A minha primeira experiência com o Ubuntu

Iniciado por Lagunna, 30 de Dezembro de 2010, 12:20

tópico anterior - próximo tópico

Lagunna

Boa tarde,

Relato a minha experiência!

Já conhecia o Linux Caixa Mágica e o Ubuntu mas só os tinha experimentado através do Live CD.

Ontem, instalei o Wubi no Windows Vista e fiquei deslumbrado.

Acho que só o desconhecimento e o peso da máquina de marketing da  Microsoft leva as pessoas a não aderir com mais força. Fiquei rendido e ainda por cima é gratuito.

Agora a minha experiência.

Criei ponto de restauro e verifiquei o espaço livre em disco = 127 GB.

Instalei o Ubuntu através do Wubi, correu tudo muito bem e não detectei qualquer problema no pc.

Hoje, ao iniciar o pc, escolhi o arranque pelo Ubuntu mas, apareceu-me uma mensagem a dizer que o sistema operativo não foi encontrado.

Fui ao painel de controlo, programas e funcionalidades e constatei que o Ubuntu estava instalado. Voltei a reiniciar o pc, apareceu-me o "dual boot", voltei a escolher o Ubuntu e aparece-me a mesma mensagem: SO não encontrado.

Decidi então desinstalar o Ubuntu. Correu tudo bem, desapareceu o dual boot e, em princípio o pc está a funcionar a 100%. Não detecto, para já, qualquer perda de dados.

Agora o facto estranho, o espaço livre em disco passou de 127 para 150 GB.

E ainda mais estranho, o  ponto de restauro desapareceu!

A única coisa que constatei foi que o Windows fez uma actualização automática. Terá sido isso?

Os melhores cumprimentos e continuem o excelente trabalho.

Bem hajam,

Lagunna

bawlaw

olá! e bem vindo!

Sugiro que instale o ubuntu direto do HD.. instalando pelo Wubi ele perde muita potencia e fica dependendo da boa vontade do Windows..
coloque o Live CD do seu Ubuntu e reinicie o computador, instale apartir dai.

brottor

tbm sugiro q faça uma instalação nova do ubuntu direto no HD.

Faz o seguinte, Baixa o paragon partition mananger, e cria uns 10gbs para tu instalar o ubuntu.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Adriano R.N.

Citação de: brottor online 30 de Dezembro de 2010, 14:45
Faz o seguinte, Baixa o paragon partition mananger, e cria uns 10gbs para tu instalar o ubuntu.

Não entendi recomendação desse aplicativo se no Ubuntu temos o gparted que particiona muito bem e com uma interface amigável.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

linuser104

Citação de: Adriano R.N. online 30 de Dezembro de 2010, 18:27
Citação de: brottor online 30 de Dezembro de 2010, 14:45

Não entendi recomendação desse aplicativo se no Ubuntu temos o gparted que particiona muito bem e com uma interface amigável.

O próprio Windows Vista tem uma ferramenta de particionamento do HD e também acho que 10GB é pouco, sei que para instalar o Ubuntu é o suficiente, mas como ele falou que gostou bastante do Ubuntu, logo irá instalar muitas coisas nele e passar a maior parte do tempo no Ubuntu, então já que afirma ter 127Gb de espaço, deixa 27GB para o Ubuntu.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Lagunna

Voltei a instalar e correu tudo na mesma. Uma ou duas vezes após reiniciar o pc, o Ubuntu deixou de funcionar!

Alguém já lhe aconteceu algo igual?

Lagunna

Junior_Sampa

Sua máquina por acaso é Dell? E possui instalado aquele recurso de backup instalado?

Vi alguns relatos que este software impede o funcionamento adequado do Ubuntu depois que você inicializa o Windows algumas vezes...

Abrs.
Junior

Lagunna

Obrigado a todos pelas dicas.

@ Junior, a minha máquina é um HP mas também possui uma partição de recuperação do HD.

Eu para já não quero deixar de ter o pc com windows, uma vez que no trabalho só usamos windows e office. A empresa faz inúmeras actualizações de software windows e compatível e preciso estar actualizado.

Já pedi a um amigo para me arranjar um pc baratinho, usado, só para me dedicar a aprender o que conseguir sobre o ubuntu, pois, acho-o extraordinário pelo que pude ver até agora.

Bem hajam.

Lagunna

Lagunna

@ Platão,

Obrigadão pelos livros. Valeu!

Abraço,

Lagunna

Lagunna

Boa tarde a todos,

Peço a V/ ajuda, pois, isto está a ser desmotivante. Tal como referi anteriormente pedi a um amigo para me arranjar um pc velhinho para me dedicar ao Ubuntu. Já tenho um Acer Aspire 1694 Wlmi de 2005 por 80€ com cd's acer recovery para windows e tudo e um disco novo. O pc está muito bom. Tem 2 GHz de memória e processador intel M 760, placa ati mobility radeon X700. Bem creio que é mais que o suficiente para o ubuntu. Bem, o problema é que não consigo instalar o ubuntu nem por nada. Copiei o cd de instalação e consigo testar o ubuntu sem quaisquer problemas. Não detectei falha nenhuma. Corro o cd para instalação e já tentei com o windows em partição. Sem o windows após formatar o disco. Com instalação completa. Com instalação com e sem swap e até ao quadro em que pede para colocar o nosso nome, o do pc e definir uma senha corre tudo muito bem. Depois pára dizendo que está "Pronto assim que você estiver" e, daí não passa. Verifiquei vários foruns e guias na net e, aparentemente estou a fazer tudo bem mas, nada, dali não passa. Será alguma configuração da máquina? Já vi que existem outras pessoas com o mesmo problema, só ainda não encontrei foi a solução.

Bem hajam 

Tota

Ola

Não entendi bem o erro, mas adianto que, todos os nomes e palavras de passe bem como o nome da maquina, devem estar grafados em minusculas para prosseguir a instalação.

Já tentou desta forma?

[]'s

Lagunna

Olá, obrigado pela ajuda.

Vou tentar com letras minúsculas, pois, creio que no caso do nome coloquei sempre com as iniciais em maiúsculas.

Lagunna

Lagunna

Obrigado pela dica.

De facto o problema era estar a colocar maiúsculas quando o sistema só permite minúsculas. Já instalei e já estou a disfrutar e a aprender um pouco sobre este espectacular SO, fruto do trabalho de muitos e completamente gratuito. Não se percebe porque é que os pcs continuam a vender-se com o windows instalado por defeito quando existem alternativas gratuitas desta categoria e qualidade.

Já agora penso que esta questão das maiúsculas e minúsculas podia ser melhorada com uma informação sobre o assunto. Se está lá peço desculpa mas não vi.

Obrigado!

Tota

Citação de: Lagunna online 16 de Janeiro de 2011, 14:30
Já agora penso que esta questão das maiúsculas e minúsculas podia ser melhorada com uma informação sobre o assunto. Se está lá peço desculpa mas não vi.

Não existem mensagens sobre isto, visto ter ocorrido na versão 10 apenas. Em anteriores isto não ocorria. Oxalá na proxima ( 11.04 ) de Abril de 2011 isto seja sanado.

[]'s