Após instalar Windows, Ubuntu "sumiu"

Iniciado por Marcos Silveira, 08 de Dezembro de 2010, 18:59

tópico anterior - próximo tópico

Marcos Silveira

Olá amigos, precisei reinstalar o Windows que tinha no meu HD, fiz isso apenas deletando a versão existente, sem formatar. Agora nao aparece mais a tela de boot para selecionar qual SO eu gostaria de utilizar. Nao posso nunca instalar o Windows no mesmo HD que tem o Linux, so o contrario (Windows e depois linux) ? Apenas reinstalando o ubuntu conseguirei acessar novamente ou existe alguma outra opção? Obrigado?

filipevix

"The Future is Open"

irtigor

Quando você instalou o windows, o grub foi apagado. Existe um tópico aqui no fórum com o titulo: "Mil e uma maneiras de recuperar grub2 e grub".

O sistema de busca é seu amigo :)

[]'s

Marcos Silveira

Olá amigos,

Obrigado pelas respostas!

filipevix, não tive como fazer isso pois nem entrava no Ubuntu, ia direto pro Linux, mas se ocorrer algum erro no arquivo mesmo conseguindo acessar o Ubuntu, já sei o comando. Obrigado.

irtigor, sempre quando se instala outro sistema em algum hd que tenha Linux o grub é deletado?
Agradeço pelo tópico, como não sabia o termo (grub) não sabia ao certo pelo que pesquisar, em todo caso, obrigado pela informação.

Fiz o boot do Ubuntu 10.10 e realizei os processos da primeira opção (A-1), a única modificação foi que, ao invés de "/dev/sda", aqui é... Ops! Acabei de conferir no terminal e está assim mesmo, mas quando fiz o boot da imagem pelo pendrive, era "/dev/sdb" se não me engano. É normal isso?
Modificar mensagemEditar
Todavia, executei os comandos com "sdb" ao invés de "sda", e agora consigo novamente acessar o Ubuntu.

O único porém é que agora, na tela de boot, é como se eu tivesse 3 Ubuntus instalados. Aparece "Ubuntu, with Linux 2.6.35.23-generic-pae" 1x, seguido do (recovery mode), e depois aparece 2x ""Ubuntu, with Linux 2.6.35.23-generic" seguidos dos recoverys mode também, além é claro do memory test e do Windows. É normal isso?

Abraços e obrigado novamente!

irtigor

1-Se for o windows, e o grub estiver na mbr, sim.
2-Mudar também de sdb, sda, e etc é normal, já que não é fixo (é identificado por ordem de chegada, na inicialização).
3-Cada kernel ganha uma entrada no grub, apague os que não deseja lá no synaptic e depois rode um grub-update.

Marcos Silveira

Olá amigos,

Desculpem voltar nesse tópico, mas passei por problemas.

Novamente tive que fazer a reinstalação do Windows, e segui os procedimentos conforme já havia feito antes.

Dei boot no 10.10 pelo pendrive. Quando dei boot, entrou no Ubuntu "padrão", sem os arquivos que eu tinha antes, realizei os comandos e reiniciei. Ao reiniciar, a tela de boot aparecia apenas quando o pendrive estava conectado, se eu tirasse o pendrive ele ia direto para o Windows.

Com o pendrive conectado, realizei novamente os comandos, e continua entrando apenas pelo pendrive, mas agora aparece uma mensagem informando que o grub foi deletado e não entra no sistema.

Alguém sabe me dizer como devo proceder?

Abraços e obrigado desde já.

irtigor

Você precisa instalar o grub no disco certo, tanto o pendrive como o disco são identificados como sda,sdb... sdx, se só funcionou o grub com o pendrive plugado, é porque você instalou nele, não no disco. Rode um sudo fdisk -l pra ver como o disco foi identificado, ai é só rodar os comandos apontando o local correto.

clodoaldops

Recupere o grub2 do ubuntu após reinstalar windows ou outro linxu com grub1 >> testado e aprovado
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-Windows-7-em-uma-maquina-que-ja-tem-o-Ubuntu-9.10-instalado/

Use um live-cd do ubuntu 9.10 em diante...ok?

Marcos Silveira

Olá amigos,

Obrigado, mas consegui resolver.

Formatei o pen, coloquei o Ubuntu 10.10 para rodar a partir dele novamente, e refiz os códigos, corretamente dessa vez.

irtigor, eu havia rodado o fdisk -l, porém ao montar eu coloquei "sda", e era "sdb" (ou o inverso), e por isso acabou dando problema.

Abraços e obrigado!

Yarwinish

Toma cuidado com esse Windows para não precisar mais reinstalá-lo, hein?