Problema com radio online [Resolvido]

Iniciado por SergiodaSilvaJunior, 02 de Janeiro de 2011, 04:11

tópico anterior - próximo tópico

SergiodaSilvaJunior

Olá. Sou novato no Ubuntu e não estou conseguindo ouvir rádio online, já pesquisei pelo fórum e nada deu certo até agora.

Já tentei colocar no terminal:

vlc www.kissfm.com.br
vlc www.crosshost.com.br
vlc www.crosshost.com.br/cbs/kiss/  (e sem essa última barra "/")

Tentei também seguindo isso:

para colocarem o radio online a funcionar basta isto:

na consola....

Resumo:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc
$ sudo apt-get install libavcodec-extra-52

Se voce não obtiver exito, instale o pacote ubuntu-restricted-extras, foi com esse que minhas rádios funfaram de boa

$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

(tirei esses "$" do começo de cada linha e foi "dando certo", até que na última demorou uns 10 min. e deu numa tela azul com um texto em inglês).

Eu tentei também com o mplayer, mas não gostei do mplayer. O vlc abriu tão bonitinho meu DVD do Eric Clapton com um pessoal do blues...

Gente, sou super novato (como podem ver). Desculpa aí pelo texto enorme com vários erros de portuga... Alguém sabe resolver esse problema?  :-\

Obrigado.

Yarwinish

Esses links não apontam para o fluxo do áudio da rádio, mas simplesmente para o website. Por isso não estão funcionando.

No que se refere à essa rádio que você mencionou, o link correto é
http://www.crosshost.com.br/cbs/kiss/ouvir.m3u

então, no terminal, digite

vlc http://www.crosshost.com.br/cbs/kiss/ouvir.m3u

Não precisa fazer pelo terminal. Pode fazer pela interface gráfica mesmo. Abra o VLC a partir do menu Aplicativos / Multimídia / Reprodutor de Mídias VLC e, dentro do programa, clique em Mídia / Abrir Fluxo de Rede. Aí você cola esse link que eu falei e clica em reproduzir.

Tente isso que deve funcionar. Caso não funcione, poste novamente explicando o que acontece.

Outra coisa: esse $ quer dizer que o comando pode ser digitado no terminal como usuário normal, sem a necessidade de estar logado como root (superusuário). Quando existe um # ao invés do $, precisa estar logado como root. Entretanto, no Ubuntu isso não é feito por motivos de segurança. Utiliza-se o sudo antes do comando justamente para executá-lo como root, sem ser necessário se logar na conta root.

A propósito achei essa rádio bem legal.

SergiodaSilvaJunior

Nossa, era só colocar um ouvir.m3u no final... Consegui agora! Obrigado! :D

Mas, só algumas dúvidas:
Quanto aqueles códigos que coloquei no terminal:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc
$ sudo apt-get install libavcodec-extra-52
$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Tem algum problema deixar essas coisas ou é melhor tirar? ???

Eu pesquisei um pouco (vou pesquisar mais) e vi isso:

Códigos:

sudo apt-get clean (esse eu não coloquei)

Pode remover pacotes não mais utilizados usando o comando

sudo apt-get autoremove (esse eu coloquei, não tive problemas)

Pode limpar a lixeira, limpar os logs de eventos e, se quiser, remover via gerenciador synaptic os kernels antigos. Isto já basta.

Uma pessoa disse que é interessante o código sudo apt-get autoremove, que ele coloca as vezes para remover resíduos de programas desintalados (era isso que eu queria).

Mas... Ele disse que isso não é "tão perigoso" quanto o outro código. Perigoso como?

Tenho medo de tirar algo e fazer falta depois.

Eu sempre fui usuário de Windows... Quero me livrar do vício dessa droga que a gente fica desfragmentando, etc... Hê hê. Mas... Sabem como é... Obrigado pela ajuda pessoal! E... Paciência comigo aí...  :P

Yarwinish

Bem, quando eu comecei a usar o Ubuntu eu também tinha essa mania de querer remover resíduos de programas instalados. Mas hoje em dia passou.

Em relação aos pacotes que você instalou, não precisa removê-los. Eles até mesmo são importantes. Basicamente com esses comandos você instalou (caso não já tivesse instalado) o programa VLC e alguns arquivos necessários para o seu funcionamento, além do plugin do Firefox, para você ver vídeos em alguns sites (como a globo.com). Além disso, o ubuntu-restricted-extras instalou no seu computador diversas bibliotecas para rodar no seu computador os formatos proprietários de mídia, como mp3, wmv, etc. Ou seja: não há porque removê-los, visto que são importantes e em algum momento teriam de ser instalados.

Sugiro você instalar o programa Ubuntu Tweak (http://ubuntu-tweak.com/). Basicamente é um utilitário de configuração para o Ubuntu que lhe dá a opção de remover alguns pacotes não utilizados, arquivos de configuração de programas desinstalados, kernels antigos, além de muitas outras coisas relativas à configuração do próprio ambiente gráfico do Gnome. Mas é bom olhar bem o que você está removendo. Qualquer coisa pesquisa no Google. As vezes pode ser algum arquivo importante que prejudique o funcionamento de algum programa.

De qualquer maneira, apenas peço que você tente se acostumar com o novo sistema, distanciando-se do pensamento de alguém que usa Windows. No Ubuntu não precisamos fazer essas rotinas de "manutenção", já que o sistema de arquivos e a instalação de programas é bem mais organizada do que no Windows. O desperdício de espaço com arquivos de configuração antigos e coisas do gênero é muito pequeno. Experimente apertar Control+H na sua pasta Home (a do usuário) que você verá todas as pastas ocultas com arquivos de configuração de programas, inclusive de alguns que já foram desinstalados.

SergiodaSilvaJunior