Configurar uma Rota Para internet

Iniciado por peters0n, 13 de Janeiro de 2011, 14:49

tópico anterior - próximo tópico

peters0n

Caros amigos,

Sou estudando de redes da faculdade jorge amado e estou aproveitando as ferias pra desenvolver algumas habilidades no ubuntu server.
Instalei o virtualbox e com ele subir algumas maquinas virtuais.
Ubuntu server 10.10
windows 2008
windows xp

o cenário que estou querendo fazer é o seguinte:
o ubuntu com dhcpd, e squid. Fornecer Ips e bloquear sites
windows 2008 com AD e fileserver
windows xp estações de trabalho.

Primeiro estou querendo deixar o ubuntu redondo pra depois configurar o AD e o GPO
Ja configurei o DHCPD e ele esta assim:
Citar# dhcpd.conf
#
# Configuration file for ISC dhcpd (see 'man dhcpd.conf')
#
ddns-update-style interim;
ignore client-updates;
log-facility local7;
authoritative;

subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {

option routers 192.168.0.254;
        option subnet-mask 255.255.255.0;

option domain-name "ubuntu.teste";
        option domain-name-servers 192.168.0.250,192.168.0.254;

option time-offset -10800;
        range 192.168.0.130 192.168.0.200;
        default-lease-time 21600;
        max-lease-time 43600;
        ping-check true;
        option broadcast-address 192.168.0.255;
}

e a outra eth1 que eu deixei como nat pra os desktops navegarem pela internet por ela.
sera que é possivel eu fazer uma rota pra sair pela eth1
ela esta assim:

ip          10.0.2.15
mascara 255.255.255.0
gt          10.0.2.2
dns        10.2.2.250
dns2       200.175.5.139

Valeu :)

zekkerj

O que seria "gt"? E, se vc configurou o dhcp pra usar a faixa "192.168.0.0/24", pq está colocando um IP da faixa "10.0.2.0/24" na interface que vai levar aos clientes da sua rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

peters0n

Citação de: zekkerj online 13 de Janeiro de 2011, 18:33
O que seria "gt"? E, se vc configurou o dhcp pra usar a faixa "192.168.0.0/24", pq está colocando um IP da faixa "10.0.2.0/24" na interface que vai levar aos clientes da sua rede?

Desculpe amigo, é que escrevi errado. eu quis dizer gateway no gt.
a eth0 é que esta com 192.168.0.0 que esta fornecendo os Ips
e eth1 que eu deixei como nat no virtualbox e queria que as estações navegassem na internet por ela.
Obrigado

zekkerj

Ué, mas o NAT do VirtualBox é configurado automaticamente, vc não deveria ter nenhuma interface no hospedeiro com essa faixa de endereços.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

peters0n

Citação de: zekkerj online 14 de Janeiro de 2011, 18:51
Ué, mas o NAT do VirtualBox é configurado automaticamente, vc não deveria ter nenhuma interface no hospedeiro com essa faixa de endereços.

Foi a a faixa que o virtualbox me forneceu.
Eu so quero saber como faço para que as estações acessem a internet pela eth1 com o nat fornecido pelo virtualbox.

zekkerj

A interface eth1 tem conexão com a internet?

peters0n

zekkerj

Ainda não consegui entender direito o que você quer fazer. Mas, em todo caso, tente ligar o repasse de pacotes.

sudo sysctl net.ipv4.ip_forward=1

peters0n

Citação de: zekkerj online 17 de Janeiro de 2011, 17:27
Ainda não consegui entender direito o que você quer fazer. Mas, em todo caso, tente ligar o repasse de pacotes.

sudo sysctl net.ipv4.ip_forward=1

Eu acabei de achar um tutorial bem parecido com o que eu quero fazer em casa.
So falta botar em pratica pra ver se funciona :)
de uma olhada http://www.guiadohardware.net/tutoriais/servidor-rede-local-ubuntu/pagina5.html

peters0n

Triste :/
Fiz todo o procedimento pelo virtualbox e não funcionou.