senhas

Iniciado por cricri, 08 de Novembro de 2010, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

cricri

olá amigos, sou praticamente uma analfabeta digital em linux mas estou amando utilizá-lo, mil vezes melhor que o windows e mais seguro, minha dúvida é o seguinte: alguém pode utilizar meu notebook e raquear com facilidade minha senha de acesso ao sistema? pois já tive este problema no windows e fiquei sem a menor privacidade para entrar em orkut e msn. Gostaria de saber se no linux isso é possível fazer, resumindo quero saber se podem me bisbilhotar entenderam.

agente100gelo

Existem três formas principais de capturar uma senha de acesso.

1) Envio de programas keyloggers que capturam o que é digitado. Você está segura pois estes programas são feitos para Windows.
2) Preenchimento de páginas falsas acessadas por links recebidos via e-mail. Esta possibilidade continua no Linux.
3) Acesso em micros públicos - e ou esquecimento de páginas logadas. Esta possibilidade continua no Linux.

Ou seja, mais do que o sistema operacional, você precisa de muita atenção.

Para o item (2): nunca acesse através de links recebidos via e-mail, orkut, twitter, etc.
Para o item (3): não acesse em micros públicos. Se usar, utilize as opções de acesso anônimo e lembre-se de clicar em Sair/Logout. Também altere suas senhas com uma certa frequência e não utilize senhas fáceis (datas, nomes, etc).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

cricri

muito obrigado, resumindo posso acessar com mais tranquilidade do qe no windows né.

agente100gelo

Citação de: cricri online 08 de Novembro de 2010, 21:04
muito obrigado, resumindo posso acessar com mais tranquilidade do qe no windows né.

Em parte sim. A questão de vírus e cavalos de tróia sim. Pode ficar mais tranquila.
Mas cuidado nunca é pouco na Internet :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Rodrigo Henrique

Bem-vinda ao Ubuntu World,
De um modo geral, assim como o agente100gelo citou e complementando:
Trata-se apenas de uma atenção do usuário quanto à utilização.

Apenas cuidado, a internet ainda não se tem uma vacina nativa..