Novato com Dúvidas.

Iniciado por Patere, 31 de Janeiro de 2011, 14:42

tópico anterior - próximo tópico

Patere

Ola Pessoal, tudo bem com todos ? espero que sim.
Sou novato no mundo Linux e tenho instalado no Escritório o Ubuntu Server 10,10.
E estou adorando, incrível esta versão é mesmo show.
Estou migrando definitivamente do Windows para Ubuntu porque nao aguento mais formatar
PC a cada 6 meses, sem falar nas pragas, vírus e outros bichos.
Bem, vamos ao que interessa e esquecer os pesadelos do passado. (Rsssss).

Pessoal, aqui no escritório temos 4 maquinas e infelizmente uma ainda terei que usar
windows em uma delas. Instalei as impressoras no servidor e compartilhei.
Ocorre que enxergo o pc win pelo samba, mas nao consigo me conectar no servidor.
Solicita login e senha mas nao tem jeito; e obviamente preciso usar as impressoras e nao consigo.
Alguem tem o caminho das pedras, tutorial passo a passo pra versao 10. ???

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.

Patere.

phaleixo

ola para compartilhar impressora com windows nao precisa do samba vc so precisa do cups que ja e instalado por padrao no ubuntu
para configurar abra seu navegador(firefox por exemplo) e digite na barra de endereços:

localhost:631

Vai abrir uma tela de configuração do cups. Vá em Adding Printers and Classes, Coloque o nome da sua impressora, localidade e tals. Na próxima tela, vai pedir aonde q tá localizado sua impressora. Se ela estiver instalada corretamente, vai estar mostrando lá o dispositivo. Escolha-o e passe adiante. Coloque o caminho do seu dispositivo de impressão (/dev/lp0 por exemplo). Siga adiante. Vai pedir agora a marca da sua impressora e o modelo, escolha e pronto, sua impressora já foi configurada. Depois vc pode i lá no Windows e add a impressora, ae é só por o caminho da impressora no seu Linux. Ex.: http://10.1.1.1:631/printers/lp, sendo q a porta 631 é obrigatória, ok?