Placa de video GT330M nvidia do notebook sony vaio vpcf115fm

Iniciado por alibi, 16 de Outubro de 2010, 14:22

tópico anterior - próximo tópico

alibi

Boa Tarde, alguém sabe como instalar a placa de video e deixar na resolução correta minha placa é full HD 1080P, pois fiz a instalação do ubuntu 10.10, o mesmo instala um drive da nvidia, tem a opção 1080 mas com 16:9 e pelo visto tinha que ser a 4:3 pois minha tela e de 16,5 Polegadas, então fica faltando a barra de baixo e um pouco da lateral.
Fiz o download do driver no site da nvidia instalei com ./Nvidia.run, só que agora não sobe nada de grafico vai direto pra shell :( alguém te a solução ai?

Obrigado.

Abraço

zeroday

Olá amigo ,

Qnd se logar tente:
startx

E nos diga aqui o resultado.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

alibi

Consegui colocar em 800x600 pelo modo de recovery a segunda opção do grub, mas não tem outra opção somente de 800x600 (4:3) e 640x480( 4:3), quando clico em Sistema > Preferencias e Monitores aparece a seguinte msg: "Parece que o drive de video não suporta a extesão para usar esta ferramenta.Você quer usar o driver de video do fabricante no lugar?" opção sim e não se colocar em não mostra este dados ai de cima de 800 x 600, se clicar em sim da um erro: "You do not appear to be using the NVIDIA X driver. Please edit your X configuration file(just run `nvidia-xconfig` as root), and restart the X server.
Agora não sei mais oq fazer ficar com uma tela 1080 com esta resolução e froids :( me ajudem

alibi

Fiz todo este processo ai abaixo, agora a tela fica roxa e não sai dela, nem entra em modo texto com crtl+alt+f1

Instalando a sua grafica: (para usuarios 10.04 e acima)<===

Modo 3 --> Manualmente com proprietario modo texto

Abra o terminal;

sudo su ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf ===>Abra o módulo Blacklist como super-usuário

blacklist vga16fb ===> Adicione no final do arquivo as seguintes linhas, depois salve.
blacklist nouveau   

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

/etc/init.d/gdm stop ===> desabilita a parte grafica para que o driver seja removido sem nenhuma interferencia

apt-get --purge remove nvidia-* ===> Remova todas as instalações da nvidia para que possamos instalar o driver mais recente.

reboot ===> o ubuntu vai reiniciar normalmente, mesmo com as instalações da nvidia removida,em modo vesa.

Agora vamos remover o Noveau:

sudo su ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

/etc/init.d/gdm stop ===>desabilita a parte grafica para que o driver seja removido sem nenhuma interferencia

apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau ===> remove o Nvidia Noveau

reboot

A partir de agora o linux não possui mais nenhum driver de vídeo e está pronto para instalar a nova versão do driver distribuída pela Nvidia.

Va ao site:   

Nvidia---> http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br   ATI---> http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx

--->tenha certeza de que esta fazendo o download do driver correto (x86=32bit) e (x86_64=64bit)<---

faça o download do driver da sua placa e coloque na sua pasta home.

cd /home/seu usuario aqui   ===> navegue ate a sua pasta de usuario onde esta o driver

ls    ===> lista as pastas e arquivos da sua home vc vai ver o driver listado, o que vc baixou 

chmod a+x nome do driver aqui   ===> da permissao de leitura e execução

./nome do driver aqui     ===> executa (note que tem o ponto antes da barra)

responda as perguntas do instalador   ===> preste a atenção nas perguntas nao tem erro

no final ele vai perguntar se vc quer gravar a configuração do X vc clica yes

/etc/init.d/gdm start    ===> inicia a parte grafica novamente com o novo driver ativado

A aceleração ja vai estar disponivel.

Agora será necessário atualizar as configurações do X.Org, para isso, vá ao terminal e digite:

sudo nvidia-xconfig

alibi

Bem, fiz este procedimento acima e continou dando erro, entrei em modo recovery e pedi pra forçar a placa de video em definição minima, ele entrou até mesmo com a resolução 1080, mas não ativou as configurações da placa 3D, verifiquei no /etc/X11/ o mesmo está utilizando as configurações linkado do X não o xorg.conf, xorg.conf.backup foi o que ele criou por ultimo.

roderickOl

Estou com o mesmo problema. Atualizei para a 10.10 e fui instalar o driver direto da nvidia, e quando ele cria o xorg.conf na tela que deveria aparecer ubuntu e aqueles pontinhos ele fica numa tela roxa e não sai daquilo.

Já não sei o que fazer mais, ninguem responde hehehe

postenga

Tenta atualizar os drives da placa para os mais recentes:
Digita no Terminal por ordem:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-current-modaliases nvidia-settings

roderickOl

postenga, eu fiz o procedimento manual para atualizar via .run e deu o problema.
Então tentei pelo repositório e tbm deu o mesmo problema.

Posso colocar o video do que ele faz quando eu iniciou ele?

Só funciona através de modo seguro

Ah quando eu atualizo o grub sudo update-grub2 da essa mensagem:

cat: /boot/grub/video.lst: Arquivo ou diretório não encontrado
Found linux image: /boot/vmlinuz-2.6.35-22-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-2.6.35-22-generic
Found Windows Vista (loader) on /dev/sda1
Found Windows 7 (loader) on /dev/sda2
done

postenga

Instale o PPA Purge : sudo apt-get install ppa-purge. Depois sudo ppa-purge ppa:ubuntu-x-swat/x-updates e sudo apt-get update.
Ainda no terminal :
sudo apt-get --purge remove nvidia*

Reinicie a maquina instale o driver da nvidia em Sistema/Administração/Drivers Adicionais e reinicie novamente. Se tudo der certo adiciona aquela PPA de novo :
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

platao

Otima dica Postenga, nao conhecia esse pacote PPA Purge.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

roderickOl

Obrigado Postenga, vc é o unico que ta ajudando, em outros forums e topicos ninguem se prontificou!!

Então fiz oq  vc pediu, dai depois que reiniciei ele travou de novo na tela plymouth que aparece o logo do ubuntu e os pontinhos.

Então entrei em modo seguro e fui nos Drivers Adicionais, e fala que não há drivers proprietários em uso no sistema.

Então parei nessa parte!

Alguma suspeita?

Interessante que quando eu apago o xorg.conf ele não trava no plymouth