Como converter arquivos direto para PDF?

Iniciado por Megalost, 29 de Junho de 2006, 15:59

tópico anterior - próximo tópico

Megalost

Olá a todos, jah pesquisei aqui mas naum achei, entaum vai:
Como faço pra converter arquivos direto pra PDF, sem ter que abrir no o antes?
Precisaria disso, especialmente porque as vezes me pedem imagens em PDF (sei que é absurdo mas, coisas de escritório...)
Uso o Ubuntu mesmo, em Gnome, com os extras do AUTOMATIX.
Valeu.

mitsu

o Writer do OpenOffice faz isso:
Arquivo -> Exportar como PDF

voce precisa de algum programa tipo linha de comando para fazer isso?
ou algum programa "mais leve" ?

edit: consultando o oraculo google, achei isso:
http://www.sanface.com/txt2pdf.html

Megalost

Pois é Mitsu, obrigado pela dica. Foi o acabei fazendo (usar o recurso do OpenOffice). Ficou bom, mas eu tava procurando algo que fizesse a conversão direto mesmo (pode sté ser por linha de comando mesmo).
Este que vc achou (o txt2pdf) é bacaninha, mas é meio restrito. Acho que vou ter que ficar com o OpenOffice mesmo. Obrigado cara.

agente100gelo

Tem como criar uma "impressora" PDF. Tudo q envia para impressora vira um arquivo. Assim vc abre a imagem em qualquer editor, seleciona a "impressora" PDF e escolhe o nome do arquivo.

Dá uma pesquisada no fórum que acho q tem isso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Megalost

Valeu agente100gelo, quando vc citou impressora pdf me caiu a ficha e fui fazer uma busca no synaptic mesmo, localizei o pacote "cups-pdf" que é bem isso.
Fiz a instalação e fui todo faceiro abrir o cups, pra ver se já estava a impressora identificada lá... mas nada disso. Então fuçei um pouco mais pra ver se ele identificava de alguma forma, mas nada.

Daí achei no ubuntu fórum gringo um howto excelente que explica passo a passo como configurar o cup-pdf (é só abrir o nautilus como root, localizar o arquivo cups-pdf e marcar "definir ID do usuário", no tab permissões).
Daí o cups já identifica a nova "impressora" e fica tranquilo instalar.
Agora tá ótimo, qualquer arquivo vira pdf na hora de imprimir.

Aí vai o link de onde achei:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=188860

Obrigado gente.