como desinstalo um programa arrancando junto as configurações?

Iniciado por cygnusx-1, 11 de Janeiro de 2011, 15:37

tópico anterior - próximo tópico

cygnusx-1

Boa tarde
A remoção completa pelo synaptic não funcionou, tentei sudo apt-get purge e também não apagou as configurações.
Como se faz isso?

Tota

Geralmente, configurações ficam em pastas ocultas no diretório do usuario.

Abra o nautilus, escolha exibir pastas ocultas ou use <ctrl>+<h>

Procure por pastas que comecem com um ponto (.) por ex.: .mozilla

Encontrando a pasta do pacote que removeu, exclua ou renomeie a mesma e pronto.

[]'s

cygnusx-1

Citação de: Tota online 11 de Janeiro de 2011, 15:50
Geralmente, configurações ficam em pastas ocultas no diretório do usuario.

Abra o nautilus, escolha exibir pastas ocultas ou use <ctrl>+<h>

Procure por pastas que comecem com um ponto (.) por ex.: .mozilla

Encontrando a pasta do pacote que removeu, exclua ou renomeie a mesma e pronto.

[]'s
Foi isso q eu fiz, mas não tem como fazer isso automaticamente com algum comando q remova o programa e as configurações junto?

Tota

Sim

Apt-get purge <nome do pacote> deveria fazer, mas nem sempre como pôde verificar.

Experimente com o aptitude, use o midnigth commander, veja o manual do dpkg ( man dpkg )

Algum deve servir para voce.

Realmente o apt é meio fraquinho neste quesito.

[],s

cygnusx-1

Citação de: Tota online 11 de Janeiro de 2011, 16:21
Sim

Apt-get purge <nome do pacote> deveria fazer, mas nem sempre como pôde verificar.

Experimente com o aptitude, use o midnigth commander, veja o manual do dpkg ( man dpkg )

Algum deve servir para voce.

Realmente o apt é meio fraquinho neste quesito.

[],s
A sintaxe do aptitude é aptitude purge <pacote>?

Tota

Veja em man aptitude, mas creio ser isto mesmo.

Ou digite aptitude --help

[]'s

bred81

O aptitude também não apaga as configurações, na maioria das vezes.

Sempre que quero zerar um aplicativo, eu deleto a pasta oculta dele e abro-o denovo.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

cygnusx-1

Citação de: bred81 online 12 de Janeiro de 2011, 01:47
O aptitude também não apaga as configurações, na maioria das vezes.

Sempre que quero zerar um aplicativo, eu deleto a pasta oculta dele e abro-o denovo.
Isso não é nenhum pouco prático na minha opinião.

Tota

Ola

Infelizmente nada é perfeito neste mundão.

O windows deixa dll's pelo caminho, incha o registro de deixa a maquina lenta.

Os Debian deixam arquivos de configuração, mas isto não afeta o desempenho do sistema.

Citar20.1.6 Removendo completamente um pacote

Use o comando: dpkg -P [NomedoPacote|-a] (--purge) para remover um pacote e todos os diretórios e arquivos de configuração criados. Não é necessário especificar a revisão do pacote. O comando dpkg--purge pode ser usado após uma remoção normal do pacote (usando dpkg -r).

Caso você usar diretamente o comando dpkg --purge, dpkg primeiro removerá o pacote normalmente (como explicado em Removendo pacotes do sistema, Seção 20.1.5) e após removido apagará todos os arquivos de configuração.

Caso especifique a opção -a (ou sua equivalente --pending) no lugar do nome do pacote, todos os pacotes marcados para remoção serão removidos completamente do sistema.

Note que o dpkg --purge somente remove arquivos de configuração conhecidos pelo pacote. Em especial, os arquivos de configuração criados para cada usuário do sistema devem ser removidos manualmente. Seria pedir demais que o dpkg também conhecesse os usuários de nosso sistema ;-).

Fonte: http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-dpkg.htm

[]'s

irtigor

Os arquivos são seus, não faz sentido eles serem apagados com o gerenciador de pacotes.

cygnusx-1

Citação de: Tota online 13 de Janeiro de 2011, 15:59
Ola

Infelizmente nada é perfeito neste mundão.

O windows deixa dll's pelo caminho, incha o registro de deixa a maquina lenta.

Os Debian deixam arquivos de configuração, mas isto não afeta o desempenho do sistema.

Citar20.1.6 Removendo completamente um pacote

Use o comando: dpkg -P [NomedoPacote|-a] (--purge) para remover um pacote e todos os diretórios e arquivos de configuração criados. Não é necessário especificar a revisão do pacote. O comando dpkg--purge pode ser usado após uma remoção normal do pacote (usando dpkg -r).

Caso você usar diretamente o comando dpkg --purge, dpkg primeiro removerá o pacote normalmente (como explicado em Removendo pacotes do sistema, Seção 20.1.5) e após removido apagará todos os arquivos de configuração.

Caso especifique a opção -a (ou sua equivalente --pending) no lugar do nome do pacote, todos os pacotes marcados para remoção serão removidos completamente do sistema.

Note que o dpkg --purge somente remove arquivos de configuração conhecidos pelo pacote. Em especial, os arquivos de configuração criados para cada usuário do sistema devem ser removidos manualmente. Seria pedir demais que o dpkg também conhecesse os usuários de nosso sistema ;-).

Fonte: http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-dpkg.htm

[]'s
Eu não estou querendo nada perfeito, só queria remover o programa e as configurações junto de maneira mais do q apagar a pasta manualmente.

cygnusx-1

Citação de: irtigor online 13 de Janeiro de 2011, 16:07
Os arquivos são seus, não faz sentido eles serem apagados com o gerenciador de pacotes.
Se os arquivos são meus acho q faz mais sentido ainda remonê-los qdo eu decidir q isso é necessário. É isso q a remoção completa do synaptic promete. Mas não tem problema, raramente eu preciso fazer esse tipo de tarefa e não me incomoda tanto ter q pagar a pasta manualmente.