Problema com montar iso.

Iniciado por ucastrobr, 09 de Agosto de 2008, 22:52

tópico anterior - próximo tópico

ucastrobr

Alguém pode me ajudar.

Criei a pasta iso em /media.

sudo mkdir /media/iso

Depois dei o comando para montar iso:

ulycris@ulycris:/$ sudo mount -t iso9660 /media/sda3/backup/java/java.iso /media/iso -o loop
Password:********
mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/loop0,
       faltando página de código ou outro erro
       Em alguns casos informações úteis são encontradas no syslog - tente
       "dmesg | tail" ou algo do tipo

ulycris@ulycris:/$ dmesg | tail
[26730.576000] psmouse.c: TouchPad at isa0060/serio1/input0 lost sync at byte 4
[27866.568000] eth0: link up.
[28267.972000] eth0: link down.
[28278.372000] eth0: link up.
[30092.988000] Unable to identify CD-ROM format.
ulycris@ulycris:/$

Já tentei o comando com mais opções e nada :

sudo mount /media/sda3/backup/java/java.iso /media/iso/ -t iso9660 -o ro,loop=/dev/loop0

Veja abaixo que o tipo de arquivo que ele está enxergando é data.

ulycris@ulycris:/media/sda3/backup/java$ file java.iso
java.iso: data

Veja abaixo como está meu fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
/dev/hda /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/sda3 /media/sda3/ ext3 defaults 0 0
none /proc/bus/usb usbfs devgid=1002,devmode=666 0 0
/dev/sda2 /media/windows ntfs-3g silent,umask=0,locale=utf8 0 0

Instalei o "gisomount" dá a mensagem quando tento montar 'File selected is not an ISO' e também instalei o "gmountiso" que dá a mesma mensagem quando tento montar em modo texto.
Essa iso que baixei é do cd de resposta do livro do Deitel "Java como programar".

O que me irrita é que no Windows Vista esse arquivo iso roda com o Daemon tools. Instalei no Vista o Ext2IFS programa que permite windows enxergar partição ext3 e ext2 e do windows acesso a partição linux e rodo o arquivo iso. Consegui solucionar pelo Windows rodando o Daemon tools e pedindo para ele não executar o exe, mas sim para explorar arquivos e daí selecionei tudo e copiei numa pasta e coloquei na partição ext3 do home.

Brincadeira!!! Porque o linux não enxerga o arquivo? Será que ele foi gravado em imagem, mas não no formato iso? Talvez nrg? Embora a extensão final do arquivo que baixei está em iso.

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

clcampos

Caramba, quando vi seu tópico ucastrobr fiquei até espantado, não lembro de você ter trago uma dúvida aqui, mas sempre ótimo conteúdo.

E até quando você posta uma dúvida da para se ver que fez tudo que era possível...

Posso dar um pitaco? Tenta o simples, conforme abaixo?

sudo   mount   -o    loop   -t   iso9660   /media/sda3/backup/java/java.iso    /media/iso

[]'s e boa sorte!

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ucastrobr

E aí Clcampos beleza, tentei seu comando mas continua dando erro.
Não que seja culpa do linux, acho que foi gravado talvez em Nero em algum padrão tipo nrg que precisaria ser convertido para iso. Como já resolvi pelo Daemon tools via rwindows, só queria saber o porquê do problema.
Mas valeu!!!
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

leandrobosaipo

Consegui.

Antes de explicar como resolvi, gostaria de falar que depois de anos é minha primeira vez que compartilho algo em um forum.

mount -t auto -o loop [Endereço do arquivo iso] [endereço de onde será montado]

mount -t auto -o loop Curso.Magento.www.dgemg.info.iso /media/iso/