Problema ao instalar ati radeon HD5750

Iniciado por rr-boy2010, 25 de Dezembro de 2010, 16:28

tópico anterior - próximo tópico

rr-boy2010

Olá boa tarde,

Instalei o Ubuntu 11.04, pois achei o visual bem mais elegante que as versões antigas.
A minha placa de vídeo é Ati Radeon HD5750, para quem não sabe, ela não é antiga. Comprei faz 3 meses, é geração nova, pois já estou sabendo que as placas ATIs antigas não funcionam com o driver proprietário no ubuntu, somente com o genérico.

O ubuntu detectou minha placa de vídeo, habilitei e reiniciei o computador. Após o reinício, ainda assim estava aparentando não estar ativado. Vídeos ficam lentos, páginas carregam com gráfico ruim, etc. A placa de vídeo é excelente, pois  rodo qualquer jogo no Windows 7 no High com HDMI em monitor de 23, e além disso possuo 8GB ram ddr3.
Baixei no site da amd o driver proprietário, instalei normalmente, e mesmo assim não estava funcionando corretamente.

Pesquisei aqui no fórum do ubuntu, e achei vários tópicos com problemas parecidos com a mesma placa de vídeo, e até alguns que ensinam a configurá-lo. Pesquisei no Google, também.
Acontece que nenhum tópico me ajudou, pois todos ensinam que tem que remover o driver, atualizar o repositório e depois novamente instalar o driver. Porém, ainda assim não funciona.
Pois mesmo após deixá-la 100% instalada e configurada, o gráfico 3D não funciona.
Parece que ainda não há solução definitiva para os drivers da ATI no ubuntu, alguém sabe alguma outra distro que funciona drivers da ATI ?

Grato.

Kriptolix

o ubuntu 11 nao é sequer um beta ainda, nao espere que nada funcione num sistema em teste alfa, se vc quer garantir funcionamento ou espera ele chegar a versao final ou entao instala algo ja em versao final. poderiamos ate ver o que podia ser, mas como o 11 nao tem nenhuma promessa de estabilidade (alias, tem sim promessas de muita instabilidade na versao atual) a causa poderia ser praticamente qualquer coisa.
Ubuntu Linux 10.10

lnxluisfelipe

Cara...
Eu tenho uma 4830 hd no laptop e ja tentei de tudo.
Ja instalei versoes antigas do ubuntu...ja fui para a alpha do 11.04...ja segui tudo que é tutorial e nada.

Devo ter formatado a maquina umas 20 vezes.

O melhor que eu consegui foi instalando a 10.04, habilitar o repositorio x-org crack, habilitar atualizaçoes sugeridas e deixar o driver da placa padrão.

Ate consigo habilitar o cubo e janelas gelatinosas sem perder performace, mas é so.

Kriptolix

certo, deixa eu entender, estamos falando de um laptop com hd4830 ou de um desk com hd5750? essa questao de video é cheia de detalhes, passe toda a configuraçao da maquina pra gente saber com o que esta mexendo, mas logo lhe adianto que pode ser uma questao pode ir alem de uma configuraçao mais simples (principalmente em maquinas com duas placas de video ou com processador da linha core i)
Ubuntu Linux 10.10

rr-boy2010

Agradeço pelas respostas.

Bom, no meu caso se trata de um Desktop. Já testei ubuntu 10.04, 10.10, 9.10, e nenhum funcionou a placa de video, mesmo após instalação manual.  Testei fedora 14 (o qual fez um bom marketing falando que várias placas de video da ATI funciona e que impressoras funciona em segundos após conectar ao PC).

Eu até usaria o driver genérico, padrão, só que os videos ficam muito lentos, não tem como usar desse jeito. As fontes dos sites ficam ruins, etc.
A configuração é a seguinte:
Desktop
Processador AMD Phenom II X2 550 3.1ghz - 8MB cache
8GB Memória DDR 3
Placa de video ATI Radeon HD5750 1GB dedicada c/ suporte HDMI/DVI/HDTV e dual placa de videol
Monitor 23" LG W2353V
Placa mae Asus M4A77TD

Vale lembrar que baixei o driver proprietario catalyst no site da AMD, instalei pelo terminal , concluiu corretamente. Reiniciei o PC, e mesmo constando que estava habilitada, aparentava que nao estava instalada.
Rodo qualquer jogo no High no Windows 7, com resolução máxima c/ suporte HDMI, e são jogos bem pesados. Incrivelmente é estranho nao rodar um simples filme em full-screen no linux, videos no youtube ficar com graficos lentos, fontes do navegador lentos, etc. Com certeza é uma incompatibilidade.

Será que há alguma solução?
Grato.

Kriptolix

rapaz, tudo indica ser questao de drivers, mas considerando seus testes fica dificil saber pq razao nao funciona ja que ja testou de tudo, caso vc venha a fazer alguma nova instalaça do ubuntu 10.10 agente poderia fazer alguns testes pra ver se o driver esta ou nao funcionado corretamente mas devo confessar que placas ATI nunca tiveram um suporte muito bom no linux (por motivos varios) e vc pode ter caido na percentagem de pessoas que fica meio "descoberta" pelo suporte dado pelo driver. soluçao com certeza deve haver mas provavelmente dara algum trabalho e exigira muita pesquisa :)
Ubuntu Linux 10.10

rr-boy2010

Obrigado pelo esclarecimento. No momento estou com o Windows 7 por conta disso, mas quando eu voltar a instalar o Ubuntu, volto nesse tópico para procurar mais soluções e possivelmente explicar onde está o problema.

postenga

É por essas e outras q migrei pra plataforma Nvidia. Sempre gostei da Ati, mas ati com linux nunca mais :/

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

nicolas braz

Eu tenho essa placa também, eu tinha um GF 9500 GT ficava perfeita no linux quando instalei o driver da Radeon do linux eu vejo um lag já nos efeitos 3d do sistema.

Uso Ubuntu 10.04..
AMD Athlon II X4 3.00 GHz - 4 GB DDR III - HD 500 GB SATA - GeForce GTX 550 TI - Ubuntu 12.04 + Windows 7 Professional x64.