Como fazer backup em DVD via comandos no Terminal?

Iniciado por goulartte, 26 de Janeiro de 2011, 23:52

tópico anterior - próximo tópico

goulartte

Sou usuário novato do Xubuntu e alterei a caixa alta do nome de minha pasta pessoal via menu de configuraçao. Acontece que quando liguei novamente minha máquina, o sistema nao consegue encontrar minha pasta pessoal dentro da home nem criar uma nova pasta com o nome alterado. Desta forma, o sistema trava e nao abre o GNOME nem o KDE. Quando acesso via terminal, lá está minha pasta pessoal com todos os meus arquivos. Pensei em fazer um backup de meus arquivos para DVD, caso consiga via terminal, e reinstalar o programa. Desta forma, pergunto se há maneira de gravar um DVD com meus arquivos utilizando comandos no terminal? Quais sao estes comandos?

irtigor

Dá uma olhada no wodim do pacote cdrkit. Mas, só pra tentar intender... você alterou o nome da pasta e o do seu usuário? Lembrou de trocar o dono da pasta? Pelo terminal você faz com chown.

goulartte

Desculpe nao explicar. Alterei o nome da pasta e do usuário. Na verdade alterei a letra inicial para maiúscula. Tem como reverter? Sou iniciante, preciso de instruçoes mais exatas, como as linhas de comando. Agradeço se puderem ajudar.

niquelnausea

uma sugestão para fazer o backup dos seus arquivos é criar um live pendrive e usar o gravador de dvd.

irtigor

O nome usado no login é, idealmente, todo em caixa baixa e sem nenhum caractere especial, acho até que o ubiquity não permite criar de outra forma.
Passa o resultado de
grep bash /etc/passwd
ls -l /home

Você pode modificar usando o usermod como outro usuário.

goulartte

Pessoal,

Consegui resolver meu problema acessando com outro usuário. Depois usei o root para alterar as permissões e acessar meus arquivos, graças ao comando chown. Assim posso tranquilamente salvar meus arquivos. Posteriormente irei reinstalar meu sistema.
Agradeço a todos pela atenção e ajuda. Muito obrigado, mesmo. O fórum tem me ensinado muito e percebi que todos procuram ajudar. Gostei muito do Ubuntu. Estou estudando e espero ajudar também quem necessitar. Abraços.