Dúvida - Como compartilhar pastas entre um micro e um notebook?

Iniciado por Bertozzi72, 28 de Outubro de 2010, 21:52

tópico anterior - próximo tópico

Bertozzi72

Tenho um desktop com o Ubuntu 10.10, conectado ao cabo-modem por um roteador (DI-524 D-Link 150), e um notebook também com o Ubuntu 10.10, conectado ao roteador por wireless.
Consegui acessar a internet tanto no desktop quanto no notebook pelo roteador, utilizando o Wizard do roteador.
Não achei nenhuma resposta ou tutorial sobre esta dúvida.
Não tenho experiência com redes, portanto:
1) Gostaria de saber se seria possível compartilhar pastas entre os dois micros utilizando o roteador? Isto depende de alguma configuração no roteador?
Já tentei utilizar o Samba, mas não consegui.
2) Será que alguém sabe de algum tutorial para compartilhar pastas entre duas máquinas no Ubuntu?
3) Ou de como utilizar o Samba para este compartilhamento?
Até instalei o Samba, mas ele cria uma pasta dentro do link Redes no Nautilus, e dentro do link Redes cria uma sub-pasta onde mostra as pastas do próprio micro. Eu queria que mostrasse as pastas no Notebook e não consegui.
4) Ou, em último caso, de como compartilhar pastas entre Ubuntu e Windows?
Guia da Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado): http://www.guiafoca.org

VB5

Simplesmente compartilhe uma pasta em cada máquina. Para acessar essas pastas, abra o Nautilus, pressione CTRL+L e digite na barra de endereço:

smb://<IP_da_máquina_a_ser_acessada>

É só isso...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Bertozzi72

Muito obrigado pela ajuda, mas ainda não consegui acessar. Apenas visualizar.

Com a sua dica, consegui fazer com que aparecesse a pasta compartilhada da outra máquina. Só que quando tento acessar, aparece a seguinte mensagem:

Senha requerida para compartilhar <pasta> em 192.168.0.***
Usuário: *********
Domínio: *********
Senha: ********

Tentei colocar a minha senha mas mesmo assim não está acessando.

Tentei ir em Área de Trabalho Remota, na aba Segurança, e desmarquei as opções:

Você deve confirmar cada acesso à esta máquina
Exigir que o usuário digite esta senha

Mas mesmo assim ainda não está acessando.
Onde estou errando? Alguém pode me ajudar?
Guia da Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado): http://www.guiafoca.org

dtomadon

No 10.10 para compartilhar psta de sua home só basta clicar com o botão direito na pasta ir em propriedades e habilitar o compartilhamento da mesma, se for pastas do sistema e necessário saber a senha de root.

/depois é só usar o samba como no exemplo abaixo :

smb://ip_da_maquina_a_ser_acessada

e pronto !! se não der certo retorna!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

zekkerj

Não esqueça de criar os mesmos usuários nas duas máquinas...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

VB5

Citação de: Bertozzi72 online 30 de Outubro de 2010, 11:01
Muito obrigado pela ajuda, mas ainda não consegui acessar. Apenas visualizar.

Com a sua dica, consegui fazer com que aparecesse a pasta compartilhada da outra máquina. Só que quando tento acessar, aparece a seguinte mensagem:

Senha requerida para compartilhar <pasta> em 192.168.0.***
Usuário: *********
Domínio: *********
Senha: ********

Tentei colocar a minha senha mas mesmo assim não está acessando.

Essa pasta deve estar compartilhada de forma restrita, apenas para um usuário da máquina onde ela está. Somente este usuário, com a sua senha, poderá ver / modificar o conteúdo da mesma.  Verifique a forma de compartilhamento dessa pasta, e dê uma olhadinha aqui na  pesquisa

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB