Instalar Ubuntu Sony Vaio

Iniciado por dhereck, 11 de Setembro de 2010, 20:06

tópico anterior - próximo tópico

dhereck

Gostaria de Saber se em meu notebook Sony Vaio VPCCW13FB

Processador : Intel Core2 Duo P7450, 2.13GHz, Cache L2 3MB
Sistema Operacional :   Microsoft Windows 7 Home Premium 64bits
Memória :   4GB DDR3
Features :   Web Cam, Microfone integrado
Unidade de Disco Rígido :   320GB
Unidade Óptica :   DVDRW
Video :   NVIDIA GeForce G210M GPU

Como Sou iniciante em linux mais minha necessidade cabe em uso pessoal e faculdade e alguns jogos da STEAM e World of Warcraft.

Tenho vontande de aprender a usar o linux.

jpzm56

dhereck

Seja bem vindo ao nosso forum e ao mundo linux, você vai gostar.
Eu tenho um sony vaio, só que o processador é o i3, e estou como ubuntu 9.10 rodando que é uma beleza. Ainda não decidi quando vou passar para o 10.04, talvez espere o 10.10 que deverá ser lançado em outubro.
Aconselho a você fazer todos os seus testes com um live cd antes de decidir instalar no HD, assim você irá tirar as suas dúvidas e aprender um pouco..
Um abraço

dhereck

bom agora vc me deixo com duvida hehehe
qual eu baixo pra testar amigao!?

9.10 ou espera outubro?

Sersalle

Olá Dhereck, seja bem-vindo!
O amigo citou que está usando o 9.10, entretanto eu te aconselho a usar a versão 10.04 ou esperar a 10.10(10/outubro).
Por quê? É simples: A versão 10.04 terá um suporte maior por ser LTS, e em todas as máquinas que instalei, nenhuma deu problema.
Já a versão 10.10 vem com algumas novidades(estas que para mim são úteis, como ex.: controlador de do rhythmbox integrado ao volume, etc.)
Então cabe a você decidir, mas minha opinião é:

Instale a versão 10.04, e vá tirando suas dúvidas quando surgir, aqui mesmo no fórum.

galactus

Olá, seja bem vindo ao fórum!

Na minha opinião Linux bom é aquele que funciona no seu hardware!

Então procure fazer a dica do jpzm56, use um live-CD e teste qual a melhor versão do Ubuntu funciona no seu hardware! A versão 10.04 tem suporte maior por ser uma versão LTS ( versão com suporte de longa duração), são três anos de suporte, mas isso não quer dizer que vá funcionar bem no seu hardware. As outras versão que não possuem o LTS tem 18 meses de atualização! 

Então procure fazer seus testes conforme a versão do Ubuntu!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

dhereck

Pode deixar!

Vo aguardar ate mes de  outubro para baixar o Sistema e pode lo testar!

Obrigado pelas dicas forte abraços!

bred81

WoW e o STEAM não funcionam nativamente no linux...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

csfab

Olha tenho um sony vaio vpccw13fx com mesmo video do começo do topico e desde a versao 9.1 não consigo instalar dá pau video, mando por live cd e o video não inicia, mas se ligo meu monitor na VGA aparece normal mas na tela do not não

jpzm56

csfab

Já veu este tutorial:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66348.0.html

Ele fala do problema com a placa de vídeo, esse problema já esta relatado, bem como a solução.

Realmente com a vga você vê tudo e fica mais fácil de corrigir.

No meu Vaio eu uso a versão 9.10 e instalou redondinha, ela só dá pau se mando aticar o software proprietário, por isso deixei como está, não tenho necessidade de instalar a placa corretamente, pura preguiça!
Baixei a versão customizada no site:
www.linuxnopc.com.br

Nas versões atuais também esta ocorrendo esse apagão da placa de video, mas o interessante é que no Fedora não acontece isso.

csfab

jpzm56

vlw pela dica, vou tentar aqui

ZéWilson

Oi, Dherek.

Eu não uso um Sony Vayo, mas meu processador deve ser semelhante ao seu, é um amd64.
Fiz a instalação pelo site americano do Ubuntu http://www.ubuntulinux.org/desktop/get-ubuntu/download, utilizando o instalador do Windows.
O processo foi tranquilo, ele reconheceu o meu processador e instalou a distribuição mais adequada. Curiosamente o motivo de estar neste forum no momento, é porque estou adorando o Ubuntu e a instalação pelo Windows acaba por lhe reservar um espaço restrito no HD. Estou tão animado que quero aumentar o espaço para o Linux. Espero que minha resposta lhe tenha ajudado.