nenhuma das 2 funcionou...

zekkerj

mandapra

Funcionou!!!

Obrigado, meu velho!

So para complementar, eu tambem editei o arquivo /etc/fstab

//10.100.0.1/dcasanova/dcasanova/versaoonline /media/pagina cifs user,uid=500,rw,suid,username=usuario,password=minhasenha 0 0

e depois fiz mount /media/pagina

Não sei se era necessário, mas ta aí!
;)

Valeuzao!!

zekkerj

Era o próximo passo... mas na hora de colocar no fstab, vc tira o "username=usuario,password=senha", e coloca no lugar "credentials=/home/usuario/credentials.samba"

Crie o arquivo /home/usuario/credentials.samba com permissão 0600, e o conteúdo:

username=usuario
password=senha
domain=

mandapra

Mas como eu faço isso:
"Crie o arquivo /home/usuario/credentials.samba com permissão 0600, e o conteúdo:

Código:

username=usuario
password=senha
domain=   "

??

zekkerj

Ahn, você sabe criar um arquivo, né? Abrir um editor, digitar o conteúdo, salvar com um nome que você escolhe. Isso não deveria ter mistério.

Sobre a permissão "0600":

chmod 0600 arquivo

O nome não precisa ser "credentials.samba", vc pode escolher qualquer coisa que faça sentido pra vc.

tgomame

Pessoal, precisei desse tutorial para configurar o acesso à rede Windows pelo Wine, e queria apenas observar uma coisa. É necessário especificar a pasta compartilhada. Não adianta colocar apenas sudo smbmount //192.168.0.20 /media/pasta . É preciso especificar uma pasta compartilhada dentro do UID, como, //192.168.0.20/pasta /media/pasta . Apanhei com isso, só para ajudar. Abços!