GRUB: Ubuntu duplicado

Iniciado por Compostela, 03 de Julho de 2007, 20:04

tópico anterior - próximo tópico

Compostela

Olá, tudo bem?

Procurei isto no fórum mas não achei...

Seguinte: Meu ubuntu tá duplciado no Grub. Ou seja, aparece mais ou menos assim:

- Ubuntu Generic
- Ubuntu Recovery Safe
- Ubuntu Generic
- Ubuntu Recovery Safe
- memtest86

Other Systems:
- Windows XP

São 6 opções, tendo duas redundantes!

E todas funcionam.... (bem, eu testei quase todas....)

Isso é grave?
Ou é normal e eu não tive a capacidade de perceber isso no fórum/net?

Como arrumo?

abçs

clcampos

As opções 3 e 4 são referentes a um kernel mais antigo. Isto é devido a atualização do seu sistema. Para retirar estas opções basta editar o arquivo /boot/grub/menu.lst ($ sudo gedit /boot/grub/menu.lst) e comentar estas linhas (para comentar inicie a linha com o caracter #).  Para ajudá-lo vou postar o meu arquivo (sem comentários, a não ser os das entradas duplicadas).

gfxmenu /boot/grub/message.gulliver

default 0

timeout 10

title Ubuntu 7.04, 2.6.20-16-generic
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-16-generic root=/dev/sda6 ro quiet splash locale=pt_BR
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-16-generic
boot

title Ubuntu 7.04, Recovery Mode
root (hd0,5)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-16-generic root=/dev/sda6 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-16-generic
boot

#title Ubuntu 7.04, 2.6.20-15-generic
#root (hd0,5)
#kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=/dev/sda6 ro quiet splash locale=pt_BR
#initrd /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
#boot

#title Ubuntu 7.04, Recovery Mode
#root (hd0,5)
#kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=/dev/sda6 ro single
#initrd /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
#boot

title Memtest86+
root (hd0,5)
kernel /boot/memtest86+.bin
boot

title Other operating systems:
root

title MS Janelas XP Profissa
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

VB5

Bem-vindo ao fórum!...  :D

- Ubuntu Generic
- Ubuntu Recovery Safe
- Ubuntu Generic
- Ubuntu Recovery Safe
- memtest86

A repetição dos dois primeiros itens refere-se apenas ao fato de que o seu kernel já foi atualizado. Escolha o "Ubuntu Generic" com o número mais alto ( provavelmente o primeiro) e pronto. É possível retirar do menu do Grub as opções mais antigas, mas acho melhor deixar isso para um pouco mais adiante ( o meu está assim até hoje...  ;D). A última opção é para rodar o teste de memória ao dar o boot; é só para quando precisa...

EDITANDO: 
Ops, cheguei atrasado...   ;D o cicampos já disse tudo, Compostela!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

arlei

Olá Compostela, seja bem vindo ao fórum amigo.

Bem, acredito que sua dúvida já tenha sido sanada após as ótimas informações dos membros clcampos e VB5, porém venho complementar as mesmas indicando um ótimo link para você saber um pouco mais sobre o Grub.

http://wiki.ubuntubrasil.org/Grub

T+
Arlei

Compostela

Valeu mesmo, pessoal!

Muito obrigado!

Ainda não pude testar, mas qdo o fizer, aviso como foi.

Só mais uma coisa: configurei o default da inicialização do sistema do GRUB como "6", para abrir no Win XP ... se eu retirar os kernels mais antigos, terei q mudar isso ou não, sempre será o "6" ?

Valeu mesmo, arlei, clcampos e VB5!

e obrigado pelas boas vindas!

arlei

Olá Compostela.

Se mexer nas entradas dos SO's no Grub desta forma, terá sim que alterar este número, ou seja, este número indica a posição do SO default para o Grub e isso esta diretamente relacionado a quantidade de SO's que vc tem configurado no mesmo.

Nota: E não esqueça, o primeiro começa em 0 (zero).

T+
Arlei

Tux

Pessoal, to com o mesmo problema meu Grub esta duplicando os logs do Ubuntu, so q minha versao é a 10.10
tentei do jeito q ta ai so q nao funciona, alguem pode me ajudar?
Obriagdo

clcampos

Entra no Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic e desinstala o kernel mais antigo. Para isso faça uma pesquisa, marque todos que estiverem instalados e mande desinstalar.

Cuidado para deixar o kernel mais novo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

cajaboy

outra alternativa de se livrar do kernel antigo é instalando o o ubuntu tweak, ele vem com uma opção de limpeza de pacotes, clicando lá vc terá a opção de limpar os kernels antigos. fuiii.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5