duvida - instalar .exe e .msi no ubuntu 10.10

Iniciado por carolinah, 26 de Janeiro de 2011, 13:18

tópico anterior - próximo tópico

carolinah

oi pessoal!

sou novata com linux, mas confesso que foi impressionante minha experiencia.
o ganho de velocidade de internet, e a combinação do processador com a ram, me deixou de queixo caido.
Tenho internet de 4mb, e com windows meus downloads nao passavam de 160kps... com linux eu baixei arquivos ganhando mais de 100kbps!

Porém, ainda tenho alguns problemas... pois a micro$oft dominou bom tempo da minha vida, me tornando dependente de alguns programas...
Mas todos os programas eu vi que com o wine + gecko + playonlinux, tem uma solução.

O problema é que... eu nao consigo executar os arquivos que baixo. Em todos arquivos .exe ou .msi que tento abrir, essa mensagem aparece:

The file '/home/karol/Downloads/SteamInstall.msi' is not marked as executable. If this was downloaded or copied from an untrusted source, it may be dangerous to run. For more details, read about the executable bit.

Nesse exemplo tento instalar o aplicativo da STEAM, apos ter atualizado o wine, e instalado o gecko.

-----------------

Não adianta falar que "quem procura acha" pois eu dei uma varredura na net buscando tutoriais.
Como podem ver, é minha primeira mensagem neste forum, sou mais de procurar do que perguntar.
Tudo que eu achei, eu tentei fazer, mas nunca algum tutorial passou de puro Ctrl+c e Ctrl+v.
Eu queria entender como funciona, onde detectar os problemas que impedem a instalação,
e não só ficar digitando um monte de coisa no terminal...

Aqui é onde mais coisas úteis achei, porém nada especifico para meu problema...
Todos os comentários e dicas são bem vindas!

Obrigada a todos pela atenção.

eliseu_carvalho

Clica com o botão direito sobre o .exe ou o .msi, entra em Propriedades, depois Permissões e "Permitir execução do arquivo como um programa".

carlinhosaraujo

Bem-vinda ao mundo Linux, e parabéns pela sua atitude de resolver os problemas.
Realmente, as vezes é complicado encontrar uma solução, principalmente quando estamos no início e não temos muitas idéias por onde começar.

Bom, vê se isso te ajuda, se é que entendi seu problema:
http://stream-recorder.com/forum/blocked-wine-start-unix-problem-opening-exe-t6560.html

Eu gostei da Solution #4

Para explicar o pouquinho que eu entendi da resolução, tem a ver com um modo seguro de vc não executar algo que o wine não considere seguro. A solução passa o parâmetro %f, que acredito ser de force. Então assim ele força a execução.

Ainda achei algo mais completo nesse link:

http://art.ubuntuforums.org/showthread.php?t=1441315&page=5

Tem um script que dá a opção de alterar a forma de como esta mensagem é apresentada, permitindo que vc escolha a execução ou não do arquivo.

Espero que seja isso que vc esteja procurando, se não for, posta de novo e vamos ver se achamos a solução.

[]s
Faça uma boa ação por dia e o mundo será um lugar melhor.

carolinah

carlinhosaraujo

Muito obrigada, era exatamente TUDO que você mandou o que eu precisava.
Não gosto de apenas "roboticamente" fazer o que "dá certo", mas saber onde está o problema para
saber como resolver outros casos que não seja exatamente iguais, mas que tenham o mesmo rumo.

Os links que me mandou tirou 100% das minhas dúvidas sobre instalação de programas,
muito obrigada pela sua atençao!

carlinhosaraujo

;)

é um prazer poder ajudar.

E continue assim!

[]s
Faça uma boa ação por dia e o mundo será um lugar melhor.