Definindo IP Estático em rede Wireless

Iniciado por bernardocs, 15 de Dezembro de 2010, 15:05

tópico anterior - próximo tópico

bernardocs

Olá pessoal!

Eu gostaria que me ajudassem a definir o ip estático das máquinas aqui da empresa, na qual fui recentemente admitido.

Antes de mais nada, vou dizer que já cansei de procurar resoluções e nenhuma delas se igualou ao meu caso.

Enfim,
Eu quero definir IP estático para as máquinas (que funcionam com ubuntu ou 10.10 ou 10.04) para que eu possa acessá-las remotamente, fazendo, assim, a manutenção das mesmas sem a interrupção dos cursos. O chefe e o funcionário veterano diz para eu ir no arquivo /etc/network/interfaces e botar o seguinte:
auto lo
iface lo inet loopback

auto wlan0
iface wlan0 inet static
address xxx.xxx.xxx.xxx //ip estático a ser definido
netmask xxx.xxx.xxx.xxx
gateway xxx.xxx.xxx.xxx //ip do roteador
wireless-essid xxxxxxxxxx //nome da rede wireless
wireless-key xxxxxxxxxx //chave de segurança da rede
wireless-channel xx //??

Outros sites pedem para eu fazer algo semelhante mas ao invés de wlan0 é eth1 ou eth0.

Tentei com de todas as maneiras, mas todas elas terminam da mesma forma: após rebootar, o ip não é aquele que você digitou no campo address, logo, ele permaneceu dinâmico.

Gostaria que me ajudassem com esse problema.

Obrigado!
Bernardo da Costa Santos
Programador / Programmer

zekkerj

Vc tem que (1) definir o IP estático no gerenciador de redes (Network Manager); e (2) definir essa conexão como uma "conexão de sistema".

O problema é que normalmente o ubuntu não permite que vc faça isso, mesmo fazendo a configuração como super-usuário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Uma outra alternativa seria vc fixar o IP dessas máquinas pelo servidor DHCP, elas continuariam usando DHCP, mas pegaria sempre o mesmo IP. Ficaria só o problema da máquina só ativar a conexão wireless quando alguém fazer login.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

bernardocs

Fui em Sistema>Preferências>Conexões de Rede e editei o IPv4 da Conexão que eu queria, inserindo o Endereço, a Máscara de Rede e o Gateway.

De primeira parecia ter funcionado, pois dei ifconfig para ver o ip e estava lá, o endereço de ip que eu queria. Porém, quando fui responder aqui para dar notícias, notei que não podia mais ter acesso a internet, apesar de estar conectado à conexão certa.

Como resolvo?
Bernardo da Costa Santos
Programador / Programmer

zekkerj

Vai ser mais fácil vc acompanhar o problema na própria máquina.
Um problema que se passa com o Gerenciador de Redes é que ele deixa vc mexer na conexão "Auto WLAN0", mas na primeira reconexão ela volta aos valores automáticos. Pra fixar de vez os valores, vc tem que apagar a conexão "Auto WLAN0" e criar outra, com outro nome, com os dados desejados. Esta nova conexão tem que ser configurada para conectar automaticamente.

bernardocs

Tentei fazer o que você acabou de sugerir: excluir a conexão que o ubuntu detecta automaticamente e criar outra com as configurações desejadas.

Porém continua não me garantindo o acesso a internet.

Existe ainda uma conexão Auto eth0, caso precise saber.

O que eu faço agora?
Bernardo da Costa Santos
Programador / Programmer

zekkerj

Você marcou a opção de conectar automaticamente na conexão que criou?