Postfix não envia email! [Resolvido]

Iniciado por livrexpert, 14 de Fevereiro de 2011, 07:06

tópico anterior - próximo tópico

livrexpert

Olá Pessoal!
Já fucei muita coisa na internet sobre esse assunto, mas ainda não encontrei nada que realmente explicasse objetivamente o
funcionamento do PostFix(apesar de muitos dizerem que ele é o melhor servidor de email).
Instalei ele via apt-get
$ sudo apt-get install postfix

também já veirifquei meu php.ini, de acordo com muita coisa que vejo na internet, as configurações d eSMTP do php.ini estão como devem estar

[mail function]
; For Win32 only.
; http://php.net/smtp
SMTP = localhost
; http://php.net/smtp-port
smtp_port = 25

; For Win32 only.
; http://php.net/sendmail-from
;sendmail_from = me@example.com

; For Unix only.  You may supply arguments as well (default: "sendmail -t -i").
; http://php.net/sendmail-path
;sendmail_path =

Porém quando testo meu script para envio de email com a função mail() do PHP, não gera erro, mas na caixa de email não aparece nada.
Já testei com gmail, bol, bohstmail...e nenhum chega.

se quiserem eu posto até o meu script de envio do formulario PHP, mas acredito que não seja este o problema, infelizmente ainda não tenho
uma hospedagem paga pra testar o script, mas tou comprando, só falta somente a parte burocrática da hospedagem e registro e tal
Porém tem tudo que tem que ter, até variavel da função date, pra que nao sej atratado como spam...

além de instalar o PostFix, alguém tem um proximo passo de como configurá-lo e depois testá-lo pra que o mesmo funcione?

Obs.:antes de publicar este tópico, já lí varios, mas nenhum explica ao certo o que deve ser feito.

livrexpert

Observação:

alguém sabe quais dados devem ser configurados no

$ sudo dpkg-reconfigure postfix

?

deixei tudo como default, somente na opçao local que tava nome do meu grupo de rede, que havia alterado para localhost, mas depois voltei pro nome da maquina na rede...seria o certo?e os outros campos?

zekkerj

CitarPorém quando testo meu script para envio de email com a função mail() do PHP, não gera erro, mas na caixa de email não aparece nada.
Já testei com gmail, bol, bohstmail...e nenhum chega.
Provavelmente seus emails estão sendo rejeitados como spam. Enquanto vc não registrar o domínio e configurar corretamente o DNS, isso vai acontecer.

Enquanto isso, acompanhe o funcionamento do Postfix pelos arquivos "/var/log/mail*". Tudo que o Postfix faz, deixa de fazer, ou tenta fazer e não consegue, fica gravado lá.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

livrexpert

Opa zekkerj!

então eu acesso os logs do POstFix, e obtenho este codigo abaixo, mas não sei u q esse codigo quer dizer, se entregou ou não
as mensagens, dá um aolhada ae:

livrexpert@linux:~$ tail /var/log/mail.log
Feb 15 12:28:37 linux postfix/smtp[10198]: connect to mx2.hotmail.com[65.55.37.120]:25: Connection timed out
Feb 15 12:29:07 linux postfix/smtp[10198]: connect to mx1.hotmail.com[65.55.92.168]:25: Connection timed out
Feb 15 12:29:07 linux postfix/smtp[10198]: 0B2B025313: to=<milla_atitudefeminina@hotmail.com>, relay=none, delay=137383, delays=137232/0.02/150/0, dsn=4.4.1, status=deferred (connect to mx1.hotmail.com[65.55.92.168]:25: Connection timed out)
Feb 15 12:46:37 linux postfix/qmgr[1324]: 52FC425492: from=<www-data@linux>, size=426, nrcpt=1 (queue active)
Feb 15 12:47:08 linux postfix/smtp[10273]: connect to gmail-smtp-in.l.google.com[74.125.45.27]:25: Connection timed out
Feb 15 12:47:38 linux postfix/smtp[10273]: connect to alt1.gmail-smtp-in.l.google.com[74.125.115.27]:25: Connection timed out
Feb 15 12:48:08 linux postfix/smtp[10273]: connect to alt2.gmail-smtp-in.l.google.com[74.125.79.27]:25: Connection timed out
Feb 15 12:48:38 linux postfix/smtp[10273]: connect to alt3.gmail-smtp-in.l.google.com[74.125.53.27]:25: Connection timed out
Feb 15 12:49:08 linux postfix/smtp[10273]: connect to alt4.gmail-smtp-in.l.google.com[209.85.225.27]:25: Connection timed out
Feb 15 12:49:08 linux postfix/smtp[10273]: 52FC425492: to=<marcos.bm8@gmail.com>, relay=none, delay=3445, delays=3294/0.12/150/0, dsn=4.4.1, status=deferred (connect to alt4.gmail-smtp-in.l.google.com[209.85.225.27]:25: Connection timed out)
livrexpert@linux:~$

zekkerj

Os servidores estão recusando a conexão. Isso pode ser pq você não passou em alguma verificação de autenticidade (e.g. SPF), ou pq vc simplesmente está usando a porta errada pra contactar --- há uma recomendação recente da IANA para mudar a porta usada pelo SMTP, pra diminuir a quantidade de Spam rodando pelo mundo.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

livrexpert

Se eu alterar a porta os servidores irão aceitar?Que porta devo utilzar pra o SMTP?altero no PHP.INI?

zekkerj

Pode ser que alterando a porta de envio, você consiga enviar. Mas esse número de porta é divulgado pelo DNS, e vc tem que programar o postfix pra identificar e usar essa informação.

Além disso, há mais coisas que vc precisa verificar, antes disso. Por exemplo, se sua rede tem conectividade com a internet, e principalmente se você está autorizado a enviar mensagens para o seu domínio.

livrexpert

c sabe me dizer como eu altero o DNS da minha máquina, se houver DNS.

zekkerj

Sua máquina é o MX do seu domínio?

livrexpert

Zekkerj, eu não tenho um servidor DNS instalado, se eu instalar por exemplo um bind9 e configurar minha máquina pra ter o nome: 'brasileiro',
qual endereço eu teria que mandar minhas mensagens de email pra que eu mesmo pudesse receber dentro da minha rede?
ao inves d e digitar o endereço IP em outro PC aqui em casa pra poder escutar a 80 do apache pelo browser, se eu digitasse 'brasileiro' eu já acessaria a pasta www?e qual seria o endereço MX? mail.brasileiro? é isso?

zekkerj

Não. Pra poder enviar, sua máquina tem que ser cadastrada como o MX do domínio. Pelo que entendi, vc não está trabalhando com domínio próprio, então qualquer tentativa de enviar a partir de sua máquina vai ser recusada, ou caso não seja, os emails que vc enviar vão cair na caixa de spam do destinatário.

livrexpert

fmz entendí, se eu usar meu domínio www.livrexpert.com, eu conseguiria?
cara, vc tem mensgeiro, skype...algo do tipo?

zekkerj

Não uso qualquer tipo de IM. Prefiro que os contatos sejam aqui pelo fórum.