Driver Intel 4500

Iniciado por teti_123, 02 de Outubro de 2010, 09:17

tópico anterior - próximo tópico

teti_123

Seguinte
eu tô com o ubuntu instalado aqui e tentei jogar umas coisas pelo wine, mas ficou tudo travado. Aí um amigo meu falou que poderia ser porque eu tô com o driver genérico da placa de vídeo. Tô tentando instalar o driver da minha placa de vídeo, mas não acho ele.
Alguém sabe como eu faço pra instalar o driver da placa aqui?
é uma Intel 4500.
Valeu! ;)

zeroday

Olha amigo o desempenho no wine nunca é igual a se o jogo rodasse nativamente no Linux.

Realmente pode ser o fato de vc estar usando driver genérico , mas acho que o jogo simplesmente não roda bem no wine.

Qual o jogo?

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Clarissa_

Pena que o criador do tópico não voltou, pq lamentavelmente estou com o mesmo problema na minha Intel GMA4500 (ou X4500MHD, a Intel diz que é a mesma coisa).
Pesquisando no Google vi umas threads em que o pessoal dizia que a placa funcionava bem no Jaunty, então fiz uma partição, instalei e o glxgears (que eu sei que não é benchmark, mas como eu sou praticamente leiga, me serve de parâmetro e é o parâmetro que tenho visto nas respostas nos fóruns - a propósito, aceito indicações de benchmarks de verdade) ficou entre 900 e 1000 fps. No Maverick eu não consigo mais de 60 fps, mas não sei se é bom negócio ficar com uma versão tão antiga por causa do vídeo. Tem como eu fazer alguma adaptação para ter o mesmo desempenho no Ubuntu 10.10 que consigo no 9.04? Alguém sabe pq tanta diferença no desempenho entre uma versão e outra?

O que eu já tentei:

- Gerar um xorg.conf encerrando o X e fazendo X -configure no terminal. Não deu certo, tive que entrar em modo texto e deletar o arquivo.
- Compilar na mão os drivers Mesa/DRI. Também não resolveu.
- Downgrade no pacote xserver-xorg-video-intel, sem sucesso.
- Instalei o Jaunty, como disse, e funcionou. Daí o sistema pediu a atualização de segurança e o glxgears perdeu desempenho: média de 200 fps - ainda assim melhor que no Maverick.
- Aumentar a memória de vídeo na bios, que é de 64Mb, mas a opção está trancada.

Saída do lspci:

clarissa@clarissa-laptop:~$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)

Configuração da máquina: notebook Acer Emachines E725, Pentium dual-core T4300 2.1Ghz, 4gb RAM, 320gb HD, dual-boot Ubuntu 10.10 32 bits e Windows 7 (usando preferencialmente Ubuntu, com uma partição recém instalada de Ubuntu 9.04 para testes). Essa máquina não tem essa configuração de fábrica, o HD e a RAM foram aumentados.

E, finalmente, para que eu quero a aceleração 3d rodando decentemente? Quero emular PS2 com o Pcsx2.
Qualquer ajuda é MUITO bemvinda.

Clarissa_

Pesquisando mais, encontrei esse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,68263.0.html

não é exatamente o meu problema, mas tentei fazer a alteração da linha

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

para

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"

fiz #sudo update-grub e reiniciei. O Ubuntu não abriu em modo normal, daí tive que ir pro modo gráfico seguro para desfazer a alteração do Grub. Nisso rodei glxgears só pra não perder a viagem, e consegui entre 200 e 300 fps. De qualquer forma, desfiz as alterações para poder iniciar o sistema em modo normal, fiz #sudo update-grub, reiniciei normalmente e, ao rodar glxgears, consegui de novo o mesmo desempenho pífio: 62 fps. Ok, não vou morrer por ter que iniciar em modo gráfico seguro sempre, mas será que fazer essa alteração no Grub não vai estragar outra coisa? Tem como fazer mais alguma coisa para poder iniciar normalmente sem perder desempenho da placa de vídeo?

rjbgbo

Clarissa_, vc testou o ubuntu 10.04lts nessa pl. de vídeo?
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Clarissa_

er... não.
Só 9.04 e 10.10. Agora que vc perguntou, vou instalar em uma partição aqui e ver o desempenho.

Obrigada!!

linuser104

Como foi sugerido aqui, instale o Ubuntu 10.04 lts e se o desempenho for ainda ruim, atualize seu sistema digitando os comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

Verifique outra vez se mudou em alguma coisa o desempenho.

Caso tudo fique na mesma, então veja se seu Ubuntu 9.04 gera um arquivo chamado de xorg.conf em /etc/X11 e em caso positivo copie ele e utilize o mesmo na versão mais recente do Ubuntu que vc deseja usar e veja se melhora em alguma coisa.

Sei que as versões mais recentes do Ubuntu não usam mais estes arquivo xorg.conf, entretanto parece que se ele estiver em /etc/X11 parece-me que o sistema pode usar as informações dele para o seu X, então não custa tentar.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].