Padronizar o menu para todos os usuários.

Iniciado por gilbertoGRM, 16 de Fevereiro de 2011, 13:41

tópico anterior - próximo tópico

gilbertoGRM

Boa tarde senhores.

Estou com uma dúvida e gostaria de saber se podem me ajudar.
bom primeiramente começando com a versão do ubuntu que estou utilizando, Ubuntu 10.10.
O problema é o seguinte eu estou querendo padronizar o menu do ubuntu dos usuários mas de uma forma geral.
todo usuário que logar na máquina aparecera os mesmos menus.
sem as opções de sistema e de administrador e sem os jogos e talz.
porém estou tendo que fazer isso em cada perfil um a um.
queria saber se tem alguma forma para que faça isso de maneira geral sem precisar fazer isso em cada usuário.

Obrigado.

navegantesdailusao

Olá, vc quer criar um Grupo?

Sistema > Administração > Usuários e Grupos

e configura a conta.

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

zekkerj

Pros usuários antigos, tem que ir mesmo um-a-um.

Mas pros usuários novos, vc pode configurar um usuário do jeito que vc quer, depois usar o perfil desse usuário pra gerar um novo "skeleton" (diretório de onde vêm as opções padrão dos novos usuários).

Daí todos os novos usuários vão ser criados com as mesmas opções definidas no "skel".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

gilbertoGRM

Obrigado senhores pelas respostas.

Mas deixa eu explicar melhor, o que acontece é o seguinte ao usuário efetuar o login autentica no ldap e carrega somente as pastas que o usuário tem acesso.
ao logar na máquina com ubuntu ele cria um novo home para primeira vez que o usuário loga.
queria saber se ao criar esse novo perfil teria como deixar o menu padronizado para qualquer usuário que logar pela primeira vez.

agradeço desde já.

zekkerj

Então: o conteúdo do perfil é criado a partir do "skeleton", que fica armazenado em "/etc/skel".

Você configura um usuário da forma que quer/precisa, depois copia todos os diretórios e subdiretórios do perfil do usuário pra /etc/skel. A partir daí, todos os novos usuários vão ser criados com a mesma configuração. Como você diz que usa LDAP, nesse método o perfil do usuário é criado no primeiro acesso, então nessa hora o sistema vai pegar o "skeleton" (/etc/skel) e configurar o usuário como você quiser.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

gilbertoGRM

Obrigado senhores pela ajuda.
consegui solucionar o problema com a dica do zekkerj.