Perdi meu sistema - ok

Iniciado por lopp, 24 de Fevereiro de 2011, 01:38

tópico anterior - próximo tópico

lopp

Tenho um Netbook Acer Aspire One com 150 GB de HD.
Antes do erro que vou relatar, meu HD estava particionado em: (anotaçoes extras que mantenho por ser iniciante)

Sda1-Windows Vista loader 11GB
Sda2-Windows XP ACER 43GB
Sda5-Livre 45GB (aterniormente tinha instalado Ultimate Edition 2.7)
Sda6-Swap 1GB
Sda7-Ultimate Edition 2.8 - Ultimate Edition 2.8-Ubuntu 10.10 58GB
Sda8-Swap 2GB

Baixei via Windows XP o OpenSuse.ISO (4GB) e executei o UnetBootin para gravar no Pendrive de 4GB.

Porém, durante a criação do Pendrive Bootavel aconteceu um erro pois quando formatado em FAT, sobra somente 3.7GB livre, não comportando o OpenSuse de 4GB.

Resetei a máquina para retornar ao Linux, porém deu o erro abaixo listado:
error: no such partition
grub rescue>

Fiquei sem sistema.

Entrei com o pendrive LiveUSB - Ultimate Edition 2.8-Ubuntu 10.10

Eexecutei o Gparted e este acusa:
/dev/sda (3,73 GB)
/dev/sda1 - Fat32 - /cdrom - ....

/dev/sdb (149,05GB)
/dev/sdb1 - não alocada - não alocada -Tam 149,05GB ...

Quando executo Aplicativos>Sistema>Administração>Utilitário de Unidades, alem dos demais dispositivos, ele apresenta:
Disco Rígido de 160GB ATA WDC WD1600BEVT-22ZCTO (Status do SMART: verde Un. está bem)
Um gráfico:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|      PQSERVICE     |              ACER                |                           EXTENDIDA 106.0 GB                            |
|      11GB NTFS     |          43GB NTFS            |----------------------------------------------------------------------|
|                          |                                     |                                LIVRE 106.0 GB                               |
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uso: Espaço não alocado
Dispositivo: /dev/sdb
Tipo de partição: -
Capacidade: 106GB (106.188.243.968 bytes)

Sumiram todas as partições LINUX

Se executo o gerenciador de arquivos do Linux, ele encontra o ACER, contendo todos meus dados (fotos, musicas, videos, planilhas, textos), que por sinal mantive dentro da partição do Windows até acostumar com o linux.

Via LivePendrive, conecto na Rede, mas nao encontro resposta em nenhum forum que sirva de referencia pra eu solucionar meu problema.

O que aconteceu com meu linux? Como recupero, ou se é possível,meu linux e o dual boot windows/linux (nao tenho CD Windows e nao quero perdê-lo pois é OEM com minha máquina)?

Via terminal executo:
ubuntu@ubuntu:~$ uname -a
Linux ubuntu 2.6.35-22-generic #33-Ubuntu SMP Sun Sep 19 20:34:50 UTC 2010 i686 GNU/Linux

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 4007 MB, 4007624704 bytes
124 heads, 62 sectors/track, 1018 cylinders
Unidades = cilindros de 7688 * 512 = 3936256 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x000657ef

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        1018     3913161    c  W95 FAT32 (LBA)

Não foi possível realizar busca em /dev/sdb
ubuntu@ubuntu:~$

Qualquer tentativa usando o dispositivo /dev/sdb, acarreta erro

Por favor, se alguém puder me ajudar eu agradeço
PS.: Estou usando um pendrive de 4GB, como LiveUSB, contendo Ultimate Edition 2.8-Ubuntu, criado com Aplicativos>Sistema>Administração>Criador de disco de inicialização, com a opção de Armazenar no espaço  reservado, conforme a dica do Carlos Marimoto no artigo http://www.gdhpress.com.br/blog/ubuntu-em-pendrives/

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lopp

Citação de: zekkerj online 24 de Fevereiro de 2011, 14:18
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79383.0.html

Caro zekkerj, li o tópico mas não encontrei relação com meu relato.

Eu estava tentanto gravar uma OpenSuse.ISO (para provar outra distro) no XP, usando o Unetbootin e não errei a letra do drive, tanto que qdo excedeu a capacidade do mesmo, o unetbootin solicitou para trocar a mídia.

Logo dei reset no windows xp para retornar ao Linux e continuar minha vida até poder comprar um pendrive de 8GB para só entao retomar a prova do opensuse.

Meu Ubuntu é first option on booting.

Neste ponto optive a mensagem de erro inicial do meu relato:

error: no such partition
grub rescue>

Desde entao nao consegui mais carregar nada do HD, salvo o que citei.

Não tenho backup

Continuo usando Ubuntu porque tenho um LiveUSB

Parece que vou ter que backupear o que sobrou do windows, formatar tudo e começar reinstalando LINUX?
Queria tentar resgatar pelo menos o windows que as vezes ainda serve! Mas ...

Se alguem tiver uma luz.

zekkerj

CitarCaro zekkerj, li o tópico mas não encontrei relação com meu relato.
Provavelmente vc cometeu o mesmo erro (gravou sobre o HD, em vez de gravar no pendrive), e provavelmente sua solução será a mesma dele --- reinstalar.

Recuperar partições não é impossível, mas é um trabalho pesado, delicado, e normalmente ingrato.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lopp

... continuo precisando de ajuda dos colegas, vou tentar a recuperação do GRUB num post que encontrei aqui ...

Após criar um pendrive de Win xp com o WintToFlash e verificar que o Windows se encontrava intacto na partição, porém sem conseguir acessar o HD com o Gerenciador de Unidade do Windows, muito menos pelo Geparted usando o LiveUsb do Ultimate Edition 2.8-Ubuntu (unidade nao alocada), executei o programa Easus. Este sim me deu controle total do HD. Com ele formatei a partição vazia (/dev/sda5) em ntfs. Voltei ao Linux, durante a carga do UE2.8-Ubuntu via LiveUsb, pressionei "M" (recuperação Manual de partição). Instalei novamente o sistema na partição que deixara vazia. Para minha alegria, a nova instalação me devolveu todas as outras que anteriormente me negavam acesso e agora tenho 2 instalações Linux e a Windows Xp rodando com perfeição. Todos meus dados, tanto do Linux quanto do Windows estão INTACTOS. Vou provar OpenSuse. Obrigado pela ajuda!