mandriva + ubuntu

Iniciado por sandrassg, 31 de Janeiro de 2011, 18:27

tópico anterior - próximo tópico

sandrassg

tenho o mandriva instalado no meu computador e resolvi instalar o ubuntu também, porém não gosto do grub2, queria continuar com o inicializador do mandriva. para isso precisava instalar o grub2 na partição onde instalei o Ubuntu e não consegui. Na instalação escolhi a opção correta, vi inclusive no momento que a mensagem dizia onde ia instalar o grub, mas nada aconteceu. Acabei apelando para uma gambiarra, tinha uma partição vazia, que uso para backup e instalei o ubuntu nela, pedindo para instalar o grub 2 na partição onde está o ubuntu sem grub. Deu certo. O problema agora é que qualquer modificação tem que ser feita pelo ubuntu da partição de backup, que eu pretendo deletar. Alguma ideia? Obrigada.

eliseu_carvalho

Acho que o ideal seria primeiro instalar o Ubuntu, depois o Mandriva. Aí torna-se possível acessar os dois sistemas pelo inicializador do Mandriva.

galactus

Dá a maior dor de cabeça mesmo! 

O Mandriva 2010 usa Grub 1 e o Ubuntu usa Grub 2!  Não são compatíveis de maneira automática!

Tem que alterar o Grub de quem foi instalado por último na unha para o outro poder funcionar!

Se você quer usar o Grub 1 do Mandriva então tem que procurar o Fórum do Mandriva!

Eu já tentei das duas formas, hora o Mandriva e hora o Ubuntu foram instalados primeiro e não deu certo!  Deu pau aqui!  Mesmo fazendo tudo o que o pessoal do Fórum do Mandriva mandou!

Mas você pode ter mais sorte do que eu!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

alevian

Caro Galactus,

Uso ambos no meu PC e em outros que já instalei.
E parece que a Sandra também resolveu o problema, conforme tópico aberto, referente ao mesmo assunto, no fórum da outra distro.

Não domino o Grub 2, porém com o Grub 1 não é nenhum bicho de sete cabeças.

Basta instalar o gerenciador do Mandriva normalmente (vai gravar o gerenciador na MBR) e instalara o Ubuntu na própria partição (no passo 7, da instalação - para quem não sabe - em opções avançadas, basta desmarcar a opção de gravar o gerenciador na MBR).

Feito isto, é só entrar no arquivo menu.lst, do Mandriva e fazer ali as indicaçõezinhas.

Minha "saga", neste tópico: Instalar o gerenciador de inicialização em uma partição (RESOLVIDO)

Linux User 586375

sandrassg

alevian

seus posts, aqui e no forum do mandriva, viraram meus guias esses dias, fiz tudo várias vezes, mas não adiantou. eu havia conseguido sem problema com o ubuntu 9.4, se não me engano. mas esse 10.10 tem um problema sim, senão porque daria certo quando a gente instala de outra partição? acho que a instalação sobrepõe o grub na mesma partição (sei lá, tô chutando).

galactus, eu consegui. da primeira vez, com o ubuntu 9.4 (acho) consegui tranquilamente. Esse ano é que foi um inferno, mas consegui de novo, com a ajuda dos amigos do fórum do mandriva.

Minha pergunta aqui é só sobre o grub2. se tem algum jeito.

Mas eu acho um absurdo que as distro linux não sejam mais amigáveis umas com as outras. quer dizer, pra windows tudo se dá jeito...

sandrassg

ah, alevian, agora no instalador do ubuntu 10.10, tem um menu pra escolher onde instalar, na mbr ou nas partições e tem todas as partições como opção.mas não instala, porque o grub do mandriva não acha ele.mas quando eu instalo um segundo ubuntu e mando gravar o grub2 na partição do primeiro ubuntu ele grava, porque aí o grub do mandriva acha ele imediatamente.

alevian

Putz...

O Mandriva não acha o gerenciador de incializador do Ubuntu 10.10 gravado na partição!?

Curioso...

Quando vc conseguir, vou tentar. (aproveitando suas dicas!)

Por ora, vou ficar com o 10.04 (até porque é Long Term Suport)
Linux User 586375

galactus

Foi como eu disse antes, talvez vocês tenham mais sorte do que eu!

Ainda falta acrescentar quando os dois sistemas começam a fazer atualizações de kernel, alterando o Grub.....

Foi um saco aqui!  Acabei por não usar eles em DualBoot! Talvez agora com a nova versão do Mandriva em maio, eles passem para o Grub2, daí não vai ter mais este problema!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

bawlaw

olha... sugiro manter o grub2..
voce pode customiza-lo tambem. (vide: burg-manager)