Ubuntu 10.04

Iniciado por dayvidson, 21 de Dezembro de 2010, 18:36

tópico anterior - próximo tópico

dayvidson

Boa noite,

vou começar a implantar linux como desktop, ondeu eu trabalho. Usamos windows server com o Active Directory lá quero saber como eu posso fazer para adicionar o ubuntu ao dominio da empresa e realizar autenticação e logar o usuário pelo Active Directory.

Se alguém poder ajudar com essa dúvida ou tiver algum material que possa me indicar fico grato.

Grato desde já.

Seja Livre, Seja Linux!!! :P
Linux User
Seja Livre, Use Linux!!
LPI ID #LPI000217407

zekkerj

Informe-se sobre Samba e Winbindd.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

dayvidson

Quanto ao samba quero tirar algumas duvidas;

eu posso instalar o samba client nas estações ubuntu para ele mapear as unidades mapeadas no servidor windows??

como eu vou realizar a autenticação do Ad no ubuntu, para ele pegar login e senha do Ad do usuário??

o aplicativo samba, eu preciso so instalar o samba client nas estações neh para mapear as unidades do windows, realizando um script para montar automaticamente no inicio do linux.
Linux User
Seja Livre, Use Linux!!
LPI ID #LPI000217407

zekkerj

Citareu posso instalar o samba client nas estações ubuntu para ele mapear as unidades mapeadas no servidor windows??
Não é preciso, o cliente samba já vem instalado por padrão. Mas você precisa instalar o sistema de arquivos da rede windows (smbfs) para poder mapear essas unidades.

Citarcomo eu vou realizar a autenticação do Ad no ubuntu, para ele pegar login e senha do Ad do usuário??
Vc configura sua máquina ubuntu com o endereço do servidor AD, o nome do domínio como workgroup, e segue um procedimento (que eu não tenho de cabeça) para se juntar ao domínio.

Depois, o daemon winbindd vai pegar os nomes e códigos de usuário do windows, pra você se autenticar na máquina ubuntu.

Citaro aplicativo samba, eu preciso so instalar o samba client nas estações neh para mapear as unidades do windows, realizando um script para montar automaticamente no inicio do linux.
O mapeamento automático tem que ser resolvido em separado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

warlinux

Você pode tentar também usar o utilitário likewise, nunca usei, pois não tenho AD,
mais me parece uma boa solução, para esse tipo de integração.

Dei uma pesquisada rápida no google, ve se te ajuda.

http://projetoseti.com.br/linux/likewise-acessando-dominios-active-directory-com-ubuntu/

http://javalinuxevatapa.blogspot.com/2010/05/ubuntu-1004-active-directory-com.html

Abraços
"O difícil é aprender a ler, o resto está escrito"
Tutorial de instalação Debian Netinstall
http://warlinux.blogspot.com