progamação em c e c++ dev cpp [Resolvido]

Iniciado por ReginaldoRR, 16 de Novembro de 2010, 22:54

tópico anterior - próximo tópico

ReginaldoRR

??? ??? :o :o :o :o :o :-* :-* :-*

Boa noite forúm!

Sou aluno de um curso de automação  e quando utilizava o windows um dos progamas que eu utilizava era o dev c++  para programação,   ao migrar para o ubuntu instalei o wine e em seguida o dev só que o problema é que tenho que montar os progamas salvar sem testar (compilar )  e executar no  wine gostaria de saber se posso fazer o dev compilar direto no ubuntu ou se já existe alguma solução alternativa!!!
obrigado!!!
ah... já tentei instalar o gcc mais não o encontrei depois da instalação!
obrigado
Reginaldo

irtigor

O gcc é um compilador, você roda pelo terminal. Um exemplo de IDE é o Codeblocks.

bred81

para compilar algo usando o gcc:
gcc -o nome_do_executavel nome_do_programa.c
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

RonaldoRG

Citaro problema é que tenho que montar os progamas salvar sem testar (compilar )  e executar no  wine
Não entendi o problema que tá acontecendo ai. O dev não tá compilando? Poste as mensagens de erro.
T+.
Ubuntu 12.04

VonNaturAustreVe

Instale o geany e os compiladores, com o comando abaixo:

$ sudo apt-get install gcc libc6-dev g++ geany

Boa sorte, creio que irá gosta de utilizar o geany, e uma IDE leve e poderosa.

[]'s
Visitem meu blog :)

fpissarra

Reginaldo,

Como o pessoal já te indicou, o compilador padrão do Linux é o GCC. Existem algumas IDE's disponíveis (o geany é um deles!). As dicas que VonNaturAustreVe e bred81 te deram são muito válidas, mas eu apenas adicionaria dois pacotes: build-essential e manpages-dev. Assim a instalação, a partir da fornecida por VonNaturAustreVe, ficaria assim:

sudo apt-get install gcc libc6-dev g++ geany build-essential manpages-dev

Eu mesmo nunca precisei instalar os pacotes gcc, libc6-dev e g++, porque, acredito, já vêm com o Ubuntu.

Você pode querer testar a IDE code::blocks, instalando o pacote codeblocks.

Agora, já que seu interesse é relativo ao curso de automação, se quiser alguma ajuda adicional (e se eu puder fornecê-la), fui professor de instrumentação industrial e eletrônica (básica, digital e microprocessadores/microcontroladores) por muitos anos... Embora tenha, nos últimos 10, me dedicado exclusivamente à desenvolvimento de software, acho que tenho condições de ajudar em alguma coisa...

[]s
Frederico Pissarra

ReginaldoRR

Agradeço a ajuda de todos os  companheiros!
Consegui instalar o Geany era realmente o que eu queria, peço desculpa se fui mal interpretado!
obrigado!

ReginaldoRR

Frederico Pissarra,
sempre que tiver alguma duvida  vou te procurar,
muito obrigado pela sua atenção!
Reginaldo Rocha

fpissarra

Citação de: ReginaldoRR online 03 de Dezembro de 2010, 07:07
Frederico Pissarra,
sempre que tiver alguma duvida  vou te procurar,
muito obrigado pela sua atenção!
Reginaldo Rocha