Ubuntu disponibiliza o Opera 9 para download fácil

Iniciado por Marcus VBP, 07 de Julho de 2006, 14:35

tópico anterior - próximo tópico

Marcus VBP

Aparentemente o Opera 9 ficará disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, para ser instalado facilmente através de aplicações > adicionar/remover.

e a canonical ainda deu um elogio ao Navegador Norueguês:

CitarWith its innovative technology and ease of use, Opera is a perfect match for Ubuntu. The two organizations have similar beliefs and values that are woven into their products.

fonte: http://www.ubuntu.com/news/opera9

PS: eu procurei aqui em aplicações > adicionar remover, e não encontrei. talvez eles ainda não tenham adicionado o pacote.

havocz

Citação de: Marcus VBP online 07 de Julho de 2006, 14:35
e a canonical ainda deu um elogio ao Navegador Norueguês:

With its innovative technology and ease of use, Opera is a perfect match for Ubuntu. The two organizations have similar beliefs and values that are woven into their products.

Segue aos que desejarem Experimentar: Opera Unleashed

8)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

sagramor

O Opera não é software proprietário?

E o Ubuntu não usa só software de código aberto?

Não existe uma contradição aí?

Não estou a entender muito bem essa história, não. Será que o Ubuntu está mudando sua filosofia?
burrium gwent corinium lindinis dumnonia ynystrebes

Lamego

Sim o Opera é software proprietário.

Não, o Ubuntu não utiliza só software de código aberto, a sua principal orientação é o software livre mas não tem nenhuma política anti código fechado, o exemplo disso é a quantidade de pacotes de código fechado que se encontra nos repositórios universe/multiverse .

Esta sempre foi a filosofia do Ubuntu, e alias em casos como os drivers das placas gráficas não suportar ou não disponibilizar drivers com aceleração 3D seria suicidio.

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

FaBMak

Descobri porque não aparece nos repositórios, porque está em um novo repositório!

Para aparecer na lista, inclua essa linha no seu /etc/apt/sources.list

deb http://archive.canonical.com/ubuntu dapper-commercial main

Fonte: http://www.ubuntuforums.org/showpost.php?p=1226402&postcount=26

FaBMak

PS: Só fiquei triste por ver que o Opera depende da Qt.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

enceladus

dapper-commercial?

taí uma novidade.
até quando o Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu vai resistir ao esquemão do SuSE, Mandriva, Xandros etc?
Nevermore! Nevermore! - Poe

galactus

Acho que ele resiste até o Mark torrar todos os seus Bilhões! :)

Bom, voltando ao Opera. Atualizei o meu Opera 9 que havia baixado do próprio site do Opera, pelo do repositório do Ubuntu. Ficou ainda mais rápido para chamar o Opera!  O Opera 9 tá abrindo mais rápido que o Firefox 1.5.4 . Mas na navegação o Opera 9 ainda perde para o Firefox em velocidade.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Lamego

Existe uma grande diferença entre incluir software fechado e tornar a distro numa distro comercial.
João Luís Marques Pinto

Kwezer

Nossa, após ler o elógio fiquei pensando em uma coisa.
Será possivel o Ubuntu trocar o Firefox pelo Opera?
Bom, se levar em consideração que o Opera é um software proprietário...
Mais já que o pessoal ta comentando que isso não é problema...
O que acham?

Frances H

do meu ponto de vista seria interessante a troca pelo  OPERA .. jah q ele eh um otimo browser  .. e jah o uso as 4 anos
LINUX USER #419396

Lamego

O que é que você chama trocar ? Alterar o browser que vem na instalação original ?
Não me parece, isso iria contra a políticia de apoio ao software livre do Ubuntu, especialmente não havendo um factor fundamental que justifique a adopção da alternativa comercial.
Sem entrar na comparação de velocidades, você precisa do opera para algo que não consegue fazer com o firefox ?
João Luís Marques Pinto

FaBMak

Quem estiver interessado pode ler um artigo sobre o lançamento do repositório dapper-comercial:
http://ubuntu.wordpress.com/2006/07/08/introducing-the-dapper-commercial-repository/

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Kwezer

Citação de: Lamego online 09 de Julho de 2006, 18:07
O que é que você chama trocar ? Alterar o browser que vem na instalação original ?
Não me parece, isso iria contra a políticia de apoio ao software livre do Ubuntu, especialmente não havendo um factor fundamental que justifique a adopção da alternativa comercial.
Sem entrar na comparação de velocidades, você precisa do opera para algo que não consegue fazer com o firefox ?

Ueh, se não for entrar em quesitos de velocidade...
O que o Opera faz que o Firefox não consegue fazer?
Eu prefiro o Firefox, mais acho que ta na hora de ele fazer uma "dieta" no código.

rodrigo666

Citação de: galactus online 08 de Julho de 2006, 18:00
Acho que ele resiste até o Mark torrar todos os seus Bilhões! :)

Bom, voltando ao Opera. Atualizei o meu Opera 9 que havia baixado do próprio site do Opera, pelo do repositório do Ubuntu. Ficou ainda mais rápido para chamar o Opera!  O Opera 9 tá abrindo mais rápido que o Firefox 1.5.4 . Mas na navegação o Opera 9 ainda perde para o Firefox em velocidade.

Muito estranho, tanto aqui em casa quanto em todas comparações que se encontra na Internet, o Firefox perde longe em velocidade de navegação para o Opera.

Você é a primeira pessoa que eu vejo dizer que o  Firefox é mais rápido.

rodrigo666

Citação de: Kwezer online 10 de Julho de 2006, 10:48
Citação de: Lamego online 09 de Julho de 2006, 18:07

Ueh, se não for entrar em quesitos de velocidade...
O que o Opera faz que o Firefox não consegue fazer?
Eu prefiro o Firefox, mais acho que ta na hora de ele fazer uma "dieta" no código.

Se for para escolher entre o Firefox e o Opera como padrão no Ubuntu, escolho o Opera, pois além de ser mais rápido, mais leve é muito melhor em vários aspectos que não cabem mencionar aqui.

Mas se for para dizer qual deveria ser o substituto do Firefox, diria que é o Flock, browser baseado no engine do Firefox, mas bem mais leve para o sistema e com diversos recursos Web 2.0/sociais que condizem com a filosofia Ubuntu. (Ah, ele é compatível com todas principais extensões do Firefox).