Rede totalmente em linux

Iniciado por campolix, 25 de Janeiro de 2011, 01:26

tópico anterior - próximo tópico

campolix

Olá senhores(as), tudo bom!!!

Atualmente tenho uma rede mista(samba como controlador de domínio e autenticação com Ldap). Quero migrar todas as minhas máquinas windows para ubuntu. Mas, os usuarios que já usam o windows a tempo, estão acostumados com o mapeamento automatico que o samba faz dos diretorios que cada usuário tem acesso no explorer. Preciso mapear os diretórios como o samba faz nas máquinas windows, mas no Ubuntu. Preciso usar a minha base do ldap já(não quero precisar recadastrar todos), o que vcs acham que devo fazer?

Obrigado!

zekkerj

O primeiro passo é treinar os usuários pra usar o Linux. Senão, eles vão simplesmente rejeitar as mudanças, vão sempre dizer que "não está funcionando", ou "no windows eu fazia assim, não sei como faço isso no linux", e "tá muito difícil".

Quanto aos mapeamentos, vc pode montar os compartilhamentos em algum ponto predefinido (p.ex. /media/Rede/compartilhamento). Isso pode ser feito no boot (com o inconveniente de ficar associado ao root), ou no login do usuário, via script.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

maurov

Aqui na empresa nós tivemos esse problema de usuário que o zekkerj falou. Então, cada usuário que dava pau no seu ruindows ganhava uma configuração no Ubuntu. Como já deu pau em todas, só linux agora! 8) :P :D

campolix

Citação de: campolix online 25 de Janeiro de 2011, 01:26
Olá senhores(as), tudo bom!!!

Atualmente tenho uma rede mista(samba como controlador de domínio e autenticação com Ldap). Quero migrar todas as minhas máquinas windows para ubuntu. Mas, os usuarios que já usam o windows a tempo, estão acostumados com o mapeamento automatico que o samba faz dos diretorios que cada usuário tem acesso no explorer. Preciso mapear os diretórios como o samba faz nas máquinas windows, mas no Ubuntu. Preciso usar a minha base do ldap já(não quero precisar recadastrar todos), o que vcs acham que devo fazer?

Obrigado!

Vou tentar ser mais específico!!!
Não me preocupo em aculturar o usuário, preciso que os usuários logen no ubuntu, usando seu login e senha cadastrados numa base openldap, e que ao abrirem o nautilus, apareça os diretórios do servidor de arquivos que eles tem permissão de acesso. Como ocorre com o rWindows que está em um domínio. É isso!!! preciso de um domínio para os clientes linux, que mapeie automaticamente, no logon, os diretórios que os usuário tem permissão!

Alguma dica pessoal!!!!

renato-barbosa

Olá Campolix.

Esse ambiente que voce deseja é plenamente possível.
Se as suas estações windows utilizam o samba hoje isso quer dizer que os usuários do samba já autenticam em uma base Ldap sua certo?
Para que as suas estações linux "mapeiem" as unidades compartilhadas voce precisa apenas monta-las.
Pode configurar um script para que quando o usuário logar o mesmo execute e monte a unidade desejada.
Para montar no linux uma unidade do samba execute o comando abaixo:

sudo mount -t cifs //ip_do_servidor/nome_do_compartilhamento /pasta_local -o user=usuario,passwd=senha.

Sugiro que teste em uma estação e caso tenha duvidas me responda.

Abraço.
Renato Barbosa
Porque "Suporte Linux"? Porque é Livre!