Duvida sobre servidores Linux

Iniciado por rato la, 17 de Novembro de 2010, 22:04

tópico anterior - próximo tópico

rato la

ola a todos, meu nome é wagner e estudo no cefet-mg e nesse final de ano tenho que fazer um trabalho que envolve servidores linux, tenho que configurar a maioria dos serviços que os servidores suportam, dns, perfil de usuario, dominio, controle de acesso e mais algumas operaçoes tipicas de um servidor em um controle de rede. Me deparei entao com a questao de qual sistema linux usar, se uso um sistema servidor, se uso um sistema desktop, se uso a distro x ou a distro y. Sou iniciante em linux, usei por algum tempo e cheguei a usar somente linux, porem a algum tempo deixei de lado porque tive que utilizar alguns softwares que era somente for windows.

se alguem tiver alguma sugestao, de qual sistema, se é melhor usar um sistema servidor ou desktop ficaria grato com as sugestoes.

no caso, como sou iniciante, meu enfoque seria a facilidade.

desde ja agradeço.........

mrcmarcelo

também sou inciante em configuração de servidores linux, as distribuições que estou usando é ubuntu e debian, consegui configurar varios serviços..

rato la

entao mrcmarcelo, num primeiro momento pensei em usar ou o Debian Lenny, ou a ultima versão do Ubuntu que nem mesmo ainda não instalei pra ver como esta, o 10.10.

e no seu caso, houve diferença na dificuldade de instalação de alguma coisa em algum dos dois, se houve alguma incompatibilidade de alguma coisa.........impecilios gerais.

p.s.: ja cheguei a usar o ubuntu e o debian, o debian por muito pouco pois nao consegui configurar um modem 3g e nem fiz muito esforço a isso pois o ubuntu ja estava fazendo isso de modo automático.

zekkerj

Sendo um trabalho acadêmico, seria interessante você testar várias distribuições servidoras, como o Centos, o Suse, o Ubuntu, e se tiver tempo, o slackware.

No site guiadohardware (no site, não no fórum) tem alguns tutoriais que podem te ajudar bastante nisso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

agente100gelo

Você poderia instalar a versão Server do Ubuntu e depois instalar um serviço gráfico simples pra te ajudar.
Sugestão: depois de instalado a versão Server, rode este comando:

sudo apt-get install xubuntu-desktop

É mais leve que o Gnome padrão do Ubuntu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

maxmilian

Acho que mais fácil de configurar é o Debian mesmo !!
mais o melhor ainda é slackware, mais ele é mais para usuários avançados !

rato la

maxmilian, slackware pra mim seria um desejo, porem nao estou com tempo suficiente para configura-lo, um dia quando tiver um tempo sobrando concerteza vou migrar para ele, por momento estou procurando o mais fácil possível......nem o tao perfeito assim........

maxmilian

Citação de: rato la online 18 de Novembro de 2010, 13:03
maxmilian, slackware pra mim seria um desejo, porem nao estou com tempo suficiente para configura-lo, um dia quando tiver um tempo sobrando concerteza vou migrar para ele, por momento estou procurando o mais fácil possível......nem o tao perfeito assim........

o Debian mesmo vc pode configurar ele usando o Gnome, pega um tutorial na Internet e é so copiar e colocar os comandos no terminal !
que tipo de servidor vc quer configurar ??

rato la

um servidor de rede local, e ele com acesso a internet e dando esse acesso as maquinas ligadas a ela, configurar dominio, dns, wins (meu professor nao sabe se tem wins em linux), dns, controle de aceeso por tipo de usuario e todos os serviços tipcos de um servidor em rede....

p.s.:nao falei ainda, mas tenho que fazer tutorial de tudo e video aula, ja fiz isso em windows 2003 server e agora vou fazer em linux, apos o termino de tudo quem quiser esse material é só me contactar......

maxmilian

Citação de: rato la online 18 de Novembro de 2010, 13:41
um servidor de rede local, e ele com acesso a internet e dando esse acesso as maquinas ligadas a ela, configurar dominio, dns, wins (meu professor nao sabe se tem wins em linux), dns, controle de aceeso por tipo de usuario e todos os serviços tipcos de um servidor em rede....

p.s.:nao falei ainda, mas tenho que fazer tutorial de tudo e video aula, ja fiz isso em windows 2003 server e agora vou fazer em linux, apos o termino de tudo quem quiser esse material é só me contactar......

Isso me lembro uma distro incrível que eu configurei para uma rede de Internet sem fio
http://www.brazilfw.com.br/forum/

clcampos

Como não trata de suporte a Ubuntu, estou movendo para o Café com Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rato la

ok clcampos, pensei mesmo em coloca-lo em cafe com ubuntu, mais como meu enfoque era uma pergunta, entendi como suporte.

no entanto, ok!

Safetec

Amigo minha sugestão é usar Slackware, eu administro mais de 20 servidores rodando Slack. É muito bom e simples de configurar... Se quer aprender de verdade use Slack.

zeroday

Citação de: Safetec online 19 de Novembro de 2010, 16:30
Amigo minha sugestão é usar Slackware, eu administro mais de 20 servidores rodando Slack. É muito bom e simples de configurar... Se quer aprender de verdade use Slack.
Concordo com vc safetec ,

Mas como ele mencionou que é iniciante em Linux , com o Slack ele vai sofrer demais.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

zekkerj

CitarSe quer aprender de verdade use Slack.
Nunca usei slackware. Quer dizer que minha vida é uma mentira? :-[

:P ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D