Instalação no notebook Dell Vostro 13

Iniciado por PFCoyote, 14 de Janeiro de 2011, 17:47

tópico anterior - próximo tópico

PFCoyote

Para completar, o Vostro possue processador Intel Core 2 Duo e já veio com Windows 7 Professional instalado ! Tentei todas as formas 32 e 64 (64 não instala pois a maquina é 32) e o Ubuntu 10.10 32 até reconhece o Wireless mas não instala, de forma alguma ! Fiz tentativas de instalar o 10.4 pelo wubi.exe - unica alternativa do programa - demora varios minutos o download e quando o wubi tenta fazer download da versão 64bit (desnecessária porém não há como evitar) o programa para com um erro inacertável (existe esta palavra ?) causando interrupção da instalação e logicamente não boot com o Ubuntu. Eu teria muito gosto de utilizar este OS e faria uma grande propaganda, podendo auxiliar a comunidade com artes (Uso Blender, e outros programas de desenho como Web Designer), suporte (trabalho com Assembler, C e C++, Java etc), e outras coisas, dou consultoria para o governo federal em sistemas e poderia ser bastante util para todos, porem como está em minha caixa de notas "O melhor do Linux dá-se quando a gente retorna ao Windows", pretendo insistir no Ubuntu por mais algum (pouco) tempo. Podem responder para meu e-mail. Grato.
Obs: Se meu problema for resolvido, coloco em todos locais um aviso de resolvido.     

agente100gelo

Instala o pacote bcmwl-kernel-source.
Reinicie o computador.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

PFCoyote

Pois é, apt-get update ----- apt-get install bcmwl-kernel-source ----- excelente baixa tudo fica um tempão rodando e....... A mensagem : Sorry, the package "initramfs-tool 0.98.1 ubuntu 6" Failed to install or upgrade. !  Vem como um meteoro destruindo toda minha esperança. Segui vários tutoriais, ajudas, blogs, etc. que minha paciência permitiu, a propósito estou fazendo aquela instalação do ubuntu 10.10. via pendrive, muito bonitinha por sinal, gostaria realmente que funcionasse. Creio que terei de aguardar a versão 100.10 ou 10.1000 !     

rjbgbo

tenta experimentar o ubuntu 10.04lts
também ñ aconselho muito instalação via wubi
tenta uma máquina virtual ou o dual-boot
sendo que é o ideal, é também vc testar o livecd no seu hardware, antes de mais nada
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

PFCoyote

Baixei o iso do Ubuntu 10.04 lts, criei o CD ! A principio a coisa foi tudo OK, boot no CD, funciona, o bichinho até acusou drivers Wireless, instalei o free primeiro -Broadcom B43 wireless driver, uma beleza, (não conectou - acho que os parametros do meu router devem estar errados) mesmo assim corri o risco e mandei bala na instalação "dual boot", apos varios minutos de uma instalação que corria muito bem, chegou a hora de reiniciar o notebook, aí novamente o desgosto surge na forma da mensagem: [3004.037520] end_request: I/O error, dev sr0, sector 526170 ! e travamento geral. Ao tentar reiniciar selecionei o Windows e o note entrou em "checkdisk" por horas, me indicando a grande besteira que fiz, por pouco não perdi tudo ! Isto me leva a uma grande insatisfação, mesmo assim agradeço o esforço de todos que responderam minhas solicitações, valeu mesmo, voces são uns herois, continuem na aventura. Quanto a mim, vou deixar esta versão instalada no meu note particular (sem conexão wireless), porem vou aconselhar em meu meio profissinal a não utilizarem o Ubuntu por falta de segurança e por falta de rotinas de escape a erros. Só a critério de informação, tenho uma equipe de infraestrutura que são varios analistas responsáveis por instalações em nossos servidores, eles já não aprovam o Ubuntu, pensei em fazer com que eles mudassem de idéia. Um grande abraço a todos, grato novamente por tudo. Paulo (Coyote) Farnocchi.           

Tota

Citação de: PFCoyote online 15 de Janeiro de 2011, 12:51
aí novamente o desgosto surge na forma da mensagem: [3004.037520] end_request: I/O error, dev sr0, sector 526170            

E pensar que bastaria ler na mensagem, que houve um erro de entrada/saída no dispositivo sr0, no setor 526170 para verificar que a midia foi gravada com defeito, ou midia de baixa qualidade causaram o problema, que nada tem a ver com o GNU/Linux e muito menos com o Ubuntu....

Seu caso é de hardware com problemas.

É... Acho que está na hora de repensar esta equipe de analistas. Sou dentista e professor de profissão, mas aceito uma vaguinha aí na sua empresa, pelo menos eu conheço as tais "rotinas de escape e erros"  ;D

Peço que não se aborreça com o que escrevi, mas como colocou a questão, foram atribuidos erros a coisas distintas e sem sentido.

Erros de midia, não são erros de um sistema.

Erros por falta de conhecimento levam a insatisfação.

Condenar uma equipe inteira de profissionais de TI resposáveis em observar procedimentos, num defeito de midia, ou atribuir a isto, como fez, a eles condenarem o Ubuntu, é no mínimo um absurdo.

Uma estruturação de servidores numa empresa, não passa apenas pelo sistema operacional adotado, mas muito mais pelas estratégias de suporte, tipo de aplicação utilizada, treinamento e terceirização ou não de aplicativos e pessoal envolvido, bem como histórico e filosofia desta empresa, sem contar as necessidades do parque instalado de infraestrutura de maquinas, cabeamentos e comunicação desta mesma empresa.

Isto sim, condena ou qualifica o GNU/Linux ( Ubuntu incluído ), Windows, o Unix e/ou qualquer sistema utilizado/ adotado.

Não estamos aqui usando GNU/Lnux como uma aventura (sic). Usamos porque gostamos, pelo desejo em aprender coisas novas, estudando e trocando experências num sistema já oriundo do Unix, mais antigo que o sistema Wndows.

Tenho absoluta certeza, que se mostrar a midia que gravou ao seu pessoal de TI, e solicitar uma análise criteriosa da integridade dos dados nela contida (pela comparação das chaves de indices MD5SUM) eles neste caso condenarão a mídia, e não o sistema.

[]'s

RonaldoRG

Citar[3004.037520] end_request: I/O error, dev sr0, sector 526170

Isso parece ser algum setor ruim no cd como disse PFCoyote. Experimenta gravar um outro. E só pra informação não utilize cd-rw pra gravar a instalação do Ubuntu.

Citar(...) porem vou aconselhar em meu meio profissinal a não utilizarem o Ubuntu por falta de segurança e por falta de rotinas de escape a erros.

Entendo sua frustração e indignação, mas não desista. Sempre recorra ao fórum, postando com detalhes os erros e as dificuldades que o pessoal vai te orientar.

T+.
Ubuntu 12.04

rjbgbo

A eterna choradeira.
Qdo comprei meu 1º computador lá c/ o Windows 95, também sofri, apanhei e tal, mas nem assim desisti de um computador.
Qdo começei no Linux também foi assim, também ñ desisti.

clodoaldops

1-baixe a ISO do site oficial
2-grave o live-cd em 4x numa midia de boa qualidade
3-rode o live-cd p/ ver se acha todo seu hardware
4-se não funcionar teste o live-cd em outra makina p/ ter certeza a midia não tá corrompida ou se é problema no seu drive cd-rom

Sigo os passos acima desde 2008... já testei e instalei "zilhoes" de distros... sempre que algo dava errado era problema na midia que eu havia gravado

PFCoyote

Bom dia a todos ! Meu caro Tota, tenho também uma pequena prótese temporária há dois anos que ja se tornou definitiva, claro que não levo a mal coisas que as pessoas me dizem com sinceridade, e se quiser vir fazer parte do nosso quadro pode vir que será benvindo, é só pegar o endereço no site csasnet.com.br, sou uma pessoa muito bem humorada. Em momento algum eu disse que iria retirar o Ubuntu, muito pelo contrário, eu afirmei que iria e estou fazendo de tudo para utilizá-lo na integra, às vezes posso parecer pessimista, mas é apenas uma válvula de descarga, assim garanto meu bom humor. Eu não postei aqui, mas ontem ao ligar meu note para continuar, pude ver que com as devidas correções que eu havia feito nos parametros de configuração do meu roteador wireless (senha, tipo de rede, conexão etc) o bicho funcionou tudo bonito ! Que coisa né, não era questao de reiniciar mas sim desligar e religar (partida a frio mesmo) Eu quero o Ubuntu, vou continuar insistindo, vou aprender, e aí então faço os bananas do meu setor de infra calarem a boquinha, mesmo que eles continuem a usar outras distros (só para avisar eles usam Linux em tudo lá). E só para responder pelo interesse dos amigos, 1- fiz exatamente o que o amigo clodoaldops aconselhou, 2- Não estava chorando não, como escrevi lá em cima foi apenas uma vávula de escape para não ficar mal-humorado, sou meio velhinho com certas tendencias a isto, e para evitar mal-humor escrevo textos meio malucos, e só pra constar, comprei meu primeiro computador em 1981, era um TRS-80 da Radio Shack e o monitor era uma Tv Philco P&B de 14 pol (huahuahuahua lembra disto). 3- Como o RonaldoRG escreveu, acho que alguma coisa com o Windows que devia estar fora do  local, eu passei um defrag antes de fazer tudo, e o erro se deu DEPOIS da instalação do Ubuntu, quando fui reiniciar com o Windows, e não aconteceu mais. Então resumindo, quando alguem for fazer uma instalação e acontecer coisas esquisitas, ao invés de reiniciar a máquina, desligue-a e religue, pelo menos isto fez com que no meu note as coisas fossem reestabelecidas, e creio que pode ignorar o scandisk (se for usar dual boot) quando iniciar o Windows na primeira vez após a instalação do Ubuntu. Agora com tudo funcionando, mais uma vez expresso minha gratidão a todos ! Este caso foi resolvido !

PFCoyote

Estou me colocando à disposição dos amigos deste fórum para qualquer coisa que eu possa fazer, se eu tiver capacidade e puder executar!

RonaldoRG

Que bom que conseguiu, parabéns. E continue sempre com seu bom humor.

T+.
Ubuntu 12.04

rjbgbo

PFCoyote, tô vendo que vc também é outro dinossauro, aqui muita gente é, eu mesmo, começei c/ um tk-2000 nos tempos de faculdade em meados dos anos 80. tenha paciência, relaxe c/ o linux e vá aprendendo nas horas vagas.