Duvida sobre servidores Linux

Iniciado por rato la, 17 de Novembro de 2010, 22:04

tópico anterior - próximo tópico

rato la

ola a todos, meu nome é wagner e estudo no cefet-mg e nesse final de ano tenho que fazer um trabalho que envolve servidores linux, tenho que configurar a maioria dos serviços que os servidores suportam, dns, perfil de usuario, dominio, controle de acesso e mais algumas operaçoes tipicas de um servidor em um controle de rede. Me deparei entao com a questao de qual sistema linux usar, se uso um sistema servidor, se uso um sistema desktop, se uso a distro x ou a distro y. Sou iniciante em linux, usei por algum tempo e cheguei a usar somente linux, porem a algum tempo deixei de lado porque tive que utilizar alguns softwares que era somente for windows.

se alguem tiver alguma sugestao, de qual sistema, se é melhor usar um sistema servidor ou desktop ficaria grato com as sugestoes.

no caso, como sou iniciante, meu enfoque seria a facilidade.

desde ja agradeço.........

mrcmarcelo

também sou inciante em configuração de servidores linux, as distribuições que estou usando é ubuntu e debian, consegui configurar varios serviços..

rato la

entao mrcmarcelo, num primeiro momento pensei em usar ou o Debian Lenny, ou a ultima versão do Ubuntu que nem mesmo ainda não instalei pra ver como esta, o 10.10.

e no seu caso, houve diferença na dificuldade de instalação de alguma coisa em algum dos dois, se houve alguma incompatibilidade de alguma coisa.........impecilios gerais.

p.s.: ja cheguei a usar o ubuntu e o debian, o debian por muito pouco pois nao consegui configurar um modem 3g e nem fiz muito esforço a isso pois o ubuntu ja estava fazendo isso de modo automático.

zekkerj

Sendo um trabalho acadêmico, seria interessante você testar várias distribuições servidoras, como o Centos, o Suse, o Ubuntu, e se tiver tempo, o slackware.

No site guiadohardware (no site, não no fórum) tem alguns tutoriais que podem te ajudar bastante nisso.