Uso do sudo

Iniciado por helis, 27 de Dezembro de 2010, 20:19

tópico anterior - próximo tópico

helis

Eis, algumas questões:

1. É possível limitar o uso do sudo, quer dizer, dar a usuário o direito ao uso do sudo apenas para um grupo de programas/comandos específicos?

2. Como permitir que alguns programas sejam rodados sem que se peça a senha do sudo?

3. Como definir o tempo em que a senha é armazenada no cache?

Poderiam me indicar textos bem explicativos sobre o assunto, plis...

Gostaria de ler o man mas é em inglês e meu inglês é precário...
Ninguém vive isolado; se não temos a companhia de um semelhante; temos, pelo menos, a companhia de nossas bactérias.

RonaldoRG

Pesquise no google sobre o arquivo sudoers que fica na pasta /etc.

Com ele eu zerei o tempo de permanência da senha, assim tenho que digitá-la toda vez que quiser executar um comando. E também dei permissão ao firestarter ser executado sem pedir senha.

Mas cuidado, leia bastante antes de editar o sudoers porque você pode prejudicar seu sistema caso faça alguma coisa errada.
T+.
Ubuntu 12.04

helis

Citação de: RonaldoRG online 27 de Dezembro de 2010, 20:43
Pesquise no google sobre o arquivo sudoers que fica na pasta /etc.

Eu tinha pesquisado mas não havia encontrado nada muito compreensível para mim, mas vou tentar um pouco mais, não consegui compreender bem como funciona a sintaxe.Por isso pedi umas indicações de textos "bem explicativos"

Citação de: RonaldoRG online 27 de Dezembro de 2010, 20:43

Com ele eu zerei o tempo de permanência da senha, assim tenho que digitá-la toda vez que quiser executar um comando. E também dei permissão ao firestarter ser executado sem pedir senha.

Era justamente isso que queria fazer e foi o que me suscitou estas questões

Ninguém vive isolado; se não temos a companhia de um semelhante; temos, pelo menos, a companhia de nossas bactérias.

Felix

Editar o arquivo /etc/sudoers, criado após a instalação adicionando a linha referente ao usuário e aos comandos que ele poderá executar, mas que pedem nível de superusuário:

#vim /etc/sudoers

usuario ALL=NOPASSWD: /usr/sbin/arp, /usr/sbin/arping

Este é apenas um pedaço de um artigo que escrevi há muito tempo abordando um pouco do arquivo sudoers

Utilidade do /etc/sudoers

linuser104

complementando o que o Felix falou, veja este link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,72115.msg401737.html#msg401737

para abrir determinado programa como root e sem pedir a senha.

Quanto a usar o sudo e não salvar a senha, se você usar o seguinte comando, sudo -k logo após um comando que usou o sudo a senha é zerada e quando for usar o sudo novamente ele pedirá outra vez a senha. Como deve ser chato ter de ficar digitando o comando sudo -k depois de usar o sudo com outros comandos a solução e editar o sudoers e para maiores detalhes sobre essa discussão veja todos os textos deste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71988.0.html

que se não me falha a memória em algum dos textos é msotrado como não salvar a senha do sudo.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

marcos andrade22