Configuração de rede - Interface gráfica

Iniciado por Xizão, 28 de Junho de 2006, 00:32

tópico anterior - próximo tópico

Xizão

Caros amigos,

Gostaria de saber se existe algum programa com interface gráfica (tipo "user-friendly") para configuração de uma rede na qual serão compartilhados arquivos (tipo uma pasta geral para gravação e leitura de arquivos dos usuários da rede) e conexão de internet.

Na verdade, quero algo tão fácil como configurar uma rede Windows com compartilhamento de pastas e acesso à internet através de um único IP.

Agradeço de antemão a ajuda de todos!

agente100gelo

Explica melhor o q vc quer? Os dados ficarão em um micro apenas? É rede Linux ou mista Windows/Linux?
Qual tipo de conexão de internet? Vai ter um micro só pra isso?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Xizão

Tenho uma rede com três micros rodando o Ubuntu 6.06 LTS e num deles (Celeron D310 2.13GHz, HD 80GB, 256 MB Ram)chega a conexão de internet (Virtua 200Kbps - cable modem Webstar).

Nesse micro quero colocar um servidor de arquivos de rede (nele será compartilhada uma pasta com acesso por todos os usuários) e compartilhar a conexão com a internet por todos os computadores, possibilitando ainda que um usuário possa utilizá-lo normalmente para o trabalho ( ou seja, não será um servidor dedicado).

A rede será usada apenas por micros rodando Linux, mas quero ter a possibilidade de eventualmente conectar um micro com Windows (como um notebook de um cliente, por exemplo).

Gostaria que a rede fosse de IP dinâmico, de modo a facilitar a conexão plug-and-play de novos computadores.

Já tentei configurar a eth0 (onde chega o sinal de internet) com IP dinâmico, assim como orientado pelo provedor e a eth1 (placa que distribui para o hub) como IP fixo, mas não obtive êxito.

Como posso resolver esse problema? Já tentei instalar o samba mas não consegui, bem como ainda não consegui compartilhar nenhuma pasta nem a conexão de internet.

Existe algum programa com interface gráfica que possa me ajudar nessa configuração (compartilhamento de pastas e de internet em um computador da rede)?

agente100gelo

Para compartilhamento de internet: instale o Firestarter.
Você precisará instalar  um servidor DHCP (ip dinâmico). Pesquise no fórum.
Para compartilhar uma pasta basta clicar com o botão direito e escolher compartilhar pasta.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Xizão

Caro agente100gelo,

Primieramente, agradeço a colaboração e as informações que você me passou!

Segue aí uma última dúvida: para instalar o servidor DHCP, basta seguir as instruções do Guia Ubuntu aqui do site?

Mais uma vez muito obrigado!

josevitor

Siga as instruções do site. Caso haja algum problema relate aqui..
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Xizão

Caros amigos,

Instalei o Firestarter normalmete e fiz como descrito no guia aqui do Ubuntu Brasil para instalar o servidor DHCP, mas quando tento pará-lo ou reiniciá-lo (o DHCP) aparece o sinal de falha ([fail]) no terminal.

Do mesmo modo, o Firestarter, apesar de corretamente configurado (pelo menos conforme as orientações do fórum e do próprio programa), não consegue compartilhar a conexão de rede e internet.

E mais: quando configuro o modo DHCP no Firestarter recebo a mensagem de erro na eth1 (que manda o sinal para o hub). Ou seja, só não tenho a resposta de erro quando configuro o servidor de IP fixo para os clientes.

Mesmo assim, com o IP fixo, na verdade parece que os meus computadores não conseguem se "enxergar" na rede, motivo pelo qual eu creio que as pastas compartilhadas também não são detectadas por nenhuma das máquinas.

Ainda, quando eu executo o comando "ping" para um dos IP's dos clientes o sistema envia o pacote sucessivamente e não pára, entrando numa espécie de loop (tipo detecta o cliente, envia o sinal mas não recebe resposta, entrando nessa seqüência novamente e assim por diante).

Há alguma permissão ou política especial (tipo IP dos clientes, DNS ou algo parecido) que devam ser configuradas no Firestarter para que eu possa acessar a internet e as pastas compartilhadas da rede?

Vocês podem me dar uma luz?

Um grande abraço a todos!

edureis

Olha só, não sei se estou equivocado, mas pelo que eu saiba para você compartilhar o virtua é necessário que tenha um router, proxy ou firewall. Olha só http://www.guj.com.br/posts/list/28103.java.

No caso do proxy ou firewall, você faria um esqueminha de colocar duas placas de rede.

Em relação ao dhcp, por padrão o arquivo de configuração vem com as linhas desabilitadas #, isso evita que caso já tenha algum outro na rede não vire uma bagunça.

Se for o caso de usar um router, você poderia usar o DHCP do próprio router ou do seu modem, caso não queira usar o seu servidor.

Antes que me esqueça aqui em vitória (net a cabo) é precisso fazer o cadastro dos mac adress das máquinas que serão clientes.
   Nesse link tem todo um esquema de como fazer isso,     http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=143257&highlight=router
[],