Ubuntu particionado automaticamente agora reclama espaço livre

Iniciado por victorh2007, 25 de Dezembro de 2010, 15:45

tópico anterior - próximo tópico

victorh2007

Amigos,
Recentemente instalei em meu HD a última versão do Ubuntu 64 bits. Está funcionamento muito bem, mas tem algo que está me incomodando. Vem se tornando frequente eu receber um aviso do Ubuntu de que não tenho mais espaço em disco disponível e ao mesmo tempo recomendando a desinstalação de programas.

A minha instalação do Ubuntu se deu da seguinte forma: fiz o boot pelo CD de instalação e no momento  do particionamento do HD, reservei 30 GB de espaço em disco para uso exclusivo do Ubuntu. O particionamento foi realizado de forma automática e sem a minha interferência. Depois a instalação seguiu o seu curso normal e se concluiu sem problemas.
Hoje, usando a ferramente do "analisador de disco", descobri que de um total de 30 GB, está sendo usado 3,8 GB e estou com 23 GB livres.
No entanto, a partição / (raiz) indica 100% de ocupação.

Se ainda tenho 23 GB de espaço livre de um espaço total de 30 GB alocado para o Ubuntu e agora vejo que está faltando espaço para a partição raiz, como faço para resolver este problema?
Será que o particionamento automático, ocorrido durante o processo de instalação, não aconteceu de forma adequada de forma a permitir um maior espaço para a partição raiz?

Aguardo sugestões dos amigos para uma solução deste problema. Quero dizer que estou gostando muito de utilizar o Ubuntu e o estou achando bem superior ao Windows 7!

Aproveito também a oportunidade para desejar um Feliz Natal a todos!

Muito obrigado desde já pela atenção dada a este meu questionamento.

Victor