Mudei a partição do Windows Vista, tem volta?

Iniciado por Murdock, 14 de Janeiro de 2011, 21:12

tópico anterior - próximo tópico

Murdock

Olá, pessoal

Desculpe se já houver um tópico com essa resposta mas eu procurei e não encontrei.

Instalei pela primeira vez o Ubuntu. Tentei fazer dual boot com o Windows Vista mas, na hora de fazer a partição me atrapalhei e ao reduzir a partição com o Vista (ntfs) eu alterei seu sistema de arquivos para ext4. Então quando tentava iniciar o computador, aparecia uma mensagem de erro "Err2Err4" (algo assim mais ou menos) e nada mais acontecia.

Sofri um pouco para conseguir instalar o Ubuntu, não me perguntem exatamente porque, contei com a ajuda de um colega experiente mas foi surpresa quando o sistema apareceu instalado.

No fim das contas, o notebook está funcionando com Ubuntu, ele enxerga a partição onde está o Windows que é mostrada praticamente vazia. Lá existe uma pasta inacessível chamada "lost+found", quando clico nela aparece a mensagem:

Não foi possível exibir o conteúdo da pasta
Você não tem as permissões necessárias para ver o conteúdo de "lost+found"

Ao iniciar, o sistema ele mostra alternativa de iniciar pelo Ubuntu ou pelo Vista mas quando tento pelo Vista nada acontece. Os DVDs de recuperação do Vista infelizmente não estão funcionando.

Exposto isso, pergunto se tem salvação para o Vista, de que forma poderia ser e, claro, como fazê-lo?

Obrigado

cajaboy

cara,
o jeito mais fácil de instalar o ubuntu sem dar problemas no windows vista era ter instalado lado a lado com o outro sistema operacional, vc poderia ter perguntado antes de fazer a instalação a gente que eu mesmo tinha te ajudado passo a passo, mas se vc não acessa a partição windows, não tem problemas. garanto que vc vai gostar do ubuntu, pois eu particularmente exclui definitivamente do meu notebook e só uso ubuntu e programas que rodam no windows, também podemo encontrar similares para o unbuntu.
tudo depende na hora da instalação, se vc errar qualquer passo, pode ser insolúvel para voltar atrás.
valeu.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

galactus

Sinto informar mas tudo leva a crer que você formatou sua partição do Windows Vista!!!!   ::) ::) ::)

Tinha backup dos dados?

Na hora de redimensionar a partição, era para ter marcado como ext4 apenas a área vazia do redimensionamento!

No terminal faça:

sudo fdisk -l

E coloca a saída do comando acima aqui pra gente ver!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Murdock

Bom, eu tinha pego as instruções com um colega do trabalho, mas dei mole...

O comando que vc pediu retornou:

daniel@daniel-notebook:~$ sudo fdisk -1
[sudo] password for daniel:
fdisk: opção -- '1' inválida

Usage:
fdisk [options] <disk>    change partition table
fdisk [options] -l <disk> list partition table(s)
fdisk -s <partition>      give partition size(s) in blocks

Options:
-b <size>                 sector size (512, 1024, 2048 or 4096)
-c                        switch off DOS-compatible mode
-h                        print help
-u <size>                 give sizes in sectors instead of cylinders
-v                        print version
-C <number>               specify the number of cylinders
-H <number>               specify the number of heads
-S <number>               specify the number of sectors per track

daniel@daniel-notebook:~$

galactus

Opá! Foi mal aí!

É fdisk -l  e não -1!

sudo fdisk -l

Murdock

daniel@daniel-notebook:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x113f0b78

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       15680   125947266   83  Linux
/dev/sda2           17361       19457    16844152+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3           15680       17018    10741760   83  Linux
/dev/sda4           17018       17360     2752513    5  Estendida
/dev/sda5           17018       17360     2752512   82  Linux swap / Solaris

Partições lógicas fora da ordem do disco
daniel@daniel-notebook:~$ ^C
daniel@daniel-notebook:~$

galactus

daniel@daniel-notebook:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x113f0b78

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       15680   125947266   83  Linux
/dev/sda2           17361       19457    16844152+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3           15680       17018    10741760   83  Linux
/dev/sda4           17018       17360     2752513    5  Estendida
/dev/sda5           17018       17360     2752512   82  Linux swap / Solaris

Partições lógicas fora da ordem do disco

Ainda há esperança! Sua partição do Vista ainda está aí!  A parte em negrito! Pelo menos você deve poder acessar essa partição do Ubuntu e tentar salvar seus dados!  

A pasta Lost+Found é do ext4! Só o usuário root tem acesso!  Você pode tentar fazer um: sudo nautilus pelo terminal!  Muito cuidado nessa hora, você vai usar o Nautilus com poderes de administrador!  Você vai poder apagar e ver tudo do seu sistema! Se mandar ele excluir direto não vai ter volta!

Porque o DVD de recuperação do Vista não funciona?  Você já tentou outro DVD do Vista?

Murdock

Bom...
Vou ter que pedir pra me ajudarem com isso ai do Nautilus... Não entendo nada mesmo :/

galactus

Citação de: Murdock online 15 de Janeiro de 2011, 02:24
Bom...
Vou ter que pedir pra me ajudarem com isso ai do Nautilus... Não entendo nada mesmo :/

Vai lá em Aplicativos/Programas > Acessórios > Terminal

Dentro do terminal você executa:

$sudo nautilus

Ele vai abrir o Nautilus com poderes de administrador! Aí você pode abrir todas as pastas e arquivos, copiar e apagar o que quiser!  Só cuidado como eu disse, pois se você apagar de vez o arquivo (não jogar na lixeira do root que não aparece por padrão, você perde o arquivo de vez!). Pelo menos você olha pra saber se os seus arquivos ainda estão lá, se estiverem você pode copiar eles!

Murdock

Abriu a janela do navegador, acho que é o Nautilus (pra vc ver meu nível de ignorância rsrsrs) mas na partição só mostra a bendita lost+found, mesmo pedindo pra exibir arquivos ocultos. O terminal retornou isso:

daniel@daniel-notebook:~$ sudo nautilus
[sudo] password for daniel:
Initializing nautilus-gdu extension

** (nautilus:1653): WARNING **: Failed to get the current CK session: GDBus.Error:org.freedesktop.ConsoleKit.Manager.GeneralError: Unable to lookup session information for process '1653'

(nautilus:1653): GConf-CRITICAL **: gconf_value_free: assertion `value != NULL' failed
Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: "compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Arquivo ou diretório não encontrado
Please ask your system administrator to enable user sharing.

(nautilus:1653): GConf-CRITICAL **: gconf_value_free: assertion `value != NULL' failed

Tota

Ola

Recuperar a partição do windows desta forma não será possivel.

Apenas com o cd do vista/seven.

Com ele no cd rom, inicie a instalação, e no momento que ele informar se deseja repara o sistema escolha sim, reparar o sistema.

Escolha reparar a inicialização

http://support.microsoft.com/kb/919529/pt-br

Após o windows funcionando (voce perdera o Ubuntu). Entre com o cd do ubuntu, carregue o sistema e use o comando em terminalsudo grub install /dev/sda1 e a seguir sudo update-grub

Se seu cd do windows não está funcinando, peça um emprestado, esta rotina de reparação do vista/seven não requer inserir o numero de série do produto

[],s