Repositórios: como funciona o Launchpad?

Iniciado por nitrofurano, 07 de Novembro de 2007, 10:17

tópico anterior - próximo tópico

nitrofurano

Confesso que os repositorios do Ubuntu e Debian sempre me intrigaram um bocado (e de certeza não só a mim):
. parecem excelentes para a popularidade de projectos open-source
. a facilidade de instalação pelo Synaptic ou APT
. a (pelo menos aparente) dificuldade em tantos excelentes projectos ainda não fazerem parte do repositório, enquanto outros de qualidade duvidosa (mesmo actualizados) fazem parte já a imenso tempo - exemplos não faltam, como sdlBasic/wxBasic/PuppyBasic quando comparados com BwBasic/YaBasic, uma quantidade enorme de programas de musica (como da pagina wiki Wishlist do Ubuntustudio) e emuladores, jogos SDL, etc.
. uma relativa lentidão na implementação de pacotes para as versões semestrais do Ubuntu (já a 3 anos que tento divulgar o sdlBasic, na mailing list do MOTU, em forums, mails directos a packagers de programas que usam SDL, etc., e até agora nada)

A proposito do GetDeb, a um tempo atrás enviei um mail a Rebelo Pinto (que criou o GetDeb, cuja iniciativa que merece aplausos! :-) ), a sugerir a inclusão da wishlist inteira do Wiki do UbuntuStudio, e ele sugeriu-me de eu mesmo registar todos no Launchpad do ubuntu, que ele disse ser mais eficaz.

O problema é que não faço a minima ideia de como aquilo funciona - tudo bem que fui metendo lá projectos (muitos até bem conhecidos, que ainda lá não estavam), mas não sei como são (se são) validados, como contribuimos com os pacotes, como fazemos os pacotes, como os pacotes são testados antes de serem aprovados para o repositório, etc. - eu mesmo actualizei o meu projecto Bitmapdump, mas não sei se o .deb que criei é aceitável - estes .deb que tenho feito tem sido com um script .sh com comandos 'ar' (que Vroby (sdlBasic) enviou-me por mail), mas dizem (Rebelo Pinto, por exemplo) que é uma forma demasiado rudimentar (...?)

Iniciar um registo de um pacote no Launchpad não pareceu complicado - metiamos o nome para o pacote (o mais proximo possivel do nome do projecto, sem espaços nem acentos e em minusculas, semelhante ao formato de nomes de pacote que o Ubuntu e o Debian usam para os .deb, como em http://packages.ubuntu.com), o nome do projecto em si, o nome do projecto com uma breve descrição em uma frase pequena (a maioria das paginas de projectos tem), uma descrição mais desenvolvida (idem), a pagina do projecto (e certificarmo-nos antes que o projecto existe e que tem ficheiros para download, principalmente os sources), a pagina para downloads, outras paginas tipo wiki-screenshots-etc (se for o caso), as licenças usadas, e a linguagem usada (facultativo também, mas que merecem ser preenchidos no caso do Python, Java, Perl, Basic, etc.) - coisa que no automatismo do copy/paste faz-se em segundos.

E fui metendo projectos que estive envolvido (sdlbasic, wxbasic, puppybasic), outros que tenho usado regularmente (processing, xnview (mesmo sendo proprietario)), o fbzx (um emulador de zx-spectrum muito melhor que o spectemu do repositório) , a wishlist quase completa do Wiki do UbuntuStudio, e mais alguns emuladores - sem nenhum esforço ou demora, registei 75 projectos no Launchpad num instante. (agora devem ser quase 200 ou mais? perdi a conta... afinal são ainda muitos bons programas open-source que ainda não fazem parte do repositório - e se eu sozinho sugeri estes todos, não duvido que projectos muito interessantes open-source que ainda não estão nos repositorios ultrapassem largamente uns 5000 ou 10000 pacotes, se calhar até mais que os pacotes que estão no repositorio actualmente)

E pelo Launchpad ser um sistema colaborativo, sou capaz de apostar que alguem possa pegar nos projectos registados e desenvolve-los (o pessoal do MOTU e afins) - espero que funcione mesmo... espero tambem que alguns registados no Launchpad vejam no processo de validação uma forma de apagar o registo desses projectos por puro vandalismo - acontece frequentemente no Wikipedia (paginas que criei e que tive de criar outra vez), era chato se acontecesse na comunidade Ubuntu - para isso gostava de ver aquele minimo de maturidade que permitisse que todo este processo funcionasse de uma forma saudavel e entusiasta.

O que fiquei parvo é de muitos projectos, mesmo conhecidos, ainda não estarem registados, como Jahshaka, Lazarus, e Processing.

O que quer dizer que até aquele joguinho que na brincadeira programamos no sdlBasic ou no Pygame, pode ser registado no Launchpad, desde que a comunidade o aceda facilmente (por uma pagina pessoal nossa, pelo sourceforge, etc.) - aproveitei para registar um projecto meu, o Bitmapdump, que mesmo sendo bem simples, não conheço nenhum programa que faça coisa semelhante (é uma ferramenta que pode ser bastante util! :-) ) - registar o Bitmapdump também era uma forma de tentar garantir que as suas dependencias, sdlBasic e wxBasic, também fossem registadas.   E repetindo, a utilização e popularidade do sdlBasic pode ser uma forma de contribuir para que uma distribuição como o Edubuntu fique carregadinha de jogos pedagógicos, por exemplo (uma enorme parte usa SDL, e sdlBasic pode ser para muita gente a forma mais simples de programar, como é para mim)...

Agora imagino tanta gente a tentar desenvolver tanta ferramenta util, e que corre o risco do abandono (o sdlBasic é um exemplo de um interpretador que uso diariamente, que disse o desenvolvedor (Vroby) que fui eu que o salvei do abandono), e de certeza muita gente (que até pode estar a ler este mail agora) conhece programas open-source (ou não necessariamente) que podem fazer parte do repositorio do Ubuntu/Debian, e com isto garantir uma vida mais longa ou um desenvolvimento mais activo desses projectos.

Um programa estando no repositório do Ubuntu é uma forma organizada e facilitada deste ser encontrado (não se compara com as buscas no Google ou mesmo no Sourceforge), que pode ajudar imenso na popularidade - muitos programas conheci foi pelas buscas no Synaptic ou vasculhando os ficheiros Packages dos repositórios como texto.

Registar no Launchpad também pode ser uma forma de contar que num futuro podemos ver este ou aquele programa open-source que na net só vemos disponível em source .tar.gz (que ainda são imensos, e que até agora só consegui fazer make e configure com sucesso a menos de 5% das tentativas, mesmo seguindo o read-me quando existe...), ou encontramos por milagre um .rpm que tentamos expandir com o file-roller e meter a raiz do pacote expandido em '/' "à patada" como root (como com o XnView) - até mesmo algum programa em java que não conseguimos por a rodar no Linux (como o DBN do John Maeda do MIT) - o problema é que todo esse processo não é nada convidativo para os novatos, que são tão bem vindos à comunidade Ubuntu (o Ubuntu é seguramente uma das melhores terapias existentes às vitimas das torturas do monopólio (que não demora muito até vão criar uma ONG), que são seguramente mais que centenas de milhões de pessoas! ;-p ).

Era também interessante que houvessem pessoas dispostas a tentar fazer ports para Linux de open-source feito para outros sistemas operativos - o emulador BasiliskII é um bom exemplo de um open-source que surgiu no BeOS, e foi progressivamente marcando presença em todos outros sistemas operativos - um programa bem interessante (pela iniciativa e pela utilidade que pode ter quando estiver mais desenvolvido) é o Aslla (.sf.net), que usa SDL, e se destina ao treino de linguagem gestual (ainda só no metodo americano, mas de certeza pode comportar outros, como o sueco (de onde o português europeu é baseado)), mas parece ainda ter sido compilado em ms-windows - quem dominar aquilo dos makefiles que permitam compila-lo em Linux, e em fazer depois .deb deste projecto, poderia ser mesmo muito interessante...  - mais dificeis são ports de programas open-source que não existem nada em semelhante para Linux, como o ModPlugTracker ou VirtualDub (que são ambos GPL, mas que ainda são completamente dependentes do maldito MSDN...), vocês podem até citar programas que tentem fazer o mesmo em Linux, mas só vou acreditar mesmo quando ver bastante do codigo de ambos em open-source de Linux - é que comparado com o ModPlugTracker e o VirtualDub, o ShakeTracker e o AviDemux precisam ser mesmo radicalmente e abruptamente melhorados...

Se conhecerem projectos em wishlists de wikis e forums, do Sourceforge, etc., que gostavam de ver no repositorio do ubuntu, acho que vale imenso a pena tentarem também regista-los no Launchpad.  E a barreira dos 30.000 pacotes binarios vai ficando mais próxima de ser superada no Ubuntu 8.04! (7.04:~21.400; 7.10:~23.400)

E se alguém souber dizer como funciona todo esse processo, do Launchpad até a presença nos repositorios - ou de sites que expliquem de uma forma que até um recem-nascido perceba, por favor digam! :-)

vampire_thunder

Como eu faço para criar um repositório no Launchpad?

irtigor

Crie uma conta no launchpad e assine o código de conduta. Depois disso, você vai pode enviar o pacote de fonte.

=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78234.msg435821.html#msg435821 (é a mensagem do JoseMelo e a minha)