SSH entra diretamente como root

Iniciado por tlparolin, 30 de Novembro de 2010, 14:52

tópico anterior - próximo tópico

tlparolin

Olá a todos.
Estou com um grande problema em uma máquina ubuntu 10.04 onde trabalho.
Ela possui cerca de 10 usuarios, mas o unico usuario com permissões através do sudo é o meu, também possui um firewall com a porta 22 aberta somente pra rede interna.
Acontece que ontem, atraves de outra maquina da rede, houve um acesso a essa máquina (sei que foi ontem porque quando logo por ssh nela apenas exibe a frase ultimo acesso em....), os logs foram apagados, e quando qualquer usuario acessa por ssh, mesmo não digitando a senha corretamente, ele consegue se logar, e diretamente como root, usando como home o diretorio /usr/include.
Verifiquei arquivos como /etc/passwd /etc/ssh/sshd_config e outros do sistema, inclusive alguns do /etc/pam.d, mas aparentemente estão normais.
Olhei algumas variaveis de ambiente e algumas como a HISTFILE estao apontando para /dev/null...
Pensei se tratar de um script rodando que faria esse tipo de serviço, mas estou sem ideia de onde olhar..
Deixei-a em modo single-user desconectada da rede, sem permitir o uso de ninguém até conseguir resolver isso, mas os trabalhos dos usuários demandam uma certa urgência.
Quem souber de algo, por favor me ajude.

zekkerj

Sua máquina, com certeza, foi invadida e alterada.

Minha sugestão é que ela seja totamente reinstalada. Se você deseja rastrear o que aconteceu com ela, substitua o HD atual por outro, limpo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tlparolin

Obrigado por sua resposta caro zekkerj.
Como não estou conseguindo rastrear o ocorrido, vou reinstalar o sistema.
Grato.

zekkerj

Lembre-se também de trocar suas senhas, tanto nessa máquina quanto nas outras que você utiliza. Troque também as senhas de serviços online, como gmail, msn, etc.

Senhas fortes têm pelo menos 6 caracteres (idealmente 8 ou mais), e usam combinações de letras minúsculas, maiúsculas, números e símbolos. Evite usar nomes de pessoas conhecidas ou datas de nascimento, pois são fáceis de descobrir. Evite usar também palavras encontras no dicionário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D