Instalação de driver de impressora hp

Iniciado por Nuno_S, 29 de Janeiro de 2011, 20:07

tópico anterior - próximo tópico

Nuno_S

Instalei o Ubuntu 10.10, há pouco e e até querer instalar uma impressora, tudo Ok (mesmo muito OK).
Tentei instalar a minha Canon, mas não resultou. Tanto quanto percebi a Canon não tem drivers adequados.
Decidi comprar uma HP Deskjet 3000 serie J310, li que o hplip-3.11.1 seria o driver adequado (chama-se mesmo driver?). Fiz download do hplip-3.11.1.run para a área de trabalho, mas não consigo instalar ou sequer fazer o que quer que seja com ele.
Quando tento instalar a impressora, ela (?) identifica a versão mais antiga do hplip, que vem com o ubuntu 10.10, que por sua vez não reconhece a minha impressora.
Como é que instalo o hplip-3.11.1?

jpzm56

Você já atualizou o seu ubuntu?
Senão atualizou, atualize. Ainda hoje fiz uma atualização do hplib.

eliseu_carvalho

As impressoras HP não precisam de driver, pois o Ubuntu e outras distribuições Linux semelhantes já as reconhecem automaticamente.
Se quiser ter mais controle sobre os parâmetros da impressora, é mais fácil instalar o pacote "hplip-gui", presente nos repositórios. Para tal, abra o Terminal (em Aplicativos - Acessórios) e digite

sudo apt-get install hplip-gui

Feito isso, vai haver um novo ícone em "Sistema - Preferências", chamado "HPLIP Toolbox", com todas as opções possíveis na impressora.

Nuno_S

Obrigado pela sugestão Eliseu_Carvalho
O problema é que a versão que tenho instalada do hplip (3.10 qq coisa) não reconhece a minha impressora e não consigo instalar a versão mais recente. Faço todo o processo de adicionar impressora e no final, qd mando imprimir a página de teste... a impressora não responde.
Ainda assim, tentei o que me sugeriste e Ja esta instalado a HPLIP Tool box. Só que quando clico no icon abre o HP Device Manager, que não detecta nenhum dispositivvo. Quando faço Setup Device o dispositivo não consegue localizar a impressora ligada aporta USB.
????

Ioca100

Quando tive que instalar o driver mais novo da HP também levei uma surra até conseguir instalar.
Na teoria você baixa para teu desktop o driver da HP e depois navega  e torna executável o arquivo, veja:   http://ubuntex.blogspot.com/2009/05/instalando-arquivos-run-no-ubuntu.html

Quando eu tentei, acho que coloquei o sudo na hora do comando para tornar executável o arquivo.
Boa sorte !
Usuário Linux- 449417