Relacionando partições e diretórios

Iniciado por marcric, 02 de Dezembro de 2010, 18:29

tópico anterior - próximo tópico

marcric

Oi,

Recentemente, recomecei as minhas experiências no mundo Linux, visando uma futura migração, mas tem uma dúvida meio básica que ainda persiste.

Acabei de instalar o Ubuntu 10.10 numa das minhas estações aqui, e posso dizer que o processo de instalação melhorou muito desde os meus últimos testes.

No entanto, como usuário Windows, gostaria de começar formatando e usando o disco da mesma forma que estou habituado a fazer durante anos, que é dividir o disco em 3 parcições com o seguinte objetivo:

Partição 1 (C: no Windows) só para o sistema operacional, drivers, e softwares relacionados com o funcionamento geral do sistema.

Partição 2 (D: no Windows) só para os softwares que eu instalar.

Partição 3 (E: no Windows) só para os meus arquivos de trabalho.

Por exemplo minha configuração atual no Windows XP é a seguinte:

C: 30 Gb
D: 60 Gb
E: 100 Gb

Na máquina que eu instalei o Ubuntu, tenho um HD de 160 Gb.

Como primeira tentativa, e como até hoje esta questão de mapear partições para diretórios é meio nebulosa para mim, particionei mais ou menos assim:

P1 30 Gb
Swap 2 Gb
P2 28 Gb
P3 100 Gb

Daí começam as dúvidas.

O Linux exige associar cada partição a um diretório, então fiz assim:

P1 = /
P2 = /usr
P3 = /tmp

Depois de instalar, usando as ferramentas do Ubuntu, não consigo me entender com as partições.

O que eu gostaria é de garantir que tudo relativo ao S.O. e suas atualizações estejam na partição P1, tudo que eu instalar via aptget ou descompactando arquivos, seja baixado em p3 e instalado na partição P2, e tudo no que eu estiver trabalhando, ou baixar da internet, esteja na partição p3.

Ou seja, bem básico mesmo, P1 para o sistema operacional e coisas afim, P2 para os softwares que eu instalar e P3 a minha área de trabalho.

Qualquer ajuda nesta linha de ação é bem vinda!

Grato.


irtigor

Coloque 30gb para a raiz (/), um tanto para a swap e o resto para o /home. O /tmp é para arquivos temporários, e lembre-se sempre linux não é windows.

platao

#2
Ola marcric, nao vejo vantagem em criar tantas partiçoes, vc vai acabar desperdiçando espaço no disco, e complicando o que e simples, no Ubuntu no meu modo de ver, vc poderia criar a / com 15 a 30g uma swap de 2g e uma /home separada com tamanho maior, vc poderia aproveitar a partição que armazena seus dados em ntfs e usar em conjunto com o Ubuntu.

Sugestao;

1 partição ntfs windows para o sistema
1 partição ntfs grande para dados(que o Ubuntu/windows podem ler)
1 partição / sistema Ubuntu
1partição swap
1 partição /home
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

marcric

Opa,

Desde já agradeço as respostas, mas gostaria de focar na minha intenção inicial que são 3 partições.

Uma particão para o S.O. e dados afins como drivers e etc.
Uma partição para os softwares instalados.
Uma partição para os dados de meu uso pessoal, como coizas que eu baixo da net e coisas que eu faço.

Gostaria de mais respostas na linha da minha necessidade ou opção atual (sendo ela a mais aconselhável ou não), pois estou experimentando.

Relembrando:

"O que eu gostaria é de garantir que tudo relativo ao S.O. e suas atualizações estejam na partição P1, tudo que eu instalar via aptget ou descompactando arquivos, seja baixado em p3 e instalado na partição P2, e tudo no que eu estiver trabalhando, ou baixar da internet, esteja na partição p3."

Grato.

--
MarcRic
www.marcric.com
http://marcricblog.blogspot.com/
http://www.traineronrails.com/
http://groups.google.com.br/group/riorubyrails


irtigor

Ué?! Não intendeu as respostas? Friso: linux não é windows, separar o /usr não vai garantir o que você deseja e o /tmp não é  o "meus documentos". Ficar repetindo não vai fazer funcionar.

marcric

#5
Prezado irtigor,

Sim "intendi" a sua resposta, assim como Entendi também a do nosso colega platao, e estou ciente de que Linux não é Windows.

Acredito que não tenha sido claro o suficiente na pergunta...

Prezados: gostaria que não pré-julgassem a minha opção, apenas me ajudassem a organizar as partições no Linux para as finalidades citadas no tópico, ou seja:

Uma particão para o S.O. e dados afins como drivers e etc.
Uma partição para os softwares instalados.
Uma partição para os dados de meu uso pessoal, como coisas que eu baixo da net e coisas que eu faço.

Quem não quiser ou puder ajudar neste sentido, basta não responder...

A dúvida original persiste.

Grato.

--
MarcRic
www.marcric.com
http://marcricblog.blogspot.com/
http://www.traineronrails.com/
http://groups.google.com.br/group/riorubyrails



Tota

#6
Citação de: marcric online 03 de Dezembro de 2010, 09:02
Uma particão para o S.O. e dados afins como drivers e etc.
Uma partição para os softwares instalados.
Uma partição para os dados de meu uso pessoal, como coizas que eu baixo da net e coisas que eu faço.

1) Uma particão para o S.O. e dados afins como drivers e etc.
Tudo bem aqui, marque a partição como raiz ou seja "/"

2)Uma partição para os softwares instalados.
Dificil. Alguns pacotes ( como chamamos os "programas" em Linuxês) são realmente salvos em /usr, mas no Ubuntu alguns são instalados na partição /home (em pastas ocultas), sem contar que outros além de se instalarem em /usr, o fazem em /lib, outros em /opt .

Uma lida nisto pode esclarecer ( ou confundir mais, eheheh)=> http://www.vivaolinux.com.br/dica/Entendendo-o-FHS

É possível se "forçar" a instalação apenas na /usr, mas é um bom trabalho relacionar no path e criar hard links para isto.

3)Uma partição para os dados de meu uso pessoal, como coizas que eu baixo da net e coisas que eu faço.

Aqui é bem simples também, isto é a partição /home, onde se deixam nossas coisas e de todos os usuarios do sistema.

Obs. Não entendo uma partição apenas para /tmp. Lá são armazenados os arquivos temporários, e são todos removidos ao se desligar a máquina. ( não ficam dados permanentemente como os de impressão por ex. que ficam no Windows. )

Como é um diretório dinâmico, não vejo o porquê de se fixar uma partição, pois não podemos estimar o tamanho da mesma, então um erro estimado para menos irá travar seu sistema, um erro para mais vai desperdiçar espaço em disco.

[]'s

marcric

Tota,

Resposta precisa e objetiva !

Vou dar uma estudada em tudo que você falou.

Quanto ao uso do tmp, foi uma tentativa, bem errada pelo visto, vou rever isso.

Valeu!

Grande Abraço a todos.

--
MarcRic
www.marcric.com
http://marcricblog.blogspot.com/
http://www.traineronrails.com/
http://groups.google.com.br/group/riorubyrails

marcric

Bom,

Com a resposta do Tota, ficou mais fácil...

Pelo que andei estudando, parece que existe um arquivo de configuração (/etc/fstab) onde podemos associar Filesystems a devices, ou seja, os diretórios a partições.

Então segundo ainda o que o Tota falou, poderíamos usar uma outra forma de "forçar" o uso das partições da forma pretendida.

Então vamos lá:

No meu caso, tenho as seguintes partições:

/dev/sda1 - Linux
/dev/sda2 - Extended
/dev/sda5 - Linux swap
/dev/sda6 - Linux
/dev/sda7 - Linux

Sendo que o que eu pretendo continua sendo o seguinte:

sda1 - Para S.O. e dados afins como drivers e etc. Associar o fs "/" - OK
sda6 - Para os softwares instalados. Aqui, pelo que entendi, preciso dar um jeito de agrupar todos os possíveis filesystems de instalação ("/usr", "/lib", "/opt") num só e associar este a esta partição (acredito que adicionando uma entrada no arquivo "/etc/fstab"). Só não sei como fazer este agrupamento.

sda7 - Para os dados de meu uso pessoal, como coisas que eu baixo da net e coisas que eu faço. O que teoricamente seria simples (associar o filesystem "/home"), pode ser um pouco mais complicado, visto que no Ubuntu alguns aplicativos usam o fs "/home" para instalar coisas inclusive em pastas ocultas...

Então, para realmente implementar da forma que eu desejo no Ubuntu, precisaria fazer duas coisas:

1) Agrupar todas as possíveis pastas de instalação de softwares inclusive a "/home" no caso do Ubuntu, num único FileSystem e associar esta à partição sda6.

2) Criar um FileSystem específico "/usr_data" por exemplo, e "forçar" que o Ubuntu passe a usar este como lugar onde ele grava nossas coisas e de todos os usuarios do sistema (isso não tenho a menor idéia de como fazer, ou se é possível).

Alguma ajuda para estas duas tarefas?

Desde já agradeço.

--
MarcRic
www.marcric.com
http://marcricblog.blogspot.com/
http://www.traineronrails.com/
http://groups.google.com.br/group/riorubyrails


platao

Ola, entao nesse caso e melhor separar cada parte do sistema numa partição, o / compreende todo o sistema, ele e a "raiz", onde ficam agrupados os outros diretorios. No caso defina o que nao vai entrar em / e crie uma partiçao separada. Isso vai "atrasar" a escrita na minha opiniao, ja que os dados vao ter que ser escritos em partes diferentes do disco. No linux para uso "domestico" se eu nao estiver enganado, nao compensa dividir dessa forma, nos servidores sim ha diretorios que crescem esponencialmente, entao e conveniente destaca-lo do resto da arvore. Na minha assinatura ha links para apostilas, de uma olhada na estrutura de diretorios e o que cada uma delas agrega e tente moldar a sua visao de particionamento.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

RonaldoRG

#10
Pelo meu modesto conhecimento, acredito que vai ser um exercício em tanto essa de criar uma partição para os programas instalados.
Porque no windows você pode instalar o programa em outro lugar diferente do default. Mas no caso do linux, pelo que eu li na estrutura de diretórios, a coisa é bem diferente.
O sistema busca os binário em /usr/bin, busca as libs em /usr/lib e os arquivos de configuração em /usr/share (me corrijam se essas pastas tiverem erradas). Como ele vai informar ao sistema sobre essas mudanças? Vou acompanha o tópico pois vai ser uma ótima oportunidade para aprender mais.
T+
Ubuntu 12.04

irtigor

#11
Links simbólicos... mas essa saída -"lindows"- tende a trazer mais problemas do que soluções...

Snapshots e/ou clones regulares do sistema são meios melhores. Ou -é ruim- faça reinstalações "sujas".


---
Obs: marcric existe no fórum espaço para assinatura, fica mais fácil para você e confunde menos.

NPC

Homens de verdade não instalam nenhum sistema linux com menos de 7 partições.
Atualmente possuo 12 partições aqui. Uma delas é apenas pra arquivos que começam com a letra A.

(sério... não entendi esse tópico... qual a lógica de ter tantas partições? o sistema não fica mais rápido com isso, nem fica mais seguro, nem facilita pra fazer backup e a pessoa ainda perde bastante espaço no hd. É algum desafio? Tava fácil demais usar o linux com apenas 2 partições daí o usuário resolveu testar seus limites?... Não entendo.)
Googling since 1999.