Não sou da área de TI mas instalei o Ubuntu e...

Iniciado por alessandropa, 26 de Dezembro de 2010, 13:23

tópico anterior - próximo tópico

alessandropa

Amigos,

grande prazer estar aqui. Acabei de me registrar. Sou da área de TI e estou aqui decidindo entre dual boot, VM com host Ubuntu ou VM com host Win7.

Acho que para os profissionais de TI é mais fácil lidar com o GNU/Linux e suas distros. Mesmo o que estão vindo do mundo Windows.

Então, queria saber de depoimentos de quem não é da área de TI. Como foi a transição do Windows para o Ubuntu?

Ficarei feliz com incentivos para um analista de requisitos que voltará a desenvolver, mas agora em ambiente Linux.

Um 2011 incrível a todos vocês! ;D
alessandropa

Pedru

Fala, camarada

Não mexo com esse tipo de coisa, mas instalar Ubuntu foi um grande feito pra mim! Ubuntu é um dos melhores sistemas operacionais que já usei. 8D

Sou só um curioso em computação e uso Ubuntu em dual-boot com o Windows atualmente. O Windows, pra mim, só serve pros jogos (já que não consegui instalá-los através do Wine).

No começo eu achava estranho, mas muito interessante. Comecei no Ubuntu 8.10 e a interface nova me intrigava e me dava gosto de usar! Eu não sabia usar direito, muito menos gravar CDs, então instalei o Ubuntu através do Wubi. Reservei uns 5 GB e fiquei encantadíssimo com o sistema. Eu não estava acostumado a usar o terminal e achei supersimples. Ubuntu é realmente um grande SO e vai crescendo muito a cada ano. Hoje uso Ubuntu 10.04.1 LTS em dual-boot com o Windows XP Professional SP 3.

Faça um dual-boot, amigo, não irá se arrepender.

alessandropa


diego.weis

#3
Olá,

O ERP da empresa em que trabalho roda tanto em windows quanto em linux. No entanto a empresa toda usa windows.

Sou contador e utilizo meu computador pessoal no trabalho. Já fazem dois anos que utilizo o Ubuntu. No começo usava em dual boot, quando tinha uma dificuldade, recorria para o windows, com isto acabava não aprendendo nada de novo. Mais tarde, quando troquei de máquina (que veio com o W7), tentei voltar a usar só o windows. A tentativa não durou 2 meses e por causa de vírus e outras coisas do tipo, decidi instalar o ubuntu como único SO de meu notebook.

Tive alguns problemas de início:
- Wirelles - (Incompatibilidade entre o DI-524 com chave WPA e o ubuntu, que neste roteador parece só funcionar com WEP);
- Certificação Digital - (Acessos a sites que requerem autenticação via certificado A1 ou A3, que felizmente consegui resolver sozinho depois de muito ler);
- Java - (No meu caso preciso usar o JAVA da sun. Os problemas ocorriam porque além de instalar o java da Sun, eu precisava desinstalar os outros, inclusive o JDK, que faz parte do pacote OpenOffice);

Hoje, tenho o windows XP instalado em uma Maquina Virtual no meu Ubuntu. Só uso ele por causa do pacote Office da Microsoft, pois existem alguns recursos mais avançados do Excel 2007 que não estão disponíveis no OpenOffice (por exemplo: Filtros por clique, e fórmula SOMASES())

Enfim, em minha opinião o Sistema Operacional (Ubuntu) vem melhorando a cada versão, atualmente utilizo a 10.04 LTS 64bits. Particularmente acho ele mais estável e confiável que o windows.
Ultimamente, meus problemas não estão relacionados ao SO, mas sim aos aplicativos que a maioria das pessoas da empresa utilizam no windows e que em alguns casos não possuem um equivalente à altura no linux, tais como o MS Office, e-lalur (IOB), mas para estes casos, venho utilizando sem problemas o XP em máquina virtual.
We can be free.
Ubuntu 10.04 LTS 64bits.

agente100gelo

Tinha um tópico que revelava a profissão dos usuários do Ubuntu.
A maioria era de não profissionais de TI. Tinha muito dentista, médico, advogado, estudante, etc.

Não o encontrei. Deve ter perdido num problema que houve com o banco de dados.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

diego.weis

#5
Olá,

Eu não sabia deste tópico citado pelo "agente100gelo", portanto eu não estava nele.

Att.
We can be free.
Ubuntu 10.04 LTS 64bits.

alessandropa

Obrigado, diego.weis e agente100gelo!

Estou realmente muito inclinado a instalar o Ubuntu como SO principal e o Win7 Ultimate em VM.

Eu tenho um Sony Vaio série F, e ele é cheio de aplicações que integram o Win ao hardware. Espero que o Ubuntu case bem com o laptop.  ;D

alessandropa

alessandropa

Bem,

redigindo esse post já no Ubuntu. Mas, por enquanto, rodando e testando a partir do live CD.

O touch pad mouse do Vaio não funcionou, mas impressionou a velocidade de carga de páginas web, mesmo rodando o SO a partir do CD.

Instalando no HDD, começo a ajustar o hardware, como o mouse.

alessandropa

alessandropa

Mas é urucubaca de iniciante mesmo....

Optei pelo dual boot. Tudo certo com o Win7.

Dual boot, beleza!

Mas, ao tentar atualizar um driver proprietário de vídeo NVidia no Ubuntu, no reboot, travou geral. Nem inicia. Fica numa tela marrom sem nenhum texto. Só desligando o notebook, que é um Vaio VPCF1.

E agora? Mudar de área no fórum? Hehehe

alessandropa


alessandropa

Resolvido!

Entrei no modo gráfico seguro e mudei para a configuração padrão de vídeo.

Mas, para a minha surpresa, no reboot, o Ubuntu instalou o driver correto.

Gostei disso!

Exploring...

ElMago

#10
Citação de: diego.weis online 27 de Dezembro de 2010, 16:35

Hoje, tenho o windows XP instalado em uma Maquina Virtual no meu Ubuntu. Só uso ele por causa do pacote Office da Microsoft, pois existem alguns recursos mais avançados do Excel 2007 que não estão disponíveis no OpenOffice (por exemplo: Filtros por clique, e fórmula SOMASES())





Não sou lá especialista em Calc, mas por curiosidade dei uma ''googlada'' e encontrei soluções no Calc p/ estas funções segundo os usuários.
De qualquer forma, eu acho EXTREMENTE injusto dizer que ferramenta x é inferior à ferramenta y porque uma tem coisas que outro nao tem, não considerando o peso geral da balança. Pois o OpenOffice não deve nada à M$Office.
A questão é, se for procurar as ferramentas similares com nomes similares, aí não se encontra mesmo.
É a velha questão do costume de certas ferramentas. De fato, pra se usar SÓ programas Linux, vai precisar de um bom tempo de estudo do SO e dos programas.
P/ mim, o ''dual boot'' facilita no início, mas vira um ciclo vicioso e impossibilita o verdadeiro aprendizado no mundo Linux.
Nao sou fanático ou xiita, até pq gosto também Windows, mas o que falta é persistencia, e, qualquer programa em qualquer área hoje em dia ja nao deve mais nada aos progs do Windows.
Nao é exagero, mas se estudar e se aprofundar (o que requer tempo), vai ver que se chega aos mesmos resultados dos progs profissionais do outro SO, apenas os caminhos sao diferentes (um pouco maiores em alguns casos)....

alessandropa

Tudo rodando!

Mas, ao utilizar o utilitário de discos, a fim de verificar se ficou tudo certo com a partições, o utilitário informa que a partição primária extendida do Ubuntu está desalinhada em 1024 bytes em relação à partição lógica do sistema de arquivos ext4, em que está o Ubuntu.

Pelas especificações do HDD, ele possui a tecnologia de 4096 bytes por setor. Estava pesquisando, e na Internet dizem que a falta disso causa desalinhamento de partições.

Mas, não tenho como resolver isso. Queria ver, pois isso causa perda de performance do disco rígido.

Se alguém puder ajudar. Ou indicar o fórum apropridado, aqui mesmo, para sanar essa dúvida.

Obrigado!

Feliz primeira segunda-feira de 2011...

alessandropa