NDISWRAPPER para PCMCIA Wireless Planet WL-3563

Iniciado por Vagner Candido, 28 de Junho de 2006, 12:48

tópico anterior - próximo tópico

Vagner Candido

Boa tarde grupo, estou iniciando no Ubuntu/Linux para deixar o windows e logo de cara estou com um problemão. Instalei o Ubuntu 6.06 e tenho uma placa wireless que infelizmente não possui driver para o linux. Pesquisei (pois penso que somente perguntar não aprendo) e descobri o NDISWRAPPER que no meu entendimento, emula windows para rodar a placa PCMCIA Wireless, pois bem peguei a "receita de bolo" e executei conforme instruido, porém a Ubuntu não a reconhece, o led do power não acende, efetuei testes em outros note book com windows e funciona normalmente, ou seja, a placa esta funcionando, inclusive no meu notebook, pois ela funcionva antes de resolver formata-lo e instalar o Ubuntu somente. Alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço o empenho e a cooperação de todos.
Obs.: Já entrei no site do fabricante(marca da etiqueta na placa) e realmente ela não possui driver para LINUX.

Dados que considero importante para que vocês possam tentar me ajudar.

Note Book :
Compaq Prosignia Peintum III
256 MRAM
40 H.D.D.

Placa Wireless PCMCIA
Modelo WL-3563
Fabricante PLANET Networking e Communication(Não sei se o fabrincante do chip da placa é a PLANET)
Tenho o CD contendo os drivers para Win2000/XP, WinNT e já tentei com todos eles.
As atualizações que o Ubuntu precisa ter, que vi na instrução de instalação utilizando o NDISWRAPPER, também estão instalados(suporte para wireless.
Vagner Candido
e-mail: vacandido@globo.com
  msn : vcandidos@msn.com

Magneto

Eu tenho uma placa PLanet com chipset Rtl8180 e excetuando o Fedora, nunca tive nenhum problema para faze-la funcionar, poderia descrever os procedimentos que executou?O ndiswrapper encontra-se no CD de instalação do Ubuntu, mas está como ndiswrapper-utils.

Vagner Candido

Olá, primeiramente muito obrigado pela ajuda. Desculpe a demora, é que eu havia baixado o ndiswrapper , descompactado e instalado, nao sabia que vinha com default no ubuntu. Desinstalei tudo e reistalei o pacote novemente, só que desta vez a partir do cd do ubuntu e mesmo assim nao funcionou, voce teria mais alguma dica?
Mais uma vez, muitissimo obrigado.
Vagner Candido

Magneto

E tu seguiu alguma dica aqui do fórum?Tu deve ter o driver pra tua placa, são dois, um .inf e outro .sys, os dois tem de estar juntos, crie uma pasta e copie para a mesma.O importante seria tu descrever exatamente quais procedimentos seguiu, o melhor driver a ser usado é o do XP mesmo.

Vagner Candido

Bom dia, bem vamos lá, eu peguei a dica nesta url http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050624.php , segui todos os passos descritos , não ocorre erro algum, pelo contrário, aparentemente ocorre tudo como descrito, e qdo executo o comando modprobe ndiswrapper ele aparentemente excecuta, pois cai direto para o prompt, mas o led power não acende. Lembrando que o minha placa é uma PCMCIA. Tenho realmente o cd com os drives da placa de rede e estou utilizando o do WINXP mesmo, apesar de também já ter tentado instalar com o do WIN2000. Copiei tanto o .inf qto o .sys para uma mesma pasta,, inclusive a placa instala perfeitamente pois qdo executo #ndiswrapper -l ele me mostra a mesma instalada. Realmente parece que tudo roda perfeitamente mas não rola.
Mais uma vez agradeço o empenho e cooperação.

Só relembrando, segue os dados da minha placa

Note book
Compaq Prosignia Peintum III
Placa Wireless PCMCIA
Modelo WL-3563
Fabricante PLANET Networking e Communication(Não sei se o fabrincante do chip da placa é a PLANET)
Vagner Candido

Magneto

Vou descrever aqui exatamente como fiz, pois nesta dica que tu passou acho que faltou uns passos.

Instalei o ndiswrapper pelo Synaptic, visto que ele consta no CD de instalação mesmo, neste caso está nomeado como ndiswrapper-utils

#ndiswrapper -i /home/usuário/net/NET8180.INF

Isso é para instalar o driver

#ndiswrapper -l

Verifica se o driver foi ativado, aparece algo como;

Installed ndis drivers:
net8180         driver present, hardware present

#modprobe ndiswrapper

Para carregar o módulo

Na dica que possuo, se a placa não for ativada com estes procedimentos, usa-se uma versão diferente do driver, por exemplo:

#ndiswrapper -e net8180

#iwlist wlan0 scan

Isso detecta os pontos de acesso

#iwconfig wlan0 essid casa

Configura o ESSID, mas antes, rode o comando ifconfig para ver qual dispositivo é usado para conectar, em meu caso, wlan0.

#iwconfig wlan0 channel 10

Configura o Canal, isso aparece ao rodar o comando iwlist wlan0 scan acima.

#iwconfig wlan0 key restricted off

Não uso encriptação, por isso este é o comando em meu caso.

#iwconfig wlan0 key restricted s:qwert

Neste caso se a chave for ASCII, só como exemplo.

#ifconfig wlan0 up

Ativa a rede

#ifconfig wlan0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0

Configura IP e máscara de sub-rede

#route add default wlan0
#route add default gw 192.168.0.1

Configura gateway

#dhcpcd wlan0

Se utiliza dhcp

#gedit /etc/resolv.conf

nameserver 200.199.252.68

configura o DNS

Esses são os passos que segui, sempre consigo acessar e net com eles, qualquer coisa, e se eu puder ajudar, é só perguntar.

Vagner Candido

Blz amigo, estou na empresa e não vou conseguir efetuar estes passos agora, farei à noite e postarei a mensagem informando o que ocorreu.
 De qualquer forma já agradeço a tempo dispensado para me ajudar.
 Valeu!!!!!!!!
Vagner Candido