Fontes nos terminais com tamanho gigante

Iniciado por steel_br, 14 de Janeiro de 2011, 12:41

tópico anterior - próximo tópico

steel_br

Boa tarde!

Pessoal, pode ser um problema simples, mas até agora não consegui resolver. Já pesquisei mas não encontrei nada a respeito.

Meu problema são nos terminais abertos pelo Ctrl+Alt+F1~F6. As fontes ficam muito grandes, horríveis na verdade, como se a resolução no terminal fosse 640x480.

O problema ocorre na inicialização e no desligamento também. Não sei porque cargas d'águas não está aparecendo as imagens do sistema (carregamento e tal), está em modo texto (e com as fontes enormes também).

Problema funcional não existe, mas estéticamente é horrível.

Se alguém puder dar uma luz eu agradeço desde já!

Yarwinish

Dá uma olhada no conteúdo do seu /boot/grub/grub.cfg
Existem duas entradas vga=XXX, que parecem controlar a resolução do terminal, onde XXX é o valor. Qual valor está aí? Aqui é 792.

Uma solução alternativa também é instalar o programa Start-Up Manager (disponível na Central de Programas), que permite você configurar algumas coisas do GRUB, entre elas setar a resolução dos textos na inicialização e no desligamento.

steel_br

Valeu Yarwinish!

Fiz o que você recomendou. Editei o grub.cfg para 792. Não ficou na minha resolução, mas já alterou e ficou com uma fonte bem menor. O engraçado é que se eu rodar um update-grub, esse arquivo é reconfigurado para 795, deixando a resolução novamente em 640x480. Mas enquanto eu ou o sistema não atualizar o grub, creio que ficará normal.

Sua resolução é 1280x1024 não é?

Yarwinish

Sim!

Que bom que resolveu o problema. A minha resolução é essa mesma.

zekkerj

Citação de: steel_br online 16 de Janeiro de 2011, 12:47
Valeu Yarwinish!

Fiz o que você recomendou. Editei o grub.cfg para 792. Não ficou na minha resolução, mas já alterou e ficou com uma fonte bem menor. O engraçado é que se eu rodar um update-grub, esse arquivo é reconfigurado para 795, deixando a resolução novamente em 640x480. Mas enquanto eu ou o sistema não atualizar o grub, creio que ficará normal.
Isso acontece pq o grub.cfg é gerado automaticamente. Aliás, tem um recado lá pra que ele não seja editado, já viu???
O correto é mexer no arquivo "/etc/default/grub" e colocar lá as modificações necessárias. Acredito que o local exato seja a linha abaixo:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash VGA=792"
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D