Dúvida - Como compartilhar pastas entre um micro e um notebook?

Iniciado por Bertozzi72, 28 de Outubro de 2010, 21:52

tópico anterior - próximo tópico

Bertozzi72

Tenho um desktop com o Ubuntu 10.10, conectado ao cabo-modem por um roteador (DI-524 D-Link 150), e um notebook também com o Ubuntu 10.10, conectado ao roteador por wireless.
Consegui acessar a internet tanto no desktop quanto no notebook pelo roteador, utilizando o Wizard do roteador.
Não achei nenhuma resposta ou tutorial sobre esta dúvida.
Não tenho experiência com redes, portanto:
1) Gostaria de saber se seria possível compartilhar pastas entre os dois micros utilizando o roteador? Isto depende de alguma configuração no roteador?
Já tentei utilizar o Samba, mas não consegui.
2) Será que alguém sabe de algum tutorial para compartilhar pastas entre duas máquinas no Ubuntu?
3) Ou de como utilizar o Samba para este compartilhamento?
Até instalei o Samba, mas ele cria uma pasta dentro do link Redes no Nautilus, e dentro do link Redes cria uma sub-pasta onde mostra as pastas do próprio micro. Eu queria que mostrasse as pastas no Notebook e não consegui.
4) Ou, em último caso, de como compartilhar pastas entre Ubuntu e Windows?
Guia da Foca (FOnte de Consulta e Aprendizado): http://www.guiafoca.org

VB5

Simplesmente compartilhe uma pasta em cada máquina. Para acessar essas pastas, abra o Nautilus, pressione CTRL+L e digite na barra de endereço:

smb://<IP_da_máquina_a_ser_acessada>

É só isso...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Bertozzi72

Muito obrigado pela ajuda, mas ainda não consegui acessar. Apenas visualizar.

Com a sua dica, consegui fazer com que aparecesse a pasta compartilhada da outra máquina. Só que quando tento acessar, aparece a seguinte mensagem:

Senha requerida para compartilhar <pasta> em 192.168.0.***
Usuário: *********
Domínio: *********
Senha: ********

Tentei colocar a minha senha mas mesmo assim não está acessando.