Regra do IPTables usando IP Dinâmico

Iniciado por amelotti, 21 de Janeiro de 2011, 16:25

tópico anterior - próximo tópico

amelotti

Pessoal, tudo bem?

Eu preciso liberar acesso, via SSH, a um cliente, mas gostaria de liberar apenas para as máquinas dele. O problema é que ele não tem IP fixo. Pensei em usar uma URL - algo tipo cliente.no-ip.org - mas não sei como configurar isso no IPTables.
Alguém já resolveu esse tipo de problema? Sabem me dizer como resolver?

[]'s

Leandr0

sobre ip dinamico da uma olhada olhada...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77257.0.html

sobre o redirecionamento para a maquina do windows utilize a config no seu servidor de firewall:

### libera acesso ao SSH
#echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
#iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i eth0 --dport 22 -j DNAT --to ipdamaquinawindows
#iptables -t nat -A POSTROUTING -d ipdamaquinawindows -j SNAT --to ipdaplacainternadofirewall

amelotti

Leandr0, não entendi sua sugestão de regras... Nat? MáquinaWindows? você respondeu no tópico certo?

[]'s

Leandr0

Citação de: Leandr0 online 21 de Janeiro de 2011, 16:48
sobre ip dinamico da uma olhada olhada...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77257.0.html

sobre o redirecionamento para a maquina do SSH utilize a config no seu servidor de firewall:
### libera acesso ao SSH
#echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
#iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -i eth0 --dport 22 -j DNAT --to ipdamaquinaSSH
#iptables -t nat -A POSTROUTING -d ipdamaquinaSSH -j SNAT --to ipdaplacainternadofirewall

Vc configura essa regra no seu firewall e redireciona para a maquina que vc quer acessar o SSH, desconsidere a maquina windows, no crtl c + crtl v, esqueci de apagar. no modem ative o DMZ para o IP do FIREWALL, caso a maquina que vc queira acessar remotamente seja o firewall apenas libere o acesso atraves do:

iptables -A INPUT -i eth0 -p TCP --dport 22 -j ACCEPT

amelotti

Eu não quero simplesmente liberar acesso a qualquer um, isso eu sei como fazer. O que eu quero é liberar o acesso a apenas alguns IPs - apenas algumas máquinas (identificadas de alguma forma - no momento só consigo pensar no IP) terão acesso ao SSH

iptables -A INPUT -i eth0 -p TCP -s 123.456.789.123 --dport 22 -j ACCEPT

Mas o problema é que uma das máquinas tem IP dinâmico. Eu não estou sabendo como mapear esse IP dinâmico, talvez usando o FQDN, dentro das regras.

Entendeu?

Mesmo assim, obrigado!

[]'s

Leandr0

teria que montar um script para ele validar atraves do host de origem e nao do ip.....

ja vi isso, em outra empresa que prestei servico para era um firewal via windows.....

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

amelotti

Oi Zekkerj,

eu já conhecia essa técnica, acho que vou acabar usando ela mesmo. Eu queria mesmo era saber se havia algum meio de filtrar a origem da conexão usando IP dinâmico, de preferência dentro do próprio IP Tables. Vocês conhecem algum firewall que faça isso? Cisco, Checkpoint?

[]'s

zekkerj

Eu conheço um pouco sobre roteadores Cisco, mas não sobre os firewalls (ASA, PIX). Não sei te dizer se eles teriam algum modo de fazer isso.
A questão básica aqui é que se o IP é dinâmico, não há como descobrir previamente qual é o IP a ser liberado. E pior, se você tentar usar um nome DNS dinâmico, o iptables não vai atualizar a regra junto com a alteração do endereço. Então eu acho que a idéia do "door knocking" se torna interessante, pois é uma forma da pessoa informar em qual endereço está, no momento da conexão.

Acho que melhor que isso, só usar algum esquema de VPN ou túnel baseado em certificados criptográficos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D