Configuração do Ubuntu 10.10 no Dell XPS L401x

Iniciado por Necrocyber, 03 de Fevereiro de 2011, 08:39

tópico anterior - próximo tópico

Necrocyber

Opa bom dia gente eu gostaria de pedir um conselho sobre configuração das partições no meu novo notebook.
Eu tenho um Xps L401x da Dell com 500GB de HD.Eu optei por colocar somente o Ubuntu no meu Notebook e se necessário colocar qualquer outro sistema operacional na Oracle Virtual box. Minhas dúvidas são em relação a quanto colocar na Swap e quanto vocês recomendariam pra colocar na Raiz;
Segue abaixo as configurações que eu coloquei, se alguém tiver alguma sugestão melhor será bem vinda:

Raiz/Ext4: 40GB(Sistema);
Swap:8GB (Como já li em que é sempre bom ter o dobro da quantidade de Ram de Swap, porém minha dúvida se basea no fato de em alguns fórums eles postarem artigos falando que quando o pc tem mais do que 512 de ram não ser tão necessário assim tanto espaço reservado pra swap.Como o meu pc tem 4GB de Ram quando sugestionariam??!!!);
Home/Ext4:452(bom essa daí é bem óbvia rs...no máximo vai aumentar se eu ver que o pessoal acha desnecessário 8GB de Ram);

###Aproveitando que eu já estou aqui queria falar da minha placa de vídeo Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GT 420M 1Gb. Depois que eu instalei no notebook os drivers da mesma o Ubuntu só entra em modo de texto, se alguém puder me ajudar eu agradeceria;

Valeu gente!!! ;D
A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!

navegantesdailusao

Olá, tenho 3gb d ram deixo 1GB de swap

mas ele nunca usa, sempre está lá

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

clodoaldops

Meu note DC1.6ghz + 2gb/ram + 160gb/hd tá assim:
sda1...ntfs...30gb...vista
sda2...swap...2gb
sda3...ext4...28gb...ubuntu
sda4...ntfs...100gb...BKP

Mais que 2gb de swap é desperdicio....

Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

Tota

Ola,

A questão de swap, aqui especificamente, se refere ao fato do sistema estar em um notebook.

A hibernação e a suspensão do sistema, dependem de swap.

Nestes casos, como não é possivel se fazer previsão da quantidade de processos ativos no momento de suspender/hibernar a maquina, o preceito de swap ter o dobro da ram instalada tem sentido.

Com isto se economiza bateria, importante no desempenho deste tipo de equipamento.

Evidente que podem serem feitos testes para se determinar o tamanho ideal da swap para cada equipamento.

Já em desktops o cenário é totalmente diferente.

[]'s